14.2.16

Maienfeld, o vilarejo da Heidi

O tempo anda curto por aqui e, consequentemente, as postagens do blog vão ficando cada vez mais espaçadas. Estou tentando organizar melhor o meu tempo para conseguir postar com mais frequência, porém isso não é uma promessa, porque promessa boa é aquela que a gente pode cumprir, principalmente para nós mesmos!

Enfim, sem mais churumelas e bla bla blas... quero contar do dia em que conheci Mainfeld. Eu fui parar lá no outono, que aliás foi lindo e deixou as paisagens ainda mais deslumbrantes por estas paragens.

 Região alpina de Mainfeld
Mainfeld é um vilarejo nas montanhas que ficou conhecido, além Suíça, por estar lá a casa onde a menina Heidi, do livro da Johanna Spyri, viveu com o seu avô.
Casa da Heidi em Mainfeld
A região de Mainfeld ficou conhecida como "Heidiland" e se transformou em destino turístico graças a fama internacional deste livro da literatura infantil. Já até escrevi no blog sobre a Heidi aqui.
Localizada em plenos alpes suíços, Mainfeld pertence ao distrito de Landquart, cantão Graubünden (onde se fala o idioma reto romanische, uma das linguas oficiais da Suíça). A região está ainda bem próxima da fronteira da Suíça com Liechtenstein. Mainfeld é muito bonita e conta com uma paisagem alpina privilegiada. Realmente, esse vilarejo foi perfeito para descrever um conto montanhês, como a história da Heidi.
Eu e a paisagem alpina de Mainfeld
No dia que eu conheci Heididorf (o vilarejo da Heidi) em Mainfeld, eu acabei não entrando na casinha da Heidi. Quando chegamos havia um grupo grande de turistas asiáticos por lá, assim resolvemos esperar, mas por fim, acabamos desistindo de conhecer a réplica da casinha. Mas, eu compensei essa falta assistindo Heidi no cinema. O filme foi lançado aqui na Suíça em meados de dezembro e apesar de ser um filme infantil, eu adulta, gostei (rs..). No cinema haviam, além de crianças, também muitos adultos, que não estavam  necessariamente acompanhando seus filhos, rs...


O teste para os personagens da Heidi e do Peter (amigo da Heidi), envolveu centenas de crianças da região de Graubünden (uma condição para atuar no filme) e tanto a Heidi, quanto o garoto que interpretou o Peter nunca haviam atuado antes e foram brilhantes! Fora as crianças, eu quis assistir o filme também pelo ator Bruno Ganz. Ele é bem conhecido aqui na Suíça e inclusive viveu Hitler no filme A Queda: as últimas horas de Hittler, o qual foi elogiadíssimo. No filme, Bruno Ganz interpretou o avô da Heidi, mas ele teve poucas cenas no filme, o que me decepcionou um pouco.

Bom, chegando na cidade de Mainfeld é fácil localizar placas que indiquem o caminho para chegar até o "Heididorf" (vilarejo da Heidi). Se for de carro, dá pra estacionar bem próximo, se for de trem e quiser caminhar até lá em cima, se prepare para mais de meia hora de caminhada. Outra opção é  tomar o ônibus da região, que também leva um tempinho, mas te poupa da caminhada.
A ruazinha onde fica a casa da Heidi

Casa da Heidi
A vila de Mainfeld é bem pequena, conta com alguns cafés, um comércio reduzido, alguns restaurantes e um banco. É mesmo bem tranquila e provinciana.


A vila de Mainfeld
Enfim, eu não diria que o vilarejo de Heididorf é uma atração imperdível (talvez para crianças?), porque só há mesmo por lá a casinha da Heidi, porém a região de Mainfeld é linda e acaba compensando o passeio. 

17 comentários:

  1. Ain, eu adoro o filme da Heidi! Assisti uma versão antiga na tv com minha sogra (que também chama Heidi) e fiquei emocionada com a história. Queria ter visto a última versão no cinema, mas não deu. O filme é lindo, todos deveriam conhecer a história da Heidi! Se eu tivesse passeando aí por essa região, faria questão de visitar o vilarejo :)
    Boa semana, Sandrinha!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, o filme é mesmo muito fofinho e pueril, sem contar que tem um ensinamento lindo sobre o amor e a caridade! E você tem razão, o filme vale não só para crianças, todos podem assistir.
      O vilarejo é lindo mesmo! Vale a pena! Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lindas, lindas mesmo! Ô Suíça que encanta! Bjs

      Excluir
  3. Tudo tão lindo por ai!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, uma pergunta boba. Como você consegue se organizar para conhecer tanto da Suíça? Eu tento fazer isso também na Suécia, mas não consigo. Conhecer cada cantinho de um determinado país só morando ou fazendo um belo planejamento turístico (coisa que ainda preciso melhorar muito). Fico boba com as paisagens da Suíça. Lindo, lindo, lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vania... a gente procura pelo menos uma vez por mês fazer alguma coisa diferente, dentro da Suíça mesmo ou até mesmo vamos algumas vezes para as cidades de países fronteiriços como a Alemanha, França ou a Aústria. A Suíça tem uma localização privilegiada, o que acaba facilitando e muito a locomoção por aqui. No verão, por exemplo, quando escurece bem tarde, a gente consegue, muitas vezes, conhecer até duas cidadezinhas por passeio. Como vamos de carro, isso acaba tornando a nossa "jornada" mais fácil, porque não dependemos das conexões dos trens, bus e etc... e vamos fazendo o que "dá na telha", rs... sem muito planejamento as vezes. Bjss

      Excluir
  5. Sandrinha eu adoraria passear por esta região.
    Há alguns anos li o clássico Heidi, achei de uma doçura incrível. Vou assistir ao filme sim, deve ser um deleite. E só de pensar que as crianças nunca tinham atuado antes, e são da mesma região da personagem, dá um frescor enorme à produção!
    Que fofo esse lugar!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcita! A Heidiland é uma região bem bonita mesmo! Como a maioria dos filmes que sairam de livros, o filme acaba sendo bem compacto, mesmo assim vale a pena. Quando você tiver chance assista sim, além da história que já conhece, neste último o filme há um lado cômico que ficou muito legal! Bjs

      Excluir
  6. Eu nunca assiti esse filme Heidi, mas agora fiquei com vontade =) Eu acho a Suiça um pais lindo, e cada lugar que voce posta aqui me deixa mais apaixonada. Acho que essa e uma vantagem em viver num pais pequeno, e mais facil de visitar os lugares. Aqui tem muita coisa bacana pra fazer, mas e tudo tao longe que fica dificil mas um dia chego la...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA é tão grande quanto o Brasil né, e por mais que a gente viajasse dentro do Brasil nunca é (era) possível conhecer tudo! Aqui na Suíça é diferente, o país é pequeno e faz fronteira com outros países, o que torna tudo mais fácil em termos de deslocamento.
      Sim, sim... você ainda vai morar ai bastante tempo e com certeza ainda vai fazer muitas outras coisas bacanas! Bjs

      Excluir
  7. Sandra, como sempre as suas fotos me fazem sorrir e me teletransportam!
    De todas, a que esta mesmo me fazendo suspirar e aquela do banco... ai ai ai...
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O dia estava estava lindo e isso ajuda na qualidade das fotos. Bj!

      Excluir
  8. Um tempao sem passar por aqui e caiu nesse post com fotos lindas…. No netflix tem o desenho da Heidi…. Eu (adulta igual vc) gosto!

    Beijao

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra :D

    interessante ler a tua visão sobre Maienfeld e as suas atracções turísticas. Conheço bem essa região e moro no cantão vizinho Glarus (conheces?). Sou a autora do Heidiland e o título do meu blogue foi inspirado exactamente nessa região.

    Beijinhos e muito sucesso na Suíça,
    Débora

    ResponderExcluir
  10. Se eu mostrar essas fotos pro grings ele pira porque ele ama esses lugares fazendinha, calmo, que remete esse ar bucólico. Dá vontade de ir e não voltar!
    Beijos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...