14.12.15

Envio de cartões: um hábito que prevalece na Suíça

Diz pra mim: você envia cartões pelo correio?

Com a era da internet muita gente prefere mandar um email ou uma mensagem de WhatsApp para desejar feliz aniversário ou feliz natal e ano novo. Hoje, nesta era eletrônica, quem recebe cartão de aniversário ou de natal pelo correio, pode quase até se sentir um privilegiado (rs).

Um dos cartões de Natal que recebemos esse ano
Entretanto aqui na Suíça esse é um hábito que ainda prevalece. As pessoas por aqui têm o costume de enviar cartões e não só no Natal, que é uma época bem propícia para isso, mas também para felicitar pelo aniversário, por ter passado em uma prova, para desejar uma boa recuperação (quando estão adoentados ou no hospital), para participar do nascimento de uma criança, para desejar felicidades pelo casamento e até cartão de pêsames. Nos aniversários é ainda bem comum que se presenteie as pessoas com um "cartão-dinheiro", que tem uma espécie de bolsinho do lado de dentro que vai o dinheiro. Eu acho muito impessoal, mas muita gente acha prático. Nas papelarias e nos supermercados há uma boa oferta de cartões para todas as situações.

Cartão de pêsames e cartão parabenizando por ter passado em uma prova


Cartão desejando uma boa recuperação

No Brasil eu lembro que durante o começo da adolescência eu trocava com frequência cartas e cartões com uma prima que morava no interior de São Paulo mas infelizmente com o tempo, perdemos esse hábito.

Aqui na Suíça eu (re)adquiri  um pouco mais do hábito de enviar cartões, porém faço isso só mais no Natal mesmo (e em algumas outras ocasiões) (schade!), porque no decorrer do ano, se escrevo, por exemplo, um cartão de aniversário é mais quando vou pessoalmente a uma festa e presenteio alguém, ai o cartão acompanha o presente.
Os cartões de Natal que comecei a escrever para enviar....

Desde que eu vim morar aqui eu guardo todos os cartões e convites que recebemos em uma caixa. Acho bem gostoso de vez em quando abrir de novo os cartões e reler as felicitações.
Alguns dos cartões que recebemos ao longo dos anos e a caixa onde os guardo.
No natal vejo o quanto é gostoso receber e escrever cartões, mas, infelizmente, o hábito se perde - de novo - ao longo dos meses até chegar - de novo - o Natal.

E vocês, costumam enviar cartões pelo correio?

10 comentários:

  1. Oi Sandra, não tenho hábito de enviar cartões, mas acho lindíssimo! Super delicado e gentil esse gesto! Ah, os cartões são lindos!
    Beijo,
    Vandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho lindo e gentil esse gesto! Vou tentar retomar esse hábito com mais frequência. Abs!!

      Excluir
  2. Eu acho esse costume tão bonito. A gente sempre recebei cartões dos parentes da Alemanha nessa época e algumas vezes minha mãe até chegou a enviar alguns. Na adolescenvia eu tinha muitos amigos por correspondência e achava o máximo, ainda acho, mas hoje em dia me falta o tempo mesmo. Eu adooro receber cartas/cartões. Adorei receber quando meu filho nasceu, achei tão simpático da parte das pessoas que mandaram. E tenho quase tudo guardadinho e adoro reler de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também acho lindo quando recebemos cartões com a foto do recém nascido "informando" da sua chegada! A minha adolescência com cartas e papéis de carta que eram trocados foi bem especial. Os tempos mudam e agora a era é eletrônica, mas que é super legal receber uma carta/cartão escrito a mão, é! Bjs

      Excluir
  3. Aqui a gente tambem tem esse costume de enviar cartoes pra tudo, eu particulamente adoro. Eu sempre envio cartoes de aniversario, Natal, de agradecimento, etc...Seus cartoes sao muito fofos =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses cartões eu comprei ano passado e guardei. Faço isso todos os anos, além de aproveitar os descontos (rs...) sempre tenho alguns a mão no Natal e não preciso comprar na "correria". Ah, cartões de agradecimento são bem comuns por aqui tb. Bjs

      Excluir
  4. Aqui na França também existe esse costume, mesmo se ele se perde com as geraçéoes mais jovens. Ha 4 anos sugeri ao meu marido de fazer um cartão de Natal inspirado nas nossas viagens para enviar à alguns amigos e a moda pegou, enviamos todos os anos cerca de 50 e as pessoas esperam ansiosamente!!! Também adoro enviar cartéoes postais das minhas viagens (e receber, é claro!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que idéia bacana! Além de ser uma lembrança super original, o cartão fica personalizado, com a "cara" dos remetentes! Ah, envio de cartões postais também é um hábito entre as pessoas daqui. Eu também adoro recebê-los!

      Excluir
  5. Aqui nada, o povo anda mais gelado que polo norte.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, acho que não tem a ver com frieza não, rs... é só um hábito que se perdeu mesmo com o tempo! Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...