13.1.17

O inverno na Suíça: roupas, acessórios e sapatos que funcionam

Primeiramente feliz ano novo!! Espero que todos tenham tido uma ótima entrada de ano e que as energias tenham sido renovadas para o ano que se inicia.

E início de ano por aqui é sinônimo de muito frio! Frio e neve! Foi assim que começou 2017. E, todos os anos, assim que começa o inverno, começam a pipocar dúvidas e perguntas sobre o frio: "estou indo dia tal para a Suíça, é muito frio?"..."onde posso comprar roupas de inverno ai"? "corro o risco de pegar neve"? Sim, é bastante frio e o risco de pegar neve entre dezembro e fevereiro, existe. No entanto, é possível passar o inverno sem muita "sofrência", se você souber escolher bem as suas roupas, calçados e acessórios para passar pelos dias mais frios.

Eu digo isso porque depois de alguns aninhos morando aqui, eu posso dizer que aprendi a comprar roupas para o inverno, isso porque eu já comprei muita coisa errada, que fizeram eu me arrepender (e passar frio!), mas também que me ensinaram a escolher o que funciona pra mim. E, inverno na Suíça, não é brincadeira não! Esse inverno as temperaturas estão muito baixas. Já estamos há vários dias com temperaturas abaixo de zero!

Hoje em dia eu sou da opinião que vale muito mais a pena investir em roupas feitas de tecidos naturais na composição (como lã, cashmere, merino) do que ter várias blusinhas/pullovers/casacos de tecido sintético, que além de não esquentarem, farão você suar e também não criarão um isolamento contra o frio.

Lã e cashmere na composição: quanto maior a porcentagem, melhor!!
Claro que quanto mais nobre for o tecido, mais caro ele vai custar, porém o custo x benefício valerá a pena. E também não é preciso (e tampouco acessível) comprar tudo de uma vez. A cada inverno, adquirindo aqui e ali uma ou outra peça de mais qualidade, aos poucos você conseguirá montar um guarda roupa de inverno bem bacana - e quentinho. Para quem vem passar só um curto período de tempo em um lugar de clima frio, talvez não valha a pena comprar muitas coisas, já que no Brasil, dependendo de onde se more, essas roupas serão pouco usadas. Entretanto, para quem mora ou vem à Europa ou à outros lugares de clima frio com uma certa frequência, vai valer a pena. Aqui na Suíça a partir do dia 27 de dezembro até finalzinho de janeiro, a maioria das lojas começam a liquidarem. E é ai que vale a pena começar a procurar pelas promoções de roupas de inverno. E promoção por aqui é promoção mesmo, com descontos que ultrapassam os 70%.

De tudo o que eu já comprei e usei essas são as coisas e materiais que melhor funcionam pra mim, para o inverno daqui:

Tecido natural: conforto e qualidade

Das lãs, o cashmere é um dos tecidos mais caros, mas vale cada centavo. Claro que uma blusa 100% cashmere (eu nem tenho uma!), vai custar muito (a partir de uns 200 francos por aqui) e nem são encontradas em todas as lojas. Entretanto muitas lojas vendem pullovers com uma mistura de lãs - ai entra o cashmere - que pode conter 5,10,15% desta lã na composição. E mesmo essas pequenas porcentagens, acreditem, já fazem muita diferença.
A Benetton é umas das lojas onde há sempre uma boa ofertas de pullovers com cashmere na composição e na época das sales é possível comprar essas blusas por a partir de 50 francos!!

Além do cashmere outras lãs como merino, alpaca e angorá também esquentam bastante. Não esqueça sempre de olhar a etiqueta interna das roupas que informa a porcentagem e o tipo de material usado. Porque, convenhamos, que no ambiente aquecido das lojas, qualquer tecido sintético parecerá quentinho quando tocado. E é ai que a gente se engana, compra e depois passa frio!
Pullover da Esprit, com lã e alpaca na composição
Cachecol com uma pequena, mas confortável, porcentagem de lãs

Jaquetas & calçados respiráveis x tecidos de alta performance: não é feitiçaria, é tecnologia!

A tecnologia investida em roupas para deixar o corpo transpirar e respirar naturalmente é o que existe de mais moderno em termos de vestimentas para o inverno e a neve. Jaquetas, calçados, casacos têm sido desenvolvidos com uma tecnologia usada pela NASA para as roupas dos astronautas.

A Geox é uma marca italiana e líder no mercado neste segmento que após anos de pesquisa, desenvolveu o "calçado que respira", que conquistou o mercado. Com o sucesso, as pesquisas foram ampliadas, surgindo uma linha de casacos e jaquetas com a mesma tecnologia respirável dos sapatos. 

A explicação da Geox:
"A transpiração: A transpiração é o sistema de regulação térmica do nosso corpo: o suor, ao evaporar, retira o excesso de calor. Os pés, devido ao peso e ao movimento, são uma das partes do corpo que mais transpira: o calçado comum com sola em borracha impede a evaporação do suor e faz condensar sob a base dos pés, provocando a desagradável sensação de pés molhados."

O mesmo acontece com as outras partes do nosso corpo!

Regulagem termal, impermeabilidade, leveza e corta-vento. Tudo isso
em um só casaco!!
As melhores jaquetas normalmente são forradas com penas de ganso, o que as tornam leves e ao mesmo tempo esquentam e formam uma barreira que protege contra o frio e vento. Aqui na Suíça existe uma linha de jaquetas chamadas "funktionsjacke" (jaquetas com função), ou seja, a jaqueta tem uma ou mais funções como todas essas citadas (regulagem termal, corta vento e etc...). Aqui não basta estar vestido "na moda", é imprescindível se proteger bem do frio! Afinal isso pode custar a sua saúde.
 
Na etiqueta a composição: 70% penugem (daunen em alemão), 30% penas/plumas (Federn)

Eu tenho uma jaqueta da Geox, e foi de longe uma das melhores compras de inverno que eu fiz. E, quando eu falo que promoção na Suíça é de verdade...., eu paguei 100 francos pela jaqueta, quando a comprei na Schild, em uma super promoção de inverno! Claro, que não só a Geox tem jaquetas boas, há várias no mercado, o negócio é procurar bem e sempre prestar atenção no acabamento e no enchimento delas.  
Ah, casacos em geral, eu também sempre compro com bolsos, pois isso vai ajudar a aquecer as mãos quando estiver na rua!!

Além disso eu gosto muito de coletes (aqui são chamados de Gilet), que protegem bem e te ajuda na construção de camadas entre uma roupa e outra, além de não deixarem você com a aparência de um(a) "astronauta" por estar usando milhares de camadas de roupas.

 

Fleece, uma ajuda intermediária entre as camadas de roupas

O fleece é um tecido parecido com a flanela. Ele é de um tipo de material muito usado para roupas de montanha, ou seja, é um tecido muito apropriado para esportes de montanhas e para atividades outdoor, mas que não impede que você o use em dias mais frios quando vai passar muito tempo ao ar livre (visitando por exemplo um mercado de Natal, hehe, ou em dias que além de frio, venta muito.


Em todas as lojas de esporte daqui é possível encontrar blusas em malha fleece. Este é um tipo de tecido que faz uma isolação muito eficiente. Ele também é usado como forro para gorros. Os gorros que são feitos somente de lã, até funcionam, mas não para aqueles dias em que venta muito e o vento parece que vai entrando nas suas entranhas!!! Um reforço de fleece no forro é sempre bem vindo para estes dias.
Gorros de lã forrados com fleece

Além disso o fleece é também usado como forro para meia calças de inverno (aqui chamadas de Thermo Strumpfhose ou Fleece Strumpfhose).Eu não gosto de usar meia calça com calça, acho que fica muito "pesado", porém tem dias que não tem jeito! Entretanto essa meia calça mesmo sendo usada com saia, protege MUITO. Uma maravilha! Esquenta e protege contra o frio e vento. Vale a compra.

Botas com solado antiderrapante
Claro que os calçados também precisam de uma atenção. As melhores botas para o inverno são aquelas forradas e com um solado grosso e antiderrapente. Eu também compro as minhas botas de inverno um número maior para poder usá-la com uma meia mais grossa (ou duas). Essa folga faz com que a bota não fique me apertando!

Eu já escorreguei mais de uma vez, naquela neve que vai derretendo e tenho certeza que só não me espatifei no chão por causa do solado antiderrapante da minha bota. Aquelas botas com solado liso, servem só mesmo para quando o tempo estiver seco, porque no piso molhado e na neve, as chances de você tomar um tombaço com elas serão grandes!

Isolação para calçados
Uma ajuda extra para os calçados são as palmilhas com forro de alumínio. Elas ajudam a criar uma isolação entre o solado e o chão. Faz diferença mesmo! Aqui na Suíça elas podem ser encontradas no Supermercado Migros ou em lojas de calçados como a Dosenbach, Oschner Sports e outras lojas de esportes.


Spray para impermeabilizar calçados e casacos 
Outra coisa super importante é impregnar/impermeabilizar os seus calçados e casacos. Consulte sempre o verso da embalagem para saber se o spray é apropriado para ser usado em qualquer tipo de tecido. Normalmente eu não uso para casacos de lã, mas sim para couro e material sintético. Quando você for sair na neve ou em dias que chove muito é importante impermeabilizar principalmente o seu sapato. Isso criará uma camada de proteção nele contra a água, que acaba danificando, principamente o couro. Além disso protegerá o seu sapato contra o sal que fica retido na neve quando ela está sendo derretida e passa para o seu sapato. Aqui a limpeza da neve é feita com sal para que ela derreta rápido e isso é um "veneno" para o couro, que o danifica e faz "rachar". Impregne sempre que possível o seu sapato antes de sair de casa e quando voltar, limpe e dê mais uma "sprayzada" quando você sair de novo na chuva ou na neve. Isso vai garantir que o seu sapato tenha uma vida útil mais prolongada, além de estar sempre com aparência de bem cuidado. Esses sprays (Dauer Imprägnierer) você encontra em lojas de calçados e supermercados. 


E, se mesmo assim, você estiver na rua e ainda sentir muito frio, entre em uma loja para se aquecer, ou melhor ainda, pare em uma cafeteria e tome um café com bolo! Com certeza isso vai te ajudar a passar pelo inverno de uma maneira bem mais agradável, confortável, aquecida - e gostosa!

O inverno não precisa ser penoso. Mesmo que você ainda não trabalhe, não esteja estudando ou não tenha tantos compromissos fora de casa, procure sair, nem que seja para dar uma volta pelo quarteirão. Quando eu fiz um curso de Integração na Suíça, as instrutoras sempre repetiam isso, de como era importante no inverno sair de casa, não ficar com "medo" do frio. Isso realmente me ajudou a ir criando mais resistência contra o frio. Além disso a gente precisa mesmo respirar um frischluft (ar fresco). Os suíços não abrem mão de sair para caminhar e respirar um ar fresco, mesmo no inverno. O corpo precisa de movimento, até para poder queimar as calorias de tudo que a gente come no inverno, hehe.

⛄ ⛄ ⛄Que o inverno seja agradável para todos que passam por aqui! ⛄ ⛄ ⛄
Até mais!

8 comentários:

  1. Oi Sandra! Eu tambem moro na Suica, nos arredores de Luzern. Gosto muito do seu blog, embora eu nunca comente (!).
    Eu fui lendo esse post e ai fui checar as minhas blusinhas de inverno para ver a composicao delas e, meu Deus, da Zara sao todas de poliester e as outras de tecido sintetico. Realmente, nao esquentam nada mesmo, e eu tenho a sensacao que estou sempre "molhada" de suor, e agora entendo o porque!!! Semana que vem vou para o centro da cidade e vou ver se encontro uma promo boa de pullovers ou blusinhas para usar por baixo da jaqueta. Valeu muito pelas dicas! Moro aqui ha um ano e meio e ainda estou "penando" um pouco com essas coisas de inverno. Essas coisas de fleece vou dar uma olhada tambem. parece que faz muita diferenca. Adorei o post. Um abraco e bom inverno pra voce tambem.
    Leticia M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia! Pois é,nos primeiros invernos a gente fica mesmo um pouco perdida... mas aos poucos vamos descobrindo o que melhor funciona pra gente. E, realmente blusas feitas de material natural fazem MUITA diferença. Eu lembro que no começo eu "culpava" o aquecimento das lojas porque ao entrar em uma loja logo eu começava a suar...rs... mas era por causa das blusas e pullovers de acrílico/poliéster que, definitivamente, não servem para o inverno daqui. Vivendo e aprendendo :-).
      Boa sorte nas compras. Espero que você encontre boas promoções e coisas que te agradem! Um abraço

      Excluir
  2. Este negócio de roupa eu também apanhei um pouco, mas sobre ter blusas de lã eu sempre fiz questão e já era costume do Brasil porque em SP, né Sandra, quando resolve fazer frio, faz frio também. hahaha
    Mesmo que as peças chamem a nossa atenção nas lojas por estarem baratas, eu sempre olho para o tecido. Dependendo do que for, fica lá..."bonitinha porém ordinária"hahaha
    Sempre dou preferência também ao algodão, à viscose...
    E eu não sei se você já notou de como tecidos sintéticos em geral estão na maioria das roupas. Nem no verão, porque como não são transpiráveis, corremos o risco do mau odor! Deus me livre! rs Bjs e boa semana! As dicas são perfeitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah em SP eu tinha aquelas blusinhas de lãzinha e alguma coisa mais quente, que para o inverno de lá, até servia, rs... Realmente no verão eu também gosto muito de usar algodão. Poliéster no verão, durante o dia, é horrível, quente demais e não segura o suor.
      Tecido sintético principalmente em blusinhas, só mesmo a noite quando refresca mais. Hoje em dia compro observando o tecido. Quanto mais natural, melhor! Bj

      Excluir
  3. Achei bacana a sua dica no final do post. É importante que a pessoa acostume-se a sair para poder se adaptar. Meu primeiro inverno foi muito penoso, passei quase dois meses doentes porque mal saía de casa,só queria passar o dia de pijama rsrsrsrs!!!! Quanto às roupas de inverno, vou com vc, é melhor pagar mais em algo de qualidade do que ter "muitas roupas de inverno" que ficam suadas e deixam odor nas roupas facilmente.

    Beijos e obrigada pelo comentário carinhoso no blog :)
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inverno por ser muito longo na Europa requer um preparo físico e principalmente mental, por isso é importante não se isolar socialmente.
      Sim, quanto as roupas, é bem melhor comprar algo de mais qualidade (quando possível) do que tentar economizar e depois passar frio :-(. Bj

      Excluir
  4. Acho que preciso rever urgente meu guarda roupa de inverno. Otimas dicas!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inverno é longo... bom fazer isso, rs..

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...