30.11.15

O medieval mercado de Natal de Esslingen

Um mercado de Natal diferente de tudo que eu já vi até hoje e uma viagem à era medieval! É dessa forma que posso descrever o mercado de Natal de Esslingen, cidade alemã da região de Baden Würtemberg.


Esslingen am Neckar, fica localizada a mais ou menos 17 quilômetros de Stuttgart, a capital de Baden Würtemberg. Stuttgart também tem um mercado de Natal lindíssimo, que eu, inclusive visitei em 2012. Post aqui.


Diferente do mercado de Stuttgart que é mais glamouroso e moderno, Esslingen fez do seu mercado de Natal uma viagem à era medieval. Eu adoro os mercados de Natal, mal chega dezembro e eu já fico planejando quais os mercados vou querer visitar!


Carrosel direto da era medieval para a criançada.
O mercado de Natal de Esslingen é repleto de barraquinhas que são super bem caracterizadas, e que vendem desde comidas típicas à produtos artesanais da região. Super tradicional e folclórico.

Produtos feito à mão e artesanato de "verdade". Nada made in China! Eu adoro a globalização, mas pra mim, quando se trata de mercado de Natal quanto mais tradicional e "handmade", melhor! 

Além disso no mercado de Esslingen, vendedores se trajam como na idade média. A decoração é bem rústica, com muitos elementos que lembram o medievalismo. É um evento mágico, com toda certeza!

   

No mercado há ainda pequenas apresentações musicais com música medieval, é claro, pra entrar mesmo no clima. Há ainda demonstrações do uso de arco e flecha e de outros apetrechos de caça daquela época. Uma viagem no tempo. Mesmo!


Além disso artistas fazem pequenas performances teatrais atraindo e prendendo a atenção do público que frequenta o mercado!



A linda arquitetura da cidade também ajuda muito na caracterização de uma festa que nos remeta à idade média.


O Mercado de Esslingen é chamado de "Der Mittelartermarkt & Weihnachtsmarkt" (Mercado da idade média e de Natal) e atrai visitantes de diversas partes do mundo! É um dos famosos e típicos mercados de Natal da Alemanha.

Nós estivemos lá no último sábado, dia 28 de novembro e o mercado estava lotado. Não tem tempo ruim para visitar os mercados de Natal. O frio não espanta ninguém! Aliás eu acho que mercado de natal combina mesmo com o inverno. Até porque tem muita barraquinha vendendo comida boa, como as famosas "Bratwurst" (salsicha alemã), Krustenbraten (carne de porco crocante), Leberkäse ou Fleischkäse (uma preparação de carne de vaca com porco, misturada com condimentos, é uma delícia), spätzle (um tipo de macarrãozinho delicioso regado a queijo derretido), Waffelns doces, além do vinho quente (Glüwein) que ajuda a espantar o frio! Uma perdição em forma de calorias!!

Eu me senti, de verdade, como em um cenário de uma festa medieval. Lá, tudo é tão típico e tão bem feito, que você esquece por alguns instantes que está no século 21 e não na remota era medieval.

Pães assados no forno a lenha e comida feita em caldeirões de ferro.
Super folclórico e tradicional!
Doces típicos do Natal. Esse em forma de coração se chama "Lebkuchenherz" e é como um bolinho
feito a base de mel e canela.
A cidade de Esslingen, mesmo sem o mercado de Natal é, por si só, encantadora. Que cidade linda! Mesmo tendo sido ocupada durante a segunda guerra mundial, a cidade conseguiu manter o seu centro histórico e medieval praticamente intacto e bem preservado.

Esslingen às margens do rio Neckar, que dá o nome a cidade: Esslingen am Neckar.
O centro novo da cidade (Neustadt) é colado à parte antiga, onde está o mercado de Natal. O comércio dispõe de muitas lojas bacanas e é um bom lugar para aproveitar e fazer umas comprinhas. Lá há lojas como a H&M, Karstadt, C&A e muitas outras, além de restaurantes e bares. Fiquei com muita vontade de voltar à cidade no verão e ver tudo com outra luz e perspectiva, já que no auge do inverno escurece muito cedo, cerca de 16:30hs!
 
Pra quem está na Suíça (região do Aargau) e quiser visitar esse mercados, uma boa opção, além do carro ou trem, é ir de ônibus fretado (de excursão). Nós não quisemos ir de carro. Fomos com a empresa Born Reisen, que eu super indico! O passeio ida e volta custou 57 francos por pessoa. Na página da empresa há a programação para outros mercados de natal, além de outros passeios.

Informações práticas:
Apesar da cidade de Esslingen estar bem próxima a Stuttgart, uma visita para ver os dois mercados de Natal em um só dia, na minha opinião, é muito corrida (esses mercados funcionam das 11:00 às 20:30hs), mas possível. Você pode até tentar, mas o mercado de Stuttgart, por exemplo, é imenso, bem maior do que o de Esslingen. Só nele, quatro ou cinco horas passam voando, (isso sem contar, por exemplo, se você for dar uma volta no centro da cidade para compras, ai as horas vão longe). O mercado de Esslingen é menor, porém muito, muito interessante para quem curte esse tipo de evento.
A melhor maneira de ir de Esslingen a Stuttgart ou vice-versa é de trem. O percurso demora menos de 20 minutos e há trens a cada intervalo de 12/15 minutos aproximadamente. De carro você vai gastar também mais ou menos esse mesmo tempo, ou menos, dependendo do trânsito. O único porém será encontrar vaga em um estacionamento que te deixe no centro.

8 comentários:

  1. Wusste ich doch, das da vom Esslinger Weihnachtsmarkt noch Fotos folgen... ;-)
    Danke für die schönen Erinnerungen - sieht noch genauso aus, wie ich ihn kennengelernt habe!

    Dir noch eine schöne und angenehme Restwoche,
    abraços, Uwe.

    ResponderExcluir
  2. To apaixonada por esse mercado medieval, maior vontade de passar pelo computador agora e parar la...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro os mercados assim, são bem mais simpáticos que aqueles grandes e super modernos!
    Realmente, o natal combina com o inverno, muito mais aconchegante.... Já aqui no Brasil, o calor exagerado do verão, derrete qualquer um!!!!

    Beijinhos me uma boa semana!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O inverno tem seus gracejos... Traz esse tanto de feirinhas, de decorações miudinhas, comidas, bebidas... A neve!
    É época de introspecção e rigor no clima, mas abre inúmeras possibilidades de diversão com o as que você compartilhou conosco.
    Que vocês se divirtam muito, Sandrinha! Linda essa cidade! Adoro voltar à Zoropa com esses passeios que você nos mostra.
    Bjo
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Ai ai...
    Fantástico! Mais um pra minha lista!!

    ResponderExcluir
  6. Essa cidade me lembra muito Saint Augustine, na Flórida. Eu amo cidades que mantém essa atmosfera medieval, dos castelos. Já vem à cabeça as canções da Loreena McKennitt( que eu amoooooooo por sinal !!!) . Tudo tão lindo !!! Dá vontade sair sem rumo e se perder por lá!

    Bjos!!!

    Querido Deus obg por me exportar

    ResponderExcluir
  7. Essa cidade é um encanto! Ler esse post me deu saudade, pois morei tão pertinho de lá! Conheço a cidade, mas não estive no mercado de natal. Lindo, lindo!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...