29.6.16

O barulho ensurdecedor do silêncio e o futebol

A Suíça é um país muito, muito silencioso. Esse silêncio só é quebrado por basicamente três sons:
o do sino das igrejas, que badalam a cada hora
o do sino pendurado no pescoço das vaquinhas que pastam pelos alpes
o do som das sirenes dos carros de polícia, das ambulâncias ou dos bombeiros (ainda assim, muito raramente)

Eu me desacostumei tanto com barulho que, hoje em dia, até com buzina, eu as vezes me assusto (sim, é pra rir). E xingo digo mentalmente ao motorista "aê, ô, babaca"!
O silêncio da Suíça as vezes chega a ser ensurdecedor. Tanto que quando estou em casa e me dou conta disso, preciso ligar um rádio, a tv ou algo assim para quebrar todo esse comedimento.
É um paradoxo, porque sim, o silêncio faz bem e sou muito grata por poder desfrutar dele quando eu mais preciso, mas as vezes ele assusta, assusta tanto que quando ele é quebrado, parece que algo muito, muito estranho está acontecendo.

Como aconteceu essa semana. Na segunda-feira, no final da tarde, eu estava em uma aula, quando de repente, começamos a ouvir buzinas e gritaria. Já pensei que alguma coisa "errada" estava acontecendo na Suíça. Eu, que male male estou acompanhando a Eurocopa, fiquei sabendo que o buzinaço era porque a Itália tinha ganhado o jogo contra a Espanha.

Estranho, muito estranho esse barulho todo para festejar, rs.. 

Comemoração barulhenta pelas ruas por aqui só acontece mesmo quando um time estrangeiro ganha, porque suíços são contidos até quando comemoram. Não fazem bagunça pelas ruas (salvo exceções), tão pouco saem buzinando quando a Suíça ganha.

Creio que é só mesmo nas arquibancadas do estádios que a gente vê os suíços gritando e vibrando quando tem jogo. A Suíça já foi eliminada da Eurocopa. Entretanto, até agora o gol que está sendo considerado o mais bonito do campeonato, foi feito pelo jogador suíço Shaqiri.

Gol de bicicleta.
E esse foi mesmo pra quebrar o silêncio!




8 comentários:

  1. A Holanda teve que ficar bem quietinha, ficou de fora da Eurocopa hahaha Eu não estou acompanhnado nada... mas das vezes em que a Holanda estava jogando isso aqui ficava que era uma loucura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma surpresa a Holanda ter ficado fora da Eurocopa hein. Acompahei somente alguns jogos tb.

      Excluir
  2. Ri com você amiga.
    Já tem previsão de qdo vem me visitar?

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  3. Por aqui na Suécia é igual e demorou a-n-o-s até eu me habituar ao silêncio mas agora também me assusto quando é quebrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, eu também. Me habituei ao silêncio, mas confesso que as vezes me entedia um pouco, hehehe. Bjs

      Excluir
  4. Como me identifiquei com o teu texto :D também me habituei ao sossego de Glarus e há falta de barulho típico das cidades grandes :D É muito tranquilo passear e ouvir o som da natureza e não as buzinadelas dos condutores mais stressados. Acontece que também vibro com o futebol e acho bonito as pessoas manifestarem o seu amor pela selecção nas ruas. Esses festejos é música para os meus ouvidos :)

    Não considero que o golo mais bonito do Euro foi do Shari, mas está entre um dos mais originais.

    Beijinhos,
    Débora | Heidiland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do sossego também, mas vou te confessar que eu sou uma pessoa muito urbana. Eu adoro a agitação das grandes cidades e sinto falta disso aqui, embora goste muito de morar na Suíça (deu pra entender??, hahaha). Enfim, futebol é uma das coisas que de vez em quando rompe a barreira do silêncio na Suíça. Ainda bem! Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...