9.1.18

Diavolezza, a montanha encantada

"Lá em cima, no topo de uma montanha suíça, há um sanatório onde tudo é relativo,
a começar pelo tempo... tempo é uma noção vaga, subjetiva.
Da mesma forma o espaço: as montanhas que impressionam Hans
são vulgares para Joachim.
Os contrastes culminam com a atitude perante a morte:
trivial para um, estranha para o outro..."
A montanha mágica, Thomas Mann
Não foi por causa da montanha Diavolezza que Thomas Mann escreveu o livro Montanha Mágica, mas certeza que se inspirou nos lindos alpes para escrever o seu livro.
 

Diavolezza em italiano é o feminino de Diabo e reza a lenda que nessa montanha, há muitos anos atrás, vivia uma fada que fazia com que os homens desviassem do seu caminho para que nunca mais fossem vistos. Eles eram seduzidos pela fada e desapareciam na beleza dessa cadeia de montanhas.

Verdade ou não, essa cadeia de montanhas continua encantando (sem a fada! rs) e atraindo muitas pessoas para caminhadas e esportes de inverno.

Parada para um lanchinho nas montanhas
A Diavolezza está perto da fronteira com a Itália e pertence a região de Pontresina, que por sua vez está localizada no cantão de Graubunden. É a cadeia montanhosa do Piz Bernina, um dos passos de montanhas mais bonitos da Suíça Romande.

Pausa para o café. A torta de nozes é uma especialidade da região de Graubünden
Como eu já escrevi aqui neste blog, os suíços gostam muito de caminhadas nas montanhas. Eles fazem isso desde muito cedo, por isso alguns vão até sozinhos mesmo para os alpes.
Subindo com o cable train: lago artificial região Piz Bernina
Eu não sou ninguém aqui pra dar "conselho" sobre caminhadas em montanhas, até porque eu só conheci mesmo de verdade os alpes quando vim morar aqui. Mas, sempre preste atenção nas sinalizações das montanhas para não ter problemas. Se você não conhece bem, procure sempre ir em grupos e se sozinho, mantenha-se em um espaço de segurança, não se arrisque em penhascos ou lugares muito vazios.
Alguns passos de montanhas são bem específicos para pessoas experientes. Mesmo grupos de alpinistas habituados às montanhas podem ter problemas, como foi o caso no dia que estivemos nesta cadeia de montanhas, onde um grupo de alpinistas sofreu um grave acidente.


Os percursos são sempre bem sinalizados.Os cantões regulamentaram a responsabilidade pelas trilhas de hiking. Normalmente quem sinaliza a marcação são associações (Verein em alemão) de montanhistas da região.

Por exemplo, o percurso sinalizado em amarelo é o mais fácil. Não exige nenhuma experiência do pedestre em caminhadas, são caminhos planos e sem desníveis. O tempo estimado também não sofre muitas alterações, a não ser que você seja ainda bem iniciante e não tenha por hábito caminhar muito.

O percurso vermelho-branco-vermelho exige mais cuidados. Sáo trilhas onde o caminhante precisa de ter uma boa condição física e uma certa experiência em trilhas na montanhas. O calçado deve ser apropriado para montanhas, pois há muitos desníveis e - literalmente - pedras pelo caminho. O risco de queda e escorregões é mais frequente, porém seguindo a sinalização e tomando cuidados, eu diria que para um nível intermediário é a trilha perfeita.

Já o percurso sinalizado em azul-branco-azul, é o mais difícil e exige já certa experiência. Já é necessário, em algumas situações, usar cordas e instrumentos mais específicos de hiking nas montanhas. Aqui já não é mais coisa de "aventureiro", muitas pessoas se organizam e vão em grupos dada a dificuldade do percurso.

No dia em que eu estive na Diavolezza eu fiz esse percurso, foi um pouco tenso, mas deu tudo certo! Eu fiz esse passeio em agosto, agora as montanhas já estão cobertas de neve e lotada de esquiadores. Se você gosta de esportes de neve, a hora é agora. Para fazer hiking será necessário esperar um pouco mais até o verão.
Hasta la vista, alpes!

6 comentários:

  1. Ahh que bom que está de volta. Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo pra você também,Gabi!
      Pois é voltei...só não sei ainda com que regularidade, rs...

      Excluir
  2. Ai que saudade de aprender mais sobre a Suiça e de ver fotos lindas. Juro que qualquer dia me mudo pra ai so pra fazer um intensivo de hiking e perder umas banhas...rsrsrs.
    Bjs e welcome back!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo Monique!!
      Venha passar férias na Suíça. Eu te levo nas montanhas, rs.. Bjs

      Excluir
  3. Pô Sandra, você volta e já subindo as montanhas???? Vai ficar difícil te acompanhar hahaha Vou tomar fôlego e ler tudinho!!!!
    Ahhhh que bom que voltou, fico feliz. Senti falta da sua companhia e de suas escritas. Tamo junto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, obrigada! Um grande abraço! Tamo junta :-)

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...