17.4.16

Tempo de Bärlauch

Os ventos primaveris começaram a soprar por aqui. Finalmente a primavera começa a dar as caras, as flores começam a surgir, os dias demoram mais a escurecer... enfim, vida que chega!!

E além das flores (principalmente das tulipas) e do pólen que surgem na primavera, esta época do ano é propícia para o aparecimento de uma erva chamada Bärlauch. Segundo a Wikipédia, ela também é conhecida como Alho dos Ursos. As suas folhas são comestíveis e podem ser usadas como tempero, em sopas, saladas e etc...

Campo de Bärlauch
Foto: Botanikus.de


Foto: baldur-garten.ch
O cheiro dessa erva é semelhante ao cheiro do alho poró, cebola e alho. A diferença é que ela só é encontrada por um curto período de tempo, principalmente nas florestas. Os narizes mais atentos, nesta época do ano, conseguem sentir o aroma do Bärlauch nas florestas e até mesmo de dentro do carro quando se trafega pelas estradas que margeiam as florestas.

Eu só vim a conhecer essa erva aqui na Suíça, haja vista que nesta época do ano, é possível encontrar nos supermercados salsichas "recheadas" com essa erva, assim como em alguns restaurantes alguns pratos sazonais são feitos à base de Bärlauch, como o pesto, por exemplo. Também em algumas padarias é possível encontrar pão feito com Bärlauch.

Salsicha a base de Bärlauch
Pão feito com Bärlauch (lembra um pouco o pão de alho, porém é mais suave)
Foto: baeckerei-waelchli.ch
Eu gosto, porque o sabor não é tão forte como o alho e nem tão marcante como a cebola, fica em um meio termo. Só provando mesmo.

Então, vale a pena aproveitar a sazonalidade e experimentar o Bärlauch. Só não espere muito, porque já já a época dele acaba e ai bau bau, de novo, só na próxima primavera. En Guete! (Bom apetite)

8 comentários:

  1. oi sandra! google o tal do bärlauch ano passado pq tb nem tinha ideia do q era... os alemaes (e suíços) com suas manias estacionais! acho fofo, hahaha.. Agora é aspargo pra cá, bärlauch pra cá! "Temos sopas de aspargos!" <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu adoro aspargo, mas eu gosto só do verde, o branco pra mim não tem gosto de nada, rs... Fico toda feliz quando encontro aspargos verdes e morangos. Melhor época ever! Bjs

      Excluir
  2. Sabe que eu sempre quis saber qual é a desse Bärlauch, e agira vc me esclareu! Obrigada. Sempre lia nas receitas, mas no mercado que ia nunca cheguei a encontrar pra experimentar. Também não lembro de ter comido. Mas pela sua descrição acho que vou gostar. Agora falta encontrar uma oportunidade de experimentar.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi (mas também nunca procurei, rs...)Bärlauch nos supermercados. Só mesmo a salsicha e algum pão feito a base dele. Nem sei se as folhas sâo vendidas. Acho que no Brasil não tem. Espero que você tenha a oportunidade de experimentar na Alemanha. Bjs

      Excluir
  3. No sábado enquanto passeávamos pelas ruas de Glarus vi uma senhora a apanhar estas flores/folhas e não sabia o que era :D não sabia que Bärlauch eram comestíveis. Tenho que procurar no supermercado para ver se encontro essas salsichas. O meu namorado gosta de experimentar coisas novas e estas parecem ser bem interessantes.

    Beijinhos,
    Débora | Heidiland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nesta época há Bärlauch em alguns lugares, principalmente nas florestas. Eu nunca peguei, compro mesmo só a salsicha e o pâo quando encontro. Eu também sempre gosto de provar coisas diferentes. Bjos!!

      Excluir
  4. Grüezi Sandra,

    vielen Dank für deine Nachricht zu meinen Winter-, äh, Frühlingsbilder aus Mindelheim in Bayern! Ich bin wieder zurück zu Hause. Heute schein ganz wunderbar die Frühlingssonne, aber am Wochenende soll wieder eine große Schlechtwetterfront aus Richtung Frankreich auf uns zurollen.
    Bärlauch haben meine Frau und ich bereits vor mehr als 4 Wochen gesammlt, als er noch ganz jung und frisch war und auch noch nicht geblüht hat. Wir haben uns ein Bärlauchpesto daraus hergestellt!
    Dir und deinen Lieben ein schönes und entspanntes Wochenende,
    liebe Grüße aus Baden-Württemberg hinüber zu den Nachbarn in die Schwyz!!!
    Uwe.

    ResponderExcluir
  5. Estamos contando os dias por aqui ... chega logo primavera, a natureza é maravilhosa mas esse pão hummm deu agua na boca :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...