19.5.17

Marvão, de onde se espia a Espanha

A rivalidade alimentada ao longo dos séculos entre os portugueses e os espanhóis, é até hoje motivo de piadas ou ainda de comparações entre os dois povos. Isso é o que eu já constatei através dos portugueses e espanhóis que conheci por aqui. Entretanto, lá na vila de Marvão, pelo menos durante o dia que passamos lá, não percebemos essa rivalidade.
De Marvão espia-se a Espanha, pois o vilarejo está situado bem na sua fronteira e estando lá, vira e mexe, cruzamos com espanhóis da fronteira que foram até o vizinho para tomar um café ou beber uma cerveja.
  

Marvão está situada na região do Alentejo, a poucos quilômetros de Valência de Alcantara, município da Extremadura Espanhola. Nós fomos parar lá por indicação de um amigo suíço do meu marido que está morando em Portugal e que, na ocasião, aproveitamos para visitar. Nesta nossa última ida à Portugal, conhecemos vários sítios (como dizem os portugueses) lindos, mas Marvão entrou no roteiro de última hora, já que não tinhamos planejado previamente esse passeio.
Com sorte é possível avistar o vôo das águias em Marvão. Ficamos sabendo que há muitas delas por lá, porém não conseguimos avistar nenhuma.
Com apenas 600 habitantes, Marvão respira silêncio, paz de espírito e tranquilidade, além da paisagem lindíssima, da hospitalidade (dormimos uma noite lá) e da culinária saborosa, a vila de Marvão provou que o tempo pode passar lá um pouco mais devagar do que estamos acostumados. Erguida no topo de uma colina, as casinhas brancas e as ruas envoltas por paralelepípedos que pedem sapatos baixos e com sola segura, tornam essa vila um lugar realmente pitoresco.


Entretanto esta esplêndida localização teve outro significado na história de Portugal. Os rochedos, quase inacessíveis, fizeram com que essa fortaleza fosse o lugar mais seguro de todo o reino e que ao longo da história serviu como fortificação desde a conquista de Portugal em 1116 por D.Afonso II nas guerras de Restauração entre Portugal e Espanha.
Marvão foi sem dúvida um dos "sítios" mais pitorescos que visitamos durante nossa viagem à Portugal. Um lugar que parece realmente que ficou parado no tempo e que guarda uma certa aura de curiosidade e encantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...