22.12.16

Mercado de Natal de Munique

Luzes, câmera e Natal! É assim, com muitas luzes e câmeras fotografando e filmando por todos os lados, que aos mercados de Natal recebem os visitantes. E tem sempre muita gente, esteja o frio que estiver! Ninguém se abala com isso.
O mês de dezembro está quase no fim e este é o meu primeiro post natalino do mês! Logo eu que adoro o Natal! Eu imagino que para um "não-cristão", que more em um pais cristão, ou para quem não goste do Natal, que essa época do ano seja "insuportável" (rs..) tamanha a atmosfera natalina que se vê por todos os lados. E eu acho tudo isso insuportavelmente maravilhoso!!

Todos os anos eu procuro visitar pelo menos um mercado de natal diferente, já que aqui na Suíça eu visito sempre o de Zurique e eventualmente algum de outra cidade. E são todos realmente muito festivos.
Muitos alemães e suíços tem por hábito montar a árvore de natal com um pinheiro de verdade.
Estes estavam sendo vendido em frente ao Feldherrnhalle (Hall dos Marechais)


Desta vez, estive no mercado de Natal da cidade Munique. Que "só" a cidade, já dispensa apresentações. Cada vez que eu piso lá, eu gosto mais ainda dela. Adoro Munique e eu acho que "conseguiria" até morar na cidade se tivesse chance, rs...Cidade incrível, bonita, bem cuidada e repleta de opções de lazer. Imagine então com o mercado de Natal!!

Marienplatz, Munique. Foi assim com esse céu azul (um luxo para o mês de dezembro,rs.) que fomos recebido na cidade.

Em Munique há vários mercados de Natal. O mercado que nós visitamos, acredito eu que seja o mais central da cidade, pois ele fica na parte histórica de Munique, começando na Karlplatz e seguindo pela Marienplatz até o Virtualienmarket, que é uma espécie de "feirinha" com barracas vendendo flores, especialidades locais, e etc...

Como era de se esperar, muita comida, doces e glühwein (vinho quente) sendo vendidos. O cheiro do vinho, das amendôas caramelizadas e das mais diversas comidas, deixava a atmosfera das ruas ainda mais especial. Cheiro de Natal!!

Além disso, no pátio do Palácio Residenz que também fica na parte histórica de Munique, acontecia uma feira de Natal. Ou seja, a cidade estava realmente tomada pelo clima natalino.
 
Natal no páteo de Palácio Residenz, que foi a casa dos antigos reis da Bavária
A medida que a noite foi caindo e as luzes foram se acendendo, foi ficando tudo ainda mais bonito e consequentemente, lotado. Quase impossível fazer fotos com tanta gente!
Artesanatos, velas, bonecas, compotas de frutas, mel, lanternas, bijouterias, ou seja, muita coisa bacana e bonita sendo vendida nos mercados de natal. E, honestamente, achei o preço da maioria das coisas bem justo e correto. Vale mesmo muito a pena!

Vi algumas barracas de artesãos, cujo ofício foi passado de geração para geração desde o ano de 1900 e alguma coisa...é muita tradição!



Eu pensei se deveria publicar esse post, pois logo quando comecei a separar as fotos para o post, houve o atentado ao mercado de natal de Berlim. E, é claro que eu e milhares de pessoas ficaram abaladas com essa notícia. No entanto o próprio prefeito da cidade de Berlim, em entrevista, disse que as pessoas devem continuar visitando os mercados de Natal, pois a segurança foi reforçada com mais policiais e barreiras foram instaladas nos mercados para impedir ataques similiares.
 
Não devemos mesmo ceder ao medo que os terroristas querem nos impor. Claro que devemos tomar cuidado, mas onde estaremos seguros? Em casa? No trabalho? Na escola? Na rua? Devemos também ajudar a não aumentar o pânico, não alimentando a onda de boatos e muito menos compartilhando links com notícias de sites pouco confiáveis por ai. Enfim, a vida tem que seguir.
Biergarten próximo ao Virtualienmarkt em Munique
Independente disso, os mercados de Natal da Alemanha, seguidos pela Suíça e Aústria são uma atração imperdível e tradicional nesta época do ano. As cidades ganham realmente um ar festivo, as pessoas confraternizam na rua até o horário de fechamento dos mercados e a atmosfera é mesmo de muita alegria.


Que nada consiga nos tirar a paz.

Feliz Natal! Muita luz e harmonia a todos!

6 comentários:

  1. Que lindo, Sandra! Eu queria muito ter ido a algum mercado de Natal na Alemanha, dizem que são os mais lindos - e pelas suas fotos realmente parecem ser. Mas não deu tempo. O de Berna é pequeno mas fofinho, me diverti por lá. Adoro o Natal também :)

    ResponderExcluir
  2. Estava decidida a ir a este ano, porém meu marido cortou o meu barato justamente pelo risco de ataques e aconteceu o que aconteceu em Berlin. Nem digo que seja medo, mas pra mim é como se toda a magia, o encantamento ficasse marcado por este evento triste e violento que não combina com o espiríto natalino. São lugares que ficam marcados...triste, né. Quem sabe ano que vem.

    ResponderExcluir
  3. Mas realmente, é um desbunde esta feira, hein...que bom que aproveitou.

    ResponderExcluir
  4. Os mercados de Natal na Alemanha são mesmo muito bonitos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal Sandra :) e espero que tenhas entrada com o pé direito em 2017.
    Um beijinho muito grande e docinho,

    Débora ~ Heidiland

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...