23.10.16

Outono: tempo da fartura e da colheita

O outono é uma estação do ano muito especial por aqui. Parece que acontece uma certa mágica quando as folhagens das árvores começam a mudar de cor e vão ficando deslumbrantes. No Brasil o outono é muito sutil, somente em algumas regiões do país é possível ver toda essa transformação. Por isso que pra mim, o outono é um período sempre muito especial e - principalmente - fotogênico. Que cores!

Mas, não é só pela mudança na coloração das folhagens que o outono é especial: essa estação simboliza o tempo da fartura, o momento de colher o que foi plantando na primavera e no verão. Com isso o outono aqui no hemisfério norte é um período ainda mais cheio de particularidades. Devido às baixas temperaturas ao longo do rigoroso inverno, não é possível que se plante nada durante os meses mais frios do ano. No hemisfério sul há colheita e fartura praticamente o ano todo, exceto em regiões de clima muito seco ou quando não chove ou, ao contrário, quando chove muito, enquanto aqui, só é possível que se comece a plantar algo a partir da primavera!
Maças colhidas no chão, de árvores que estavam carregadas e abóbora no jardim de uma casa
Lembro agora de assistir alguns filmes, principalmente que retratam a era medieval, onde o Outono era muito celebrado, porque naquela época, sem as facilidades de hoje em dia (importação de alimentos, transporte facilitado e etc... ), o outono era visto quase que como um renascimento. Todo alimento que chegava à mesa era bem vindo, abençoado e saboreado com gratitude.
Colheita de outono em uma feirinha na cidade de Colmar
Aqui na Suíça há alguns festivais e mercados de outono, onde são vendidos alimentos da colheita regional, típicos do outono como a abóbora, a castanha portuguesa, o suco de maçã puro e algumas sobremesas regionais como o Vermicelles, que é um doce feito a base de castanhas. Neste post aqui, eu até escrevi sobre algumas comidas típicas de outono.

Páteo do castelo de Hallwill: feirinha de produtos regionais de agricultores da região do Aargau
Suco de maçã, diretamente da fruta. Feito e vendido na hora!
Aqui é ainda muito comum que alguns agricultores deixem parte da colheita para ser vendida na beira da estrada. É possível comprar abóboras, maçãs, sucos de uva e etc...  E, sem que um vendedor esteja presente para receber o dinheiro. Para nós, brasileiros, ou melhor dizendo, sulamericanos em geral, que não estamos acostumados com isso, parece até coisa de outro mundo!

Saborear algumas comidas típicas do outono, como a carne de caça, as castanhas portuguesas tostadas (heissi maroni) tem um significado especial no outono, porque somente nesta época é possível comer essas iguarias. Além disso, alimentos como as abóboras, uvas ou as maçãs, tem um sabor muito melhor quando consumidos nesta época do ano.

Fora isso tudo, o outono é também o mês dos cogumelos e muitos suíços tem por hábito "caçar" cogumelos nas florestas. Há verdadeiras expedições em busca deles. Mas, atenção, só faça isso com alguém que conheça as variedades dos cogumelos. Alguns não são comestíveis e outros, mais perigosos ainda, são venenosos.

Enfim, é tudo isso que a gente pode ter no outono. Além da beleza das cores das folhas das árvores, poder saborear alimentos frescos e colhidos de fazendas locais, faz com que o outono tenha um sabor e um significado ainda mais especial. É um tempo valorizado e muito celebrado aqui na Suíça.


Que a fartura e o mesmo sentimento de gratidão que os agricultores têm com a colheita permaneçam também conosco durante todas as outras estações do ano.

🍁🌰🍁🍂   Viva o outono!!   🍁🌰🍁🍂

12 comentários:

  1. Amo o outono!! Minha estação favorita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo o outono! Ainda nâo é tão frio, e também a gente pode se vestir de forma confortável. Adoro!!!

      Excluir
  2. O outono e primavera são épocas mágicas na suíça como vemos a mudança das cores, o cair ou nascer das folhas. É uma altura em que as paisagens estão ainda mais bonitas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, por isso temos que aproveitar, porque depois serão meses e meses no "limbo". hahaha. Bjs

      Excluir
  3. Viva o Outono, Sandrinha!
    Curta muito esse momento fotogênico e simbólico do seu país.
    Impossível não se encantar com tanta cor, tantos produtos locais nas feiras, com as velinhas né? Voltam as velinhas pra dentro de casa.
    É engraçado isso, até hoje me lembro de quando aprendi sobre as estações do ano na minha escola no interior de Goiás. A professora ensinou assim: primavera é a estação das flores. Verão a estação do calor. Outono a estação das frutas. Inverno a estação do frio.
    Entretanto, a temperatura é sempre alta na minha região e as frutas são perenes o ano inteiro. Eu ficava bem confusa quando era criança kkk.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha.... realmente ai em Goiás ou faz calor, ou faz muito calor né?! Tadinha de você e das outras crianças! Bjs

      Excluir
  4. Você tratando nesse post como todo alimento era tratado com muita estima, visto que era necessário lançar a mão no arado. Sandra por aqui eles estragam tanta comida, por besteira, só você vendo!!! Parte meu coração! :( - se uma pessoa vem pra minha casa e estraga comida,não convido mais rsrsrs!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve dar pena mesmo pena Gisley, ver tanto desperdício. Acho isso o fim! Por aqui, felizmente não vejo tanto, o que vai a mesa é o suficiente. Nada de muitos pratos de uma vez só. Acho bem melhor assim. Bjs

      Excluir
  5. Eu gosto muito das cores e do ar do Outono e gostava de fosse uma estação mais longa. Aqui na Suécia parece que só dura apenas umas semanas, ainda "ontem" as árvores ficaram amarelas, laranja e vermelha e hoje já neva.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outono começou bem nublado aqui, mas aos poucos o tempo foi melhorando e ficando ensolarado. É mesmo uma pena que dure tão pouco...Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...