9.9.15

No reino de Liechtenstein

Era uma vez um reino. Esse reino não é muito distante da Suíça. Na verdade o reino é praticamente dentro da Suíça e se você não prestar atenção corre até o risco de passar por ele e nem perceber.

No alto da colina mora o rei. O castelo não é aberto ao público, mas uma vez por ano
os seus jardins podem ser visitados
Liechtenstein é esse reino. O pequeno país é constituído por uma monarquia e ainda é bem pouco conhecido se o compararmos, por exemplo, com Mônaco, que só de ouvir falar todo mundo conhece.

Estátua dos pais do atual princípe de Liechtenstein Hans-Adam II.
Porém nem por isso ele deixa de ter sua importância. Liechtenstein figura na lista dos países mais ricos do mundo! Localizado bem na fronteira com a Suíça e a Aústria,  sua capital é Vaduz e o idioma lá falado é o alemão.


Bem, eu fui parar em Liechtenstein por oportunidade, não tinhamos programado nada previamente.


Estávamos voltando de uma região de montanhas aqui na Suíça e como Liechtenstein estava no caminho, então porque não parar por lá e conhecer um novo país?


É bem tranquilo entrar em Liechtenstein se você já estiver na Suíça. Pra se ter uma idéia, lá nem controle de fronteira tem. Na verdade nem parece que você saiu da Suíça, de tão próximos e semelhantes que os dois países são. Tão semelhantes que historicamente Liechtenstein é um aliado e parceiro econômico da Suíça até os dias de hoje.


As muitas transações feitas entre os dois países desde a segunda guerra fizeram com que Liechtenstein adotasse o franco suíço como moeda. Além disso, também foi exigido pela Suíça que qualquer decisão política, econômica ou governamental tomada por esse pequeno reino deveria ter a aprovação da Suíça, ou seja, existe uma clara dependência de Liechtenstein para com a Suíça até hoje.

Centro da cidade com bem pouco movimento para um sábado a tarde
Nos últimos anos, Liechtenstein tornou-se um país altamente industrial. Mesmo importando as matérias primas para a produção têxtil, farmacêutica, de instrumentos de precisão e refrigeradores, as exportações superam as importações.

O que fica claro quando você está em Liechtenstein é que dinheiro lá é o que não falta. A cidade é toda decorada com esculturas e pequenas obras de arte. Se na segunda guerra o país serviu de centro de lavagem de dinheiro, atualmente ele ainda goza desta fama.

 

Detalhes de algumas esculturas de Liechtenstein. 




Bom, Liechtenstein não é assim um lugar que atrai muita gente, turisticamente falando, a não ser que você esteja nadando tenha bastante dinheiro e queira aplicar lá, rs... Não é lá um lugar para mochilar, digamos assim, já que pelo que observei, pelas poucas horas que passamos por lá, é que é um lugar ainda mais caro do que a Suíça. Mas, pra passar algumas horas e respirar outros ares, é válido.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Para dar uma voltinha vale a pena :-). Bjs

      Excluir
  2. Ha! In Vaduz war ich auch schon mal im McDonalds... ;-)
    Ist aber schon ein paar Jährchen her!

    Dir eine schöne Woche, Sandra!

    Gruß, Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, McDonalds ist die billigste Ort, um in Liechtenstein zu essen. LG

      Excluir
  3. Muito legal ter visto um pouco sobre esse país aqui. Não o incluiria na minha lista de viagem, mas se algum dia eu passar por perto, daí faço questão de fazer a visita :)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As oportunidades devem ser aproveitadas, por isso que acabei conhecendo Liechtenstein, senão, provavelmente esse país estaria incluido na minha lista de viagens, rs... Bjs

      Excluir
  4. Muito bonito! Não conhecia, quando hà um post sobre La chaux-de-fonds? bjinhos boa continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, boa idéia! Ainda não conheço La chaux-de-fonds. Vou procurar me informar :-). Bjs

      Excluir
  5. Que lugar lindo e as fotos estao de arrasar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Cidade bonita :) Ainda que não seja muito muito conhecida, a comparar com outros destinos turísticos ehhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bonita e bemmm calma, rs... É bom conhecer algo não tão turístico de vez em quando. Abs!!

      Excluir
  7. você tocou em um ponto interessante, então era lá que o povo lavava o dinheiro?
    Eu sempre achei que era a suíça.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...