18.12.15

O novo mercado de Natal de Zurique

Wienachtsdorf, no dialeto de Zurique, traduzido seria algo como vila natalina. Esse é o novo mercado de Natal de Zurique e que foi inagurado em novembro deste ano.
Com uma localização privilegiada, o mercado está montado na área da Bellevue, na tradicional Sechseläutenplatz (é lá que é celebrada a festa do Sechseläuten e onde o boneco de neve, o Böögg é queimado, já escrevi sobre isso neste post aqui). Em frente a Ópera e ao redor do lago de Zurique, o mercado de natal com suas barraquinhas e com muitas pessoas circulando, deu um ar super festivo para essa praça!
Na verdade, nos anos anteriores, já havia um mercadinho de Natal por ali, mas era algo pequeno, esse é bem maior e engloba toda a Sechseläutenplatz .
Eu achei uma excelente idéia aproveitar o espaço desta praça para montar ali um mercado de natal e também uma pista de patinação!
As fotos deste post foram feitas na hora do almoço, então muita gente aproveitava o horário para comer por lá mesmo. E comida boa e diversificada era o que não faltava: raclete, sanduíches de vários tipos, salsichas assadas (Bratwurst), salmão defumado, comida thai e etc...glühwein (o vinho quente) além dos doces, como os tradicionais de natal, aos não tão tradicionais de natal assim, como churros!... hummmm.... quando eu vi não resisti e tive que comprar!! Adoro!

A estrutura montada também ficou excelente, com muitos lugares para se sentar enquanto você come ou bebe o seu vinho quente.

O que eu gostei muito também foi o fato de muitas das barraquinhas venderem produtos tipicamente natalinos, além de produtos artesanais e de artesãos locais. Quase tudo o que eu vi para vender lá tinha a ver com a época natalina. Adorei!



Mas, o que realmente está atípico esse ano para os mercados de natal, é a temperatura. Imagine que no dia que fiz estas fotos os termômetros marcavam 13 graus! Uma temperatura considerada bem alta para esta época do ano. E, pra dizer a verdade, eu, que passei a maior parte dos natais da minha vida em um clima tropical, achei estranhíssimo estar em um mercado de natal aqui na Suíça com temperaturas tão altas. Sei lá, parece que não combina.

Os arredores do lago de Zurique em pleno mês de dezembro! Quase que inacreditável. Parece um dia de primavera e não de inverno!
Ontem mesmo na TV vi uma reportagem sobre o clima de dezembro e comentava-se sobre o "natal tropical" que a Alemanha e outras partes da Europa estava vivendo. Os entrevistados não pareciam tão felizes com o sol que pairava sobre as barraquinhas natalinas. Diziam que não era um clima de natal. E, pensando bem, eu acho que consigo entendê-los. Seria o equivalente a termos, por exemplo, um reveillon frio e pouco festivo no Brasil, o qual não estamos acostumados!
Enfim, com temperaturas altas ou não, sem dúvida o mercado de natal Zurcher Wienachtsdorf merece uma visita. Eu gostei muitíssimo e recomendo! A noite fica ainda mais especial com a iluminação natalina. O mercado funcionará até às 14:00 hs do dia 24 de dezembro e até esse dia quero ainda tomar mais uma caneca de vinho quente por lá. Saúde!
Foto daqui

8 comentários:

  1. Puxa estive em Zurique esta semana e nao conheci esse mercado! :) Que lindas as fotos! A praça da ópera é linda e ótima mesmo para um mercado desses. Feliz Natal Sandra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena! Mas fica então para o ano que vem :-). Pra mim, até agora esse é o melhor mercado de Natal de Zurique e o lugar foi realmente uma boa escolha!
      Feliz Natal e tudo de bom pra você e para o Edi. Que 2016 continue sendo fantástico pra vocês! Bjs

      Excluir
  2. Que saudades desses mercadinhos de natal com decorações natalinas tão lindas! Ai, que saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos mesmo! Como é a tradição ai em Portugal? Bjs

      Excluir
  3. Esse mercado e a coisa mais linda e fofa, me lembra um pouco um que a gente tem no Bryant Park em NYC. E eu li que esse final de ano e 2016 vai ser bem quente, aqui em pleno dezembro eu saio de caso de camisa...ta estranho mesmo...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse clima está me dando medo, isso sim! Além disso, Natal por aqui combina com frio e neve! Não tô gostando nada disso, rs... Bjs Monique e um feliz Natal pra você!

      Excluir
  4. Liebe Sandra,
    dir und deinen Lieben ein wunderschönes Weihnachtsfest und für das nächste Jahr nur das Allerbeste! Herzliche Grüße aus Deutschland,
    Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo mein Freund!Wünsche ich dir auch ein frohes Weihnachtsfest und alles Gute für 2016. Sehr gerne treffen wir uns wieder im unserem Blog. Liebe Grüsse! Feliz Natal!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...