24.12.15

Um natal primaveril e um feliz natal!

Esse ano a época de natal pegou todo mundo de surpresa e uma surpresa não muito boa no que diz respeito ao meio ambiente. Isso porque as temperaturas têm passado facilmente dos 10, 12 graus em algumas horas do dia. E isso é muito, muito estranho!

A princípio, para algumas pessoas, pode até parecer "legal" ter dias "quentes" em dezembro, mas eu estou assustada mesmo é com a reação que a natureza está tendo com tudo isso. Florzinhas que começariam a brotar na primavera, em alguns lugares, já começaram a dar sinais de vida. Isso é assustador. Ver o que nós estamos fazendo contra a natureza, consequentemente gera um revide do clima. Sinceramente, não estou achando graça nenhuma, embora eu já tenha sim, ficado bem feliz com um inverno não tão gelado como o que tivemos a alguns anos atrás, mas aquele inverno não foi tão primaveril e com temperaturas tão altas como o que estamos vivendo agora. Medo!

Bom, fora isso, aqui em casa os preparativos para o Natal, já foram praticamente todos finalizados (agora, só falta mesmo a ceia de Natal e a troca dos presentes, hehe.) A árvore, para o desespero do meu marido, eu já havia montado no início de dezembro, isso porque por aqui não é comum que se monte e decore a árvore de Natal com tanta antecedência. Pra começar, ainda muitas famílias optam por um pinheiro natural e ele é geralmente decorado na véspera do Natal. Eu não tenho paciência de esperar tanto, por isso, minha árvore é artificial mesmo, rs...


Além disso esse mês nós fizemos tantas bolacinhas de Natal, que eu acho que até fevereiro estaremos comendo-as, rs... isso porque marido se empolgou bateu o pé, querendo as bolacinhas, que são tão tradicionais pra ele, que eu não tive como me recusar a fazer, rs... Pusemos então a mão na massa e fizemos juntos um montão de "güetzli" (bolacinha no dialeto suíço). Só pra constar: também teremos panetone (mas não homemade, rs..). Natal sem panetone, pra mim não é Natal!!
Na produção das bolachinhas de Natal... dá um trabalhinho, mas no final a gente se diverte fazendo.


Outra coisa, é que aqui na minha vizinhança, é comum que se dê um pequeno presente (geralmente algum doce feito em casa) para os vizinhos mais próximos. Eu não queria dar bolachinhas de natal, que apesar de tradicionais, são muito comuns. Por outro lado, eu também não queria dar nada muito "diferente", rs..  então conversando com uma amiga (obrigada Mari) ela me deu a idéia de pão de mel. Eu comecei a ver vídeos e ler receitas na internet e eu achei super fácil de fazer, além de levar ingredientes que combinam com a época do natal como canela, cravo em pó, mel e chocolate.
Testando meus dotes de decoração.....
 Eu fiquei satisfeita com o resultado e modéstia a parte, ficaram bem gostosos!
Embalados e prontinhos!
Além disso, uma curiosidade em relação a ceia de natal por aqui, é que não existe um prato tradicional e específico para o Natal, como no Brasil que temos o peru ou o pernil. Eu, pelo menos, nunca vi peru de natal sendo vendido nos supermercados da Suíça. Aqui, nos natais que eu já participei e até em casa, geralmente é servido um prato especial, como uma carne, ou um peixe, ou uma massa (etc..) acompanhado um gratinado de batatas, legumes e etc... é claro que se faz uma ceia especial, com uma comida mais elaborada, mas, até onde eu sei, não existe um prato típico suíço pra dizer que é tradicional de Natal.

Por fim, desejo a todos que acompanham esse blog, um Natal feliz e harmonioso. O Natal é mais do que uma celebração, é um estado de espírito. Como li no instagram de uma amiga, é um "tempo que aquece a alma pelos reencontros, pela luz que semeamos e, sobretudo, pelo afeto que recebemos". Seja esse afeto de que forma for.

Feliz Natal e um ano novo cheio de vida e de luz. Que 2016 seja um ano de paz para a humanidade.

BOAS FESTAS!!


9 comentários:

  1. Feliz Natal Sandra! Sua arvore ficou muito linda, to apaixonada pela delicadeza dos enfeites =) E esses biscoitinhos e o pao de mel estao com uma cara muito gostosa mesmo, deu ate agua na boca agora..he he he.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, espero que você tenha tido um bom Natal!
      Realmente, os pães de mel e as bolachinhas ficaram bem gostosos :-), mas eu também comi panetone e, de quebra, ganhei um chocotone. Natal gordo esse :-). Bjs

      Excluir
  2. Boas festas Sandra!!! E que o inverno não demore muito a aparecer por aí! Pelo menos um pouquinho...
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas festas pra você também. Como dizem os suíços: "Der Winter kommt bestimmt". Mal sehen. Bjs

      Excluir
  3. Delícia! Fico à espera de receber os meus biscoitinhos hehe ;)) Beijos e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas festas!! Venha me visitar que faço especialmente pra você :-).
      O que se come no Natal em Portugal? Bjs

      Excluir
  4. Quantas delicias amiga, Feliz Natal.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Olha, com tanto biscoitinhos, vcs vão precisar de reforços! hahaha Que barato. Eu pensei em fazer rabanadas mas passou e eu não as fiz. Minha árvore também é artificial e este ano montei no dia de São Nicolau. Confesso que estava meio preguiçosa mas é só começar que a gente se empolga rs. Aqui trocamos cartões de Natal com os vizinhos mais próximos, pelo menos rola uma certa cordialidade. Sabe que pensei em fazer algo pra entregar junto com o cartão mas não sei como reagiriam! Então deixei a ideia pra trás. Mas os pãozinhos ficaram com uma cara ótima! Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...