21.10.16

Brockenhaus

Ta aí, uma coisa super interessante aqui na Suíça que, até então, eu ainda não havia tido aquele click para escrever sobre. É que depois de um tempo morando aqui, certas coisas do cotidiano passam mesmo "batidas", viram rotina. Sem contar que, felizmente, a vida off blog anda bem dinâmica e não é mais como "antigamente" que quase tudo era novidade pra mim e eu sempre escrevia no blog. Até que lendo um post no blog da Gabi, que está morando recentemente em Berna, li que ela comprou algumas coisas em uma Brocki e ai eu peguei carona no post dela para escrever esse. :-)

Pois bem, as "Brockenhaus" ou "Brockenstube", seriam o equivalente as lojas de segunda- mão ou aos brechós que temos no Brasil. Essas lojas surgiram na Suíça por iniciativa do Exército da Salvação. E, embora no Brasil isso só agora esteja despontando como "tendência", aqui na Suíça essas lojas existem desde o século 19!

Entrada para a Brockenstube da cidade de Aarau e a placa comemorativa:
esse ano essa loja completou 100 anos de existência!!

Para os suíços, é um hábito bem comum comprar coisas de segunda mão nas "Brocki", como são conhecidas essas lojas por aqui. E, não é só por uma questão de economia não. Aqui há uma conscientização muito grande sobre o reaproveitamento de coisas e, consequemente, gerando assim uma preocupação com o meio ambiente. Para que vou comprar um móvel novinho se eu posso ter um de segunda mão em bom estado? Pois é, essa é a linha de pensamento de muitas pessoas por aqui. Acho que essa linha segue também na mesma linha da precisão suíça com a qualidade das coisas, que são feitas para durarem, por anos e anos, senão décadas.

Por coincidência essa semana eu passei por uma Brockenhaus. Eu mesma já comprei duas coisinhas nesta Brocki. E, embora eu não seja uma consumidora voraz dessas lojinhas, até por falta de hábito mesmo, de vez em quando gosto de dar uma bisbilhotada nestas lojas.

Essas foram duas loucinhas que eu há tempos já havia comprado na Brocki do Aarau. Uma, já transformei em decoração. A outra, ainda não sei o que fazer, rs...

 

Na minha casa o porta azeite virou um vasinho!
E, ao contrário do que eu no início pensava, não tem só (embora tenha bastante) quinquilharia nestas lojas. Há coisas bem interessantes, de tradição e de qualidade, como porcelanas da Villery & Boch e Rosenthal por exemplo. Com paciência, vontade e olho bom, é possível garimpar muitos objetos.

Uma pequena mostra do que é possível encontrar na Brocki:

Jogo de porcelana chinesa em perfeito estado por 280 francos e essa cristaleira por 275 francos
Bonecas antigas, jogo de pratos da marca Villeroy & Boch por 6 francos, livros e louças e mais louças, que são vendidas a partir de 2 francos a unidades!

Além de roupas, quadros, vasos, enfim, tem um mundo lá dentro!


Para quem gostou da idéia das Brockis, uma outra boa opção, são as lojas da Caritas. Essas vendem exclusivamente roupas, sapatos e acessórios, além de doações como meias, gorros e perfumes novos, que vieram de lojas que sobraram em estoque. As roupas vendidas na Caritas, por exemplo, estão sempre em perfeito estado. Isso eu afirmo com 100% de certeza porque já fiz trabalho voluntário na loja da Caritas. Lá as roupas que chegam como doação são todas triadas, sempre pra verificar se não estão descosturadas, sujas ou muito velhas (em mau estado mesmo). Essas não entram na loja para serem vendidas. Na loja também não são vendidas roupas altmodisch (fora de moda, de corte antigo), tudo nestas lojas é bem atual. E, não são só vendidas roupas de segunda mão de lojas populares, como também, com sorte, é possível encontrar roupas de grifes como Burberry, Celine, Armani e etc... Já vi um casaco da Burberry lindo, sendo vendido por 80 francos. Só não comprei porque não era o meu número! Pena....

A Brockenhaus do Aarau fica localizada na rua Ziegelrain 16 (próximo ao supermercado Denner). Para encontrar as lojas Second Hand da Caritas, acesse esse site. Você também pode procurar pela Caritas da região onde você mora fazendo uma busca pelo google.

Bom garimpo!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Bárbara! Eu lembro de ter lido, acho que no seu blog antigo, que você gostava de visitar essas lojas quando você morava na Alemanha. Pra mim, esse é ainda um hábito muito novo, mas estou começando a gostar. Bjs

      Excluir
  2. Que legal esse post, Sandra :)
    Estive numa brocki aí em Zurich (acho que era da Caritas mesmo) um mês atras mais ou menos, e vi um Burberry com etiqueta por um preço mara, mas não me vestiu bem. A gente aqui se joga mesmo, porque montar casa do zero custa muito, e podendo comprar algumas coisas usadas, a gente ganha tempo. Compramos um jogo de fondue na sexta por 12 francos, rs. Aí mais lá pra frente, quando estivermos mais folgados de dinheiro, se quisermos a gente troca. Enfim, eu to gostando muito, realmente as coisas suíças tem muito mais qualidade, duram e por isso também estão em ótimo estado para compras. É uma excelente alternativa. Além do que, eu não queria que a minha casa ficasse com cara de Ikea hahaha.. Sabe, quando tudo que você olha é da Ikea? Assim eu acho nas brockis coisas diferentes e que dão mais personalidade por aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, casa com cara de Ikea foi ótimo! Sim, uma alternativa bacana são mesmo essas lojas de segunda-mão. Com tanta coisa diferente, dá pra deixar a casa com um estilo mais personalizado mesmo. Por falar em fondue, nessa Brocki que eu fui, eu vi mesmo jogos de fondue e peças avulsas que custavam a partir de 0,50 cents. Maravilha né?! Enfim, vou voltar lá e tentar ir garimpando coisinhas aos poucos. Bjs

      Excluir
  3. Em tempos também escrevi sobre a nossa experiência em Lojas de segunda mão e de artigos encontrados na rua. Duas das nossas cadeiras da sala foram encontradas na rua e depois restauradas por nós. Pela nossa experiência os Brockis foram das grandes cidades têm produtos mais interessantes e a preços mais baixos. Se quiseres visita a cidade de Chur que tem uns bem interessantes.

    Beijinhos,
    Débora | Heidiland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança Débora! Também é possível encontrar coisas em ótimo estado nas ruas. Que sorte que vocês deram com as cadeiras! Chur é um pouco longe pra nós, mas vou lembrar disso se um dia eu voltar lá :-). Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...