24.10.16

Sauser, o vinho do outono

Aproveitando que estamos no outono, quero pegar o gancho dessa estação do ano que marca presença não só pela beleza, como também pela sazonalidade de diversos produtos, para escrever sobre um delicioso vinho de outono.

Foto: http://www.delikatessenschweiz.ch
O Sauser é um vinho sazonal que é exclusivamente consumido no outono. Ele não é pra mim uma descoberta recente, mas sabe como é né, o tempo vai passando, as idéias vão ficando pra depois e quando eu vejo PLUFT!... já se passaram quatro ou cinco meses, ai pra mim, não faz mais sentido escrever sobre um produto do outono, lá na primavera (rs.) Tenho que pegar o embalo agora, no outono!

...Enfim, entrando no assunto ...

Feito com uvas frescas, utilizadas antes do processo de fermentação, o Sauser é um vinho leve, de graduação alcóolica em torno de 4%. É um vinho barato e delicioso, que lembra um pouco um espumante e deve ser consumido bem rápido, pois logo após a sua abertura ele se fermenta muito rápido. A garrafa também não deve ser mantida com a boca para baixo e nem deitada porque o vinho vasa (devido a presença do ácido responsável pela fermentação, ele fica constantemente em estado gasoso, digamos assim).

Foto: www.weinkellereirahm.ch
Aqui na Suíça o Sauser pode ser encontrado nas delicatesses, nas lojinhas de vinho, nas feirinhas regionais de outono ou ainda no supermercado Coop. Porém, eu, particularmente não gosto muito do Sauser que é vendido no Coop (da linha Qualité & Prix). Acho pouco artesanal e o sabor, quando comparado aos comprados nas feirinhas regionais ou nas lojinhas menores, deixa muito a desejar.

Enfim, para quem quiser provar esse vinho que é fruto da primeira colheita de uvas da temporada, tem que ser rápido, porque só é possível comprá-lo entre setembro e outubro. Corre que (acho) que ainda dá tempo!!

Zum Wohl! (Saúde!)

6 comentários:

  1. Huuummmm... gostei da ideia. Irei procurar por aqui, já lembrando de não comprar no Coop haha!

    ResponderExcluir
  2. A Sandra,
    dá sempre boas recomendações e este é mesmo um produto tipicamente suíço:)

    Beijinhos e boa semana**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro, pena que é só por um período curto de tempo e acaba rápido :-(.

      Excluir
  3. Olá Sandrinha!
    Hum que charme esse vinho, deve ser bem fresco no sabor, quase uma iguaria!
    Acho as sazonalidades tão interessantes, elas criam uma ansiedade boa nas pessoas. No outono, vinho Sauser, no inverno o tal do Glühwein, na primavera outras novidades, no verão mais outras.
    Bons goles de vinho aí!
    Bjocks
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vinho é mesmo bem leve e saboroso. Sim, logo mais teremos o Glühwein, mas eu prefiro o Sauser. Bom, mas temos que aproveitar o que temos de sazonal. Cada época tem as suas gostosuras!!! Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...