6.6.17

O lago Gelmer e o seu divertido funicular

Um lago de azul intenso e um funicular inclinado. Essas são umas das duas atrações que compõem o lindíssimo cenário da região onde fica o lago Gelmer (Gelmersee).

 
 Estação de geração de eletricidade para a região de Gelmer

O Gelmersee tem um pouco de semelhança com um outro lago, o Öschinensee - que é também um lago de montanha - e igualmente lindo.Embora seja possível nadar no Öschinensee eu preferi o Gelmersee, mas ai é uma questão de gosto. Para se chegar ao Gelmersee em um local onde dê para se sentar à beira do lago e até fazer um piquenique em cima de uma pedra, será preciso caminhar bastante, mas ai vem a recompensa! Uma maravilha!
A Suíça é repleta de lagos e seria necessário praticamente uma vida para conhecer todos eles. Os lagos, especialmente os de montanhas, são muito lindos e valem toda a caminhada para alcançá-los.
O Gelmersee está localizado em Grimselwelt, região de Berna e chegar até esse lago é chegar com emoção, pois temos que tomar um funicular que nos levará ao topo das montanhas. O ticket pode ser comprado on line e custa 32 francos por pessoa ida e volta. A atração funciona de junho a outubro. O site da empresa operadora (Grimselwelt) tem todas as informações sobre o passeio.
Esse funicular é o mais inclinado da Europa e é uma sensação muito divertida quando ele começa a subir ou descer para as montanhas. Embora o funicular não suba ou desça em alta velocidade, sem dúvida é uma experiência bem diferente do que subir às montanhas em um cable train, por exemplo.
O interessante é que, originalmente, este funicular foi construído para servir como transportador de material para a construção da barreira do lago Gelmer. Somente muitos anos depois (em 2011) é que o funicular foi transformado em atração turística.
No comecinho do outono do ano passado estivemos nesta região. Fomos em um dia de folga durante a semana e foi super tranquilo fazer esse passeio. A região não é tão turística, por isso o dia por lá foi super bem aproveitado, com tempo suficiente para subirmos e pegarmos a trilha completa até a Gelmerhütte, de onde se tem uma vista panorâmica do Gelmersee.
Durante a caminhada é praticamente impossível não ir parando para admirar o panorama e o azul hipnotizante do lago. Claro que assim a caminhada dura muito mais tempo do que o informado nas placas, rs...
O que eu nunca vou deixar de admirar durante as caminhadas nas montanhas, além do visual, são os senhores e senhoras, que mesmo com "uma certa idade", têm fôlego para caminhar nas montanhas. Sempre cruzamos com eles por aqui. Não é difícil encontrar pessoas acima dos 70 anos que tem saúde e disposição para fazer hiking. Admiro!!
Conversamos uns minutinhos com esse Senhor. 69 anos, aposentado e fazendo hiking a todo vapor. Uma salva de palmas!!
Eu não sei se é permitido nadar neste lago. Provavelmente não, porque além de ser muito gelado, mesmo no verão, as águas podem ser muito profundas.Talvez com alguma autorização especial seja possível. De qualquer forma é sempre melhor se informar, antes de nadar em qualquer lago.

Após a caminhada, a chegada ao lago e a recompensa: sentar nas pedras, fazer um lanche e continuar admirando a paisagem
A maioria do território suíço é montanhoso, o que significa que os suíços tenham herdado muitas características dos povos de montanha, como por exemplo o silêncio, o comprometimento e o cumprimento da palavra. Aliás a palavra é uma coisa muito forte e levada muito a sério por aqui.
Nos tempos passados onde não havia praticamente nenhuma infraestrutura ou qualquer tecnologia pra quem vivia nas montanhas, não restava qualquer outra alternativa senão ter que confiar na palavra do outro. Região de clima instável, como são as montanhas, não permitia que qualquer coisa fosse construída lá em cima senão houvesse comprometimento e cumprimento da palavra. Não fosse isso, ninguém conseguiria, sem o comprometimento e a validação da palavra do outro, descer sozinho a montanha.
Para quem vive aqui ou conhece bem este país, está ai a Suíça de hoje que comprova isso e não nos deixa mentir.

6 comentários:

  1. Mais um passeio que vai pra lista. Esse verão ficaremos por aqui só passeando pela Suíça, quero ver todos esses lagos haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos começar então a fazer uma corrente de oração para que a gente tenha dias suficientes de verão pra isso, haha. Bj

      Excluir
  2. O meu namorado ia adorar conhecer esse lado. O rapaz adora andar de teleféricos e funiculares. Demoras quanto tempo a chegar do funicular ao lago? É que neste momento não consigo fazer longas caminhas, quando me vires vais perceber porquê :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já até imagino o porque, rs...
      Então para chegar até um local que dê para ir as margens do lago, a caminhada é um pouco longa :-(... tem que se preparar.
      Até mais Débora. Bj

      Excluir
  3. Na primeira foto do "trem" eu pensei: Uai...gente, é uma montanha russa, é? hahahaha
    Que lugar lindo...realmente parece muito com o outro lago que vc já mostrou...como fico boba com as diferenças naturais deste continente que estamos...tudo próximo e extremamente diferenciado. Eu sinto isso quando andamos pela Alemanha...tão pertinho aqui da gente e tão diferente. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo aqueles brinquedos de parque de diversões né?
      Aqui também a gente percebe bem as diferenças e nem precisa sair do país. A Suíça de lingua italiana, por exemplo, é bem diferente da Suíça alemã. Eu acho todo esse contraste o máximo. Bjs e ótimo finde pra vc também!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...