30.10.15

Aigle e o seu maravilhoso castelo

A Suíça tem lugares lindos e é um país igualmente lindo. Fato. Mas mesmo eu já conhecendo relativamente bem esse país, eu achava que nenhum lugar por aqui me surpreenderia mais. Ledo engano.

Uma palavra para descrever o Castelo de Aigle: MARAVILHOSO (!)
Rodeado por vinhedos, o castelo de Aigle, estava lá pra me mostrar que eu não sei de nada, inocente ainda tenho muito com o que me surpreender aqui na Suíça. Que castelo lindo!!

O castelo de Aigle fica localizado no cantão de Vaud (na parte francesa da Suíça) e está listado como patrimônio suíço de importância nacional. E também não é para menos. Sua história remonta o século 14, quando os vassalos dos Condes de Sabóia transformaram o castelo na sua sede e consequentemente na residência da família Sabóia.

Esse dourado das folhas de uva, contrastando com o brilho do sol, deixou o castelo
com cara de conto de fadas, não é mesmo?
Com o passar dos séculos, o castelo passou por disputas (guerra de Borgonha) sendo devastado e mais tarde reconstruído e tornando-se a sede do governo da província de Aigle. O castelo também serviu como hospital e como uma prisão cantonal até 1976. A partir de então, tem sido aberto ao público, servindo como museu do vinho.


 O museu conta a história do vinho e exibe os maquinários e ferramentas para a sua produção.
A entrada para o museu custa 9 francos. Esse preço é promocional e vale até 31.12.15, depois desta data o valor passa a ser 11 francos.


Agora com o outono, o visual do castelo ficou ainda mais lindo com os vinhedos em tons amarelos contrastando com os alpes ao fundo. Pensem em um lugar mágico!
Impossível não fazer milhares de fotos deste castelo. Ele é lindo de todos os ângulos!
É possível "trafegar" pelos vinhedos sem problemas. Por vezes você verá algum vinicultor trabalhando por lá que te saudará com um "Bonjour Madame".

A região de Aigle é predominantemente vinícola e produz vinhos brancos e tintos. Dentre eles os vinhos produzidos com as uvas "Chablais", que são deliciosos e bem conhecidos.
 Os vinhedos de Aigle
 Eu adorei especialmente o vinho branco Aigle. Compramos uma garrafa que já foi devidamente degustada. Aprovado e recomendado!!
Garrafa já vazia...vinho delicioso!
A cidadezinha de Aigle gira mesmo em torno do castelo e dos seus vinhedos.
Ruazinha no entorno do castelo
O centrinho da cidade é bem tranquilo, com alguns restaurantes, lanchonetes, lojinhas de vinho e outros pequenos comércios.

Igreja de St.Maurice em Aigle, com tonéis de vinho na entrada

"Portanto, vá, coma com prazer a sua comi­da e beba o seu vinho de coração alegre,
pois Deus já se agradou do que você faz.
Eclesiastes 9:7".


Aigle é uma região muito bonita e que vale a pena ser visitada. Lausanne é a cidade (grande) mais próxima (de trem a partir de lá se chega em 30 minutos em Aigle). Já de Montreux se chega de trem em Aigle em 10 minutinhos.

Pena que o outono é curto e essa paisagem dourada dos vinhedos já já chegará ao fim. Nos restará então saborear os vinhos da região esperando por outros outonos assim... ♥ ♥


7 comentários:

  1. E simples assim, a Sandra acabou de me levar por um passeio por essas lindas terras.... ahhhhhh.... suspiro longo.... kkkkkk ps: qual camera vc usa? Estou querendo me aventurar a tirar fotos e nao sei em qual camera investir. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A camera é uma Canon 5D. É muito boa! Bjs

      Excluir
  2. Uau, as imagens são incríveis! Cada vez mais tenho a convicção de que este é um país de contos de fadas (ainda mais se comparado com o nosso país, também belo, mas tão largado ultimamente...)
    Beijinhos e bons ventos!!!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente o Brasil é lindíssimo, mas infelizmente nos últimos tempos está sendo muito maltratado. Uma pena. Vamos pensar que dias melhores virão... Bjs

      Excluir
  3. Uau... parece lindo mesmo, as fotos ficaram fantásticas. Eu já adoro castelos, com essa paisagem então... ai ai... suspirando por aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que perfeição de castelo, de região... A primeira foto da sua postagem com o castelo, o vinhedo, o enquadramento das montanhas e da névoa ficou DESLUMBRANTE, Sandra!
    Que você se surpreenda cada vez mais com seu novo país e que mostre tudo aqui pra nós!
    beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Esse lugar, essas fotos...simplesmente surreal! Estou apaixonada por esse lugar. Até coloquei no google pra saber o quão distante fica daqui! Demais Sandrinha, você arrasou nas fotos! Obrigada por compartilhar algo de beleza tão incomum!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...