25.9.18

Viva Madri, viva la vida!

Madri, que cidade fantástica!! Animada, viva, divertida, alegre, cultural, bonita, segura e barata. Só vi qualidades nela, rs... Conheci Madri agora, na semana passada, e simplesmente adorei.

Puerta de Alcalá, construída em 1788 pelo rei Carlos II para servir como porta de entrada para a cidade
Curiosamente, a Espanha não é um país que eu visite tanto, mas sempre que eu volto de lá, é com uma impressão muito positiva. E agora, depois dessa nossa curta estada em Madri (ficamos três noites), já decidimos que ano que vem iremos de novo à Espanha para conhecer outras cidades.
Pelas ruas de Madri: arquitetura muito bonita!
Essa foi uma viagem decidida e planejada quase que de última hora. Como eu e meu marido tínhamos uma semana de férias já programada para setembro, tínhamos a princípio a idéia de viajar de carro para algum país aqui mais perto da Suíça, mas ai acabei encontrando passagens aéreas para Madri por um preço bem convidativo e resolvemos ir. Melhor decisão!
 Madri e suas "calles" (ruas) muito charmosas
Pesquisei em alguns blogues/sites de viagem o que poderia fazer por lá, e lá fomos nós. Eu gosto sempre das dicas do site viaje na viagem, do Ricardo Freire, que inclusive foi um dos primeiros blogs de viagem do Brasil, eu acho. Acho as dicas muito boas. Aliás cada vez mais eu gosto de planejar viagens sem ser com guia turístico. Eu acho que acabo me divertindo mais e descobrindo coisas por mim mesma. Enfim, gosto pessoal.
Praça de Sevilla, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava o mesmo que projetou o museu do amanhã do Rio de Janeiro
Eu gostei muitíssimo de Madri, aliás eu adoro cidades grandes! Acho bem legal fazer passeios/viagens para ter conexão com a natureza, mas acho que morando aqui na Suíça minha cota de paz e amor e contemplação de passeios pela natureza já está preenchida, então fui "rumbar" , ou melhor, curtir la vida!! E como os espanhóis sabem fazer bem isso!
A cidade é agitada dia e noite. Comércios e restaurantes funcionando até altas horas. Gente pelas ruas até tarde da noite (mesmo nos dias de semana). É uma cidade vibrante! Quem mora na Suíça vai entender o meu encantamento com isso, rs....
Puerta del Sol a noite com apresentações de artistas. Me lembrou muito o centro de São Paulo
Estação Castilla de metrô: a parte moderna de Madri
Também gostei muito dos madrilenhos. Sem exceção fomos bem tratados (com cortesia e honestidade) em todos os lugares em que estivemos.
Marido comprou um pequeno guia da cidade e vimos que a cidade de Madri é muito bem conectada com muitas linhas de metrô e apesar de termos nos hospedado bem central (no Barrio de las Letras) e termos feito muita coisa a pé, o metrô foi uma mão na roda!

Puerta de Sol com a estátura do urso e o Medronheiro (uma árvore). A estátua é o simbolo de Madri
Estivemos nos pontos mais icônicos e importantes de Madri como o Palácio Real, o Parque da Independência, a Praça da Espanha, Gran Via, Museu Reina Sofia, Plaza Mayor (estava a poucos minutos a pé de onde nos hospedamos), Puerta del Sol e etc...Curtimos demais os dias nesta cidade.
Puerta del Sol, o coração de Madrid
Palácio Real: com seus quase 3500 quartos, nâo é a residência oficial dos reis da Espanha. Mas uma parte é aberta ao público para visitação. Pena que fotos internas não são permitidas. É lindíssimo e vale muito a visita.
Uma das poucas alas do Palácio Real onde fotos são permitidas
A única dica turística que li em blogs e segui e acabei me arrependendo foi ter ido ao restaurante Botin, o que é considerado pelo Guinness como o restaurante mais antigo do mundo. A princípio eu não estava tão a fim de ir, mas uma amiga do Brasil foi, adorou. Outra me disse que não tinha achado tudo isso... na dúvida e como estava em Madri, fui. Não que o restaurante seja ruim, mas é que nâo achei nada assim demais. A comida aliás (pedimos um cochinilho assado - que é um porquinho), estava bem normal, nada demais. Já comi carne de porco melhor na Alemanha e até aqui na Suíça mesmo. Enfim, experiências de viagens. Fora isso, comemos e bebemos muito bem em todos os bares e restaurantes que frequentamos. Tinto de Verano, Sangria, Paella, churros, bocadillos...hummm água na boca só de pensar!

Plaza Mayor e a Paella deliciosa a 12,50 euros que comemos em um dos restaurantes da Plaza (restaurante Los Galayos). Achei que por ser um lugar turístico a comida seria mais ou menos, mas estava ótima. Preço bem ok tanto da Paella quanto da água e cerveja. Recomendado :-)
Plaza Mayor, um ícone de Madri
Eu sei que voltei de Madri com um gás a mais. Escrevi até este post no blog, olha só, rs...eu admiro muito o jeito descontraído com que os espanhóis levam a vida! Apesar da crise, as pessoas não deixam de curtir a vida. Madri também me passou (aos meus olhos de turista) a impressão de ser uma cidade segura, visto que a vida noturna é bem agitada com gente nas ruas até altas horas. Isso me deixou tão boquiaberta, porque não tem como não pensar no Brasil. Temos um clima parecido com a Espanha, um povo alegre, cidades bonitas (apesar de algumas estarem bem mal cuidadas), mas a insegurança e a violência tiraram a qualidade de vida do brasileiro. Olha como o brasileiro deixa de curtir uma noite de verão ao ar livre com amigos, por medo...isso me entristece e corta o meu coração.

Parque da Independência: é imenso, bem cuidado e com monumentos líndissimos!

Chapéu, protetor solar e óculos de sol. Em pleno mês de setembro Madri passava dos 30 graus

Eu já havia lido que os madrilenhos adoravam curtir a noite (de domingo a domingo) e em Madri pude comprovar isso: as praças viviam cheias de gente, dia e noite, as ruas com bares e mesas tomando conta das calçadas eram um convite à curtição. E vocês pensam que eram só adolescentes ou jovens na night? Nada disso, senhores e senhoras que lembravam os personagens de um filme do Almodovar (adoroooo!!) badalavam na noite também. Isso é viver!!

Madri é uma daquelas cidades que me deixam saudade. Sabe aquelas cidades que você consegue se imaginar morando? Então, pra mim Madri é uma delas...mas nenhum lugar é perfeito, nem Madri, que por exemplo, tem um monte da porcaria de Starbucks pelas avenidas, difícil achar um café que não seja esse dito cujo. Cadê o café do Pepe, do Paco, do Gonzales, rs...
Catedral de la Almudena, a igreja mais importante de Madri
Claro que eu não sou ingênua de pensar que a vida como turista seja parecida com a vida "real", aquela vivida no dia a dia. Mas tem aqueles lugares que o seu coração balança. E que a Espanha balança o meu coração, ah...balança.

A caneca linda que eu trouxe para lembrar de Madri :-)

Foi um prazer te conhecer. Te voy a echar de menos, Madrid!

1. Que lindo!!! :) De Espanha só conheci Barcelona (que aliás foi onde meu marido me pediu em casamento, então é um lugar completamente apaixonante para mim!). Madrid ainda não tive oportunidade. Gosto muito de visitar cidades grandes quando estou viajando, exatamente como você comentou. Mas gosto ainda mais de voltar aqui para casa... para um lugar tranquilo e calmo. :DDDD

Um beijo e obrigada pela visita!!!

1. Eu ainda nâo fui à Barcelona, mas é uma das cidades da Espanha que tenho mais vontade de conhecer. Sim, depois de uma agitação é bom voltar para um lugar mais calmo, mas eu tenho saudade do agito estando aqui. haha contraditório, eu sei! Abs!

2. Deu pra sentir a vibe boa que Madrid te deu no seu post..rsrs. Eu amei conhecer Madrid pelos seus olhos, no proximo verao estou num dilema entre Barcelona, Madrid ou Grecia. Tenho loucamente olhado passagens pra ver se acho algum precinho camarada pra ver os tres..rsrs..mas saindo dos states e um pouco mais complicado mas achei otimo ler seu post e ter ideias de lugares pra comer, o que esperar, enfim esse copinho ai cheio de charme heim..rs.
    Bjs

1. Eu sou suspeita porque eu adorei o pouco que conheci da Grécia e amei Madri e a região da Andaluzia na Espanha. Acho que qualquer uma dessas cidades que você escolher valerá a pena. Tenho muita vontade de conhecer Barcelona também,talvez ano que vem... vai procurando passagens com antecedência, quem sabe nâo dá certo para você fazer Espanha e Grécia. Tomara que sim!!! Você vai amar!! A Grécia, principalmente, eu nunca ouvi ninguém falar que não gostou de lá. Realmente parece que só tem lugar lindo por lá. Bjs

3. Que delícia de post, e que animação haha.. já da vontade de sair desse marasmo alpino e ir lá ficar curtindo o povo na rua até tarde, comendo bem, só no agito rs... Alem do que ainda ta com cara e cor de verão, e eu to morrendo de frio nos pés hahaha.. Beijos Sandra!

1. hahaha, marasmo alpino, adorei a expressão. Essa calmaria aqui da Suíça as vezes é até boa, mas de vez em quando cansa, rs...ai nada melhor do que uma Espanha na veia, rs...
      Setembro é um ótimo mês pra ir mais para o sul da europa: baixa temporada e ainda tem sol. Boa semana Gabi!!

4. Ahhh Sandra, a Espanha é tudo de bom...pena não termos conseguido ir este ano para lá. Fomos para Portugal de novo e também foi ótimo rs Madri é uma delícia de cidade. Também andamos muito a pé...você vai de um lugar a outro...visitamos o museu do Prado...lindo local. A comida é boa, andar nas ruas é lindo...ahhh é tudo de bom! Olé! Viva la España!

1. Olé! Nós queremos muito ir para a Espanha no próximo ano. Vamos ver como sairão os planos :-). Viajar é tudo de bom! Bj

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...