14.2.17

Comprando e tomando vinhos na Suíça

A Suíça pode ser é um país caro para se viver, mas se tem uma coisa que custa relativamente barato por aqui, são os vinhos! Se você tiver apenas 5 francos na sua carteira, você vai conseguir comprar um vinho relativamente bom para aquele jantarzinho despretensioso que você estiver a fim de preparar. E, se tem uma coisa que eu aprendi, é que nem sempre um vinho barato é ruim, ou ao contrário também: um vinho caro não indica que ele vai agradar o seu paladar.

 
Vinhos Chianti e Primitivo a menos de 5 francos a garrafa pequena (500 ml). Se eu estou sozinha no supermercado, com pressa e pouca paciência para ficar lendo os rótulos e querendo comprar um vinho simples, lanço mão do meu modo tosco e arcaico na hora de escolher e compro o da prateleira mais vazia, rs... minha "lógica" nestas horas é, se está barato e vendendo bem, deve ser bom.. hahaha... não é lá um método recomendável de avaliação, mas é o que eu as vezes faço :-)
Muitos suíços tomam quase que diariamente uma taça de vinho às refeições. Na parte francesa da Suíça, creio eu, que esse seja um costume ainda mais forte, já que lá a tradição das vinícolas é ainda mais presente, sendo onde se encontra a maioria dos vinhedos da Suíça.
Vinho branco de Aigle, um dos meus favoritos
Eu a-d-o-r-o  os vinhos brancos suíços, bem mais do que os tintos. Vejam bem, eu estou longe de ser uma especialista ou entendida em vinhos, esse não é o meu metier, no entanto, eu sei o que é bom...rs... e a prática (de tomar vinho) vai levando à perfeição. :-)
 Vinhos suíços dos vinhedos de Aigle e St.Saphorin
É um amigo que indica um vinho aqui, outro que a gente experimenta por acaso ali, uma degustação que a gente faz aqui e acolá... e é assim que a gente vai pegando o gosto, se acostumando e aprendendo um pouco a diferenciar os sabores de vinho. Tudo fruto da experimentação mesmo, nada de expertisse. No mais, os rótulos de vinhos quase sempre indicam qual prato vai harmonizar melhor com ele, assim vai ficando mais fácil, mesmo para os leigos.

Outro vinho branco que eu amo: o francês (região da Alsacia) com uvas Gewurztraminer. Além de delicioso, é barato!
Até porque, para quem entende mesmo de gastronomia, é considerado um acinte tomar um refrigerante (que altera o sabor da comida) acompanhado de um prato bem preparado. É preferível tomar água. Nunca uma Coca Cola acompanhando, por exemplo, um prato de massa bem feito.
No rótulo: Primitivo Rosato de Puglia: harmoniza com carnes brancas
massas e aperitivo
Independente de entender ou não de vinhos, aqui na Suíça é oferecida uma gama enorme de marcas de vinhos, não só vinhos produzidos na Suíça, como também vinhos italianos, alemães, franceses, hungaros, chilenos, argentinos, espanhóis e por ai vai...
Prateleira de um supermercado Coop
Aqui é tão fácil e acessível provar diferentes vinhos, que até nos pequenos supermercados (os de bairro mesmo, por exemplo), é possível ter muitas opções de marcas, tanto as mais baratas, quanto as mais caras. Tem para todos os bolsos e gostos!
Normalmente os vinhos suíços têm bastante destaque nas prateleiras dos supermercados, até porque somente uma pequena porcentagem da produção, cerca de 2%, é exportada. O restante da produção é para consumo local. As regiões de Aigle e St.Saphorin- Lavaux, por exemplo, tem uma extensa área de vinhedos, que produz vinhos brancos e tintos. Mas não só na parte francesa há vinhedos, outras regiões como Zurique e Aargau também têm uma pequena representação na venda e produção de vinhos. 

Vinhos de Wettingen e Schinznach, região do Aargau (parte alemã da Suíça)

Em supermercados como o Coop (os médios/grandes) ou Denner há uma ótima oferta de vinhos. E lá, ainda é muitas vezes possível comprar rótulos com descontos que, algumas vezes chegam a 50%. Eu sempre me espanto ao ver que um vinho argentino ou chileno, consegue chegar aqui com um preço muito mais em conta do que o mesmo vinho sendo vendido no Brasil, que é país vizinho e que portanto os custos com transporte e manipulação poderiam ser menores, fazendo com que ele custasse mais barato por lá. Infelizmente, não é assim. Os impostos detonam com o custo final!
A título de curiosidade: em uma pesquisa rápida pela internet
encontrei esse mesmo vinho chileno sendo vendido no Brasil por 108,80 reais!!
Malbec Argentino Mendoza Santa Ana: com 50% de desconto cada garrafa sai a menos de 5 francos. Uma pechincha!
Enfim, estando de passagem aqui na Suíça eu acho altamente recomendável degustar uma taça de um vinho suíço, e quem sabe, até levar uma garrafa para a casa.

Zum Wohl (Saúde)!

10 comentários:

  1. Eu adoro um vinho, mas desde que mudamos pra cá virou bebida oficial da casa, rs. Realmente, é uma das poucas coisas baratas, e da pra achar muitos bons negócios. Eu frequento mais o Coop porque tem um há 2 minutos aqui de casa, e sempre acho vinhos bons, garrafa grande, por menos de 8 francos (que é nosso limite para vinho no dia a dia, rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NoGabi, no Brasil eu tomava vinho mais em ocasiões especiais, acho que mais por falta de hábito de tomar regularmente mesmo. Aqui já tomo com mais frequência. Primeiro pelo clima, segundo pelas variadas opções e terceiro pelo preço. Não pesa no orçamento tomar vinho toda semana, né? Bjss

      Excluir
  2. Eu gosto mais de bebida doce. Às vezes experimento algo, numa ocasião, mas nunca me habituei ao vinho, não me agrada o paladar. Nem marido bebe. Na verdade não bebemos nada alcoolico, salvo em raras situaçãoes rs Uso o vinho mesmo para cozinhar hahaha Que pecado, né? hahaha Eu tinha que ter um defeito! hahahahah Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, eu passei a tomar mais vinho aqui. Alguns também não me agradam, mas ultimamente tenho gostado de muitos, rs....
      Pecado nada usar vinho pra cozinhar. Várias vezes li em sites de receitas recomendações para cozinhar com um vinho bom! Mas eu faço isso só se for abrir aquele vinho no dia, senão compro um mais barato mesmo pra cozinhar. Que pecado, né? hahaha. Bj

      Excluir
  3. Olá Sandra :)

    Também somos apreciadores de vinhos ;) e o suíço é bem interessante. Há dois anos fomos a uma feira de vinhos em Fläsch, provavelmente já deves ter visitado, visto que pertence ao Cantão de Graubünden. Os nossos preferidos são normalmente leves e frutados. Tentamos sempre aproveitar as promoções do Denner, Coop e também Ottos.

    Beijinhos e que excelente dicas destes a futuros turistas.
    Débora | Heidiland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora...esqueci de citar os vinhos portugueses, que tb são encontrados por aqui. Há sempre ótimas promoções. Bom que vocês também aproveitam! Bj

      Excluir
    2. Quando queremos um vinho português procuramos mais no Ottos que costuma ter mais variedade. O vinho que se comercializa no Coop (Gazela ou Casal Garcia) não são os melhores representantes de vinhos bons portugueses. As mercearias portuguesas também vendem vinhos e não são caros. Já visitaste alguma?

      Excluir
    3. Ah que pena que não tenho Otto perto de casa! Acho que só fui uma ou duas vezes em mercados portugueses, porém nem comprei vinho... se eu for de novo, vou lembrar disso :-).

      Excluir
  4. Sandra, confesso que a única diferença que sei de vinhos, é red wine and white wine, kkkkkkkkkkkk! Pronto, não me pergunte mais nada kkkkkkkk!!! Já comi um prato chamado chicken marsala, muito comum aqui, que é cozinhado no vinho tinto. Uma delícia! Achei curioso que na Suíça apenas 2% dos vinhos são importados, e que os preços dos vinhos locais são bem acessíveis, o que garante um mercado fiel aos vinhos.
    Beijos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, a gente não precisa conhecer muito um vinho pra gostar dele, né? rs... Agora que vc escreveu, lembro que já vi receitas com o vinho Marsala, mas acho que nunca comi nada feito com ele. Agora fiquei com vontade!!!
      Só uma correçãozinha no seu comentário: 2% da produção local é exportada. A importação de vinhos é bem maior do que esse número:-). Bjs!!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...