17.10.15

Wintervorbereitung

Wintervorbereitung: preparação para o inverno.

A transição de uma estação do ano para outra sempre exige uma preparação e é quase que um ritual por aqui. As quatro estações são bem definidas e muitas pessoas gostam de decorar a casa para receber cada estação do ano. Na primavera, por exemplo, as casas começam a serem abertas para arejarem e existe a chamada "limpeza da primavera", onde muitas casas passam por um "faxinão", e muita coisa é jogada fora ou mesmo separada para doação.

O inverno também exige uma preparação para recebê-lo e esse ano o frio começou cedo. Essa semana, em pleno outono, as temperaturas ficaram na casa dos cinco graus!

Então é hora dos pullovers, casacos, cachecóis e gorros, que até então estavam guardados, voltarem a ocupar um lugar de destaque no guarda-roupa, por pelo menos os próximos seis meses.

Semanas atrás, quando ainda estava sol, eu coloquei para lavar pullovers, gorros, cachecóis e etc...e hoje eu comecei a fazer a arrumação das minhas roupas para o inverno.
Liberando espaço no armário para as roupas de inverno...
Também separei algumas roupas para doação, já que eu não as usava há um tempão. Então, provavelmente eu não iria usar mesmo, né?!
Saco de roupas para doação: na Suíça há containers em diversos lugares, como por exemplo, supermercados onde você pode depositar roupas para doar. Em determinados dias do ano, as doações também podem ser retiradas na sua casa.
Em muitas casas os aquecedores já foram ligados. Além disso, cobertores, chás, velas, chocolate quente e tudo que remeta a nos manter aquecidos, já começa a fazer parte da vida por aqui.

Quem tem jardim, também precisa fazer o ritual do inverno: proteger as plantas mais sensíveis e/ou transportá-las para o keller, para que não morram durante a temporada fria.

Roseira encapada e protegida para o inverno

Já, quem tem jardim de inverno, não precisa se dar a esse trabalho. É só ligar o aquecimento e prontinho!

Outra prioridade no inverno para quem tem carro, é a substituição dos pneus de primavera-verão, para pneus de outono-inverno. O pessoal daqui diz que os pneus são para o período de O (Outubro) a O (Ostern=Páscoa) que é o tempo em que os carros circulam com esses pneus, que são mais resistentes e preparados para o tempo frio, quando a chuva e a neve fazem parte da temporada de inverno. Por isso os pneus precisam ser especiais para aguentarem o tranco na estradas. A troca é obrigatória. Segurança, acima de tudo.

Apesar de tudo isso, eu adoro tempo frio. Não aquele frio de -10 né gente, nada extremo é bom. Ainda assim continuo preferindo o tempinho frio ao calor extremo que fez este ano por aqui. Acho que tenho mais perfil de inverno mesmo.

Já estou preparada, pode vir inverno!

18 comentários:

  1. A gente aqui ja ta na mesma vibe, de aos pouquinhos preparar as roupas de inverno. Ate que o "frio" meio que tem demorado a chegar, a gente ainda ta com temperaturas amenas e quando precisamos de casaco, e um bem levinho. Espero que nosso inverno seja aconchegante e gostoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim eu também espero. Todo início de temporada começam as previsões de como será o inverno, primavera e assim por diante... esse ano dizem que será bem frio. Veremos... bjs

      Excluir
  2. Inverno! eu quero, me dá! Esse ano nem tivemos inverno por aqui, de tão bizarro que anda o clima. Só temporais devastadores e chuvas de granizo como nunca vi. E logo vem o calorão infernal de novo.
    Saudades até dos -10 graus!
    Pelo menos dá pra acompanhar o inverno pelos blogs das amigas virtuais européias hehehe
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, saudades de -10!? Coragem...rrs....
      Fiquei sabendo dos temporais ai no Sul, nossa deve mesmo ter sido assustador :-(.

      Excluir
  3. Sandra que bom que voce ja esta preparada! Eu tambem amo inverno, mas como vc disse, nada extremo! Kkkkkk obs: obrigada pelo carinho la no meu blog! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não curto muito calor não... frio, pelo menos você se agasalha e fica bem na medida do possível. E no calor? Menos roupa não resolve, ficar pelada também não dá, rs... Frio sempre há uma solução. Calor é bom se você estiver de férias :-). Bjs

      Excluir
  4. Adorei a proteção da roseira, um charme.

    Bom inverno pra vocês.
    O verão por aqui promete se agoea já estamis nos 35, não quero nem imaginar em janeiro...

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa proteção foi do ano passado. Ainda não esfriou tanto para encapar as plantas... daqui há algumas semanas, quem tem jardim vai precisar fazer isso...
      Tomei uma decisão que só vou de férias para o Brasil na baixa temporada e/ou na primavera ou outono, rs... muito calor não dá mesmo pra curtir, rs.. Bjs

      Excluir
  5. Olá Sandra, e aqui em plena primavera estamos com temperaturas altíssimas! Saudade de dias mais frescos!
    Beijo
    Vandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino... o tempo está louco em toda parte.... Abs!

      Excluir
  6. Sandra, com esta mudança brusca e a queda da temperatura sabe que fiquei toda perdida??? hahaha Entrei em crise e quando abro o armário fico lá pensando: e agora, o que eu coloco? hahahaha Eu tb deixo os modelitos separados por prateleira. Agora tenho que descer os do frio e subir os de verão hahaha Também já ligamos o aquecedor, porque acordar e ter a temperatura de dentro de casa em quinze graus, não dá! rs Bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aquecedor aqui tb já foi ligado. Fiz uma limpa no guarda-roupas e agora PRECISO de roupas novas para o inverno, hahahaha. Bjs

      Excluir
  7. Que bom linduca, que sua estação querida está chegando. Roupas com cheirinho de limpeza ficam tão convidativas!
    Achei tão fofo o protetor da sua roseira!!!
    E as tulipas? Você plantou novos bulbos?
    Bjos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não plantei novos bulbos não Márcia... (precisaria de um jardim enorme pra isso, rs)... mas vontade não me falta. Amo tulipas.
      Bjs

      Excluir
  8. Eu amo essa mudança de clima, até mesmo o fato da gente reorganizar os armários, essa sensação que precisa de mudança, uma nova fase vai começar... Eu acho esse processo todo uma delicia. Que sorte eu tenho de viver as 4 estacões do ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro poder viver as quatro estações. Parece tudo novo de novo.... só não gosto da escuridão do inverno :-(.

      Excluir
  9. Olà Sandra aqui em casa os aquecedores tmb ja estao ligados, eu tmb gosto do Inverno aqui na Suiça è tao bom! Tambem jà troquei as roupas de todos cà em casa e organizei os roupeiros, atè encomendei um roupeiro novo para o meu quarto e estou desejosa que chegue para arrumar tudo e organizar direitinho. Ainda nao trocamos os preus do carro mas jà nao falta muito. bjs e bom inverno para todas voçes aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom outono-inverno pra vocês também. Aproveitem a nova estação :-).

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...