2.9.15

Brasileiras e suíças: a beleza, a estética e a vestimenta

Já começo avisando que este post vai, inevitavelmente, cair em generalizacões, já que é praticamente impossível comparar sem quase generalizar. Esse post é o resultado pura e simples da minha vivência aqui na Suíça nestes últimos anos. É o que observo de onde eu vivo (a parte alemã da Suíça) e de pessoas comuns, com as quais eu convivo e/ou tenho contato.

Fato é, que nós, brasileiras, somos muito vaidosas. Isso não é ruim. O problema é que algumas vezes a busca por um padrão "ideal" e "aceitável" de beleza é tanto, que algumas mulheres ficam até meio "paranóicas" com os cuidados com a aparência e a estética em geral. A vaidade e os cuidados com a aparência são traços culturais muito marcantes na nossa cultura. Enquanto as brasileiras desde cedo são educadas para estarem sempre bem arrumadas, eu percebo que as suíças são muito menos preocupadas com isso. Entretanto, isso não significa que elas sejam "relaxadas" ou "desleixadas", simplesmente isso não é um fator cultural de tanta importância por aqui.

Se preocupar em estar bonita/o não é ruim (eu mesma me preocupo, rs...). Muito pelo contrário. Se sentir bem e buscar estar bem, ajuda na auto-estima e de quebra, até nos deixa mais confiantes.

Porém, o que eu percebo aqui, é que existe muito mais liberdade e aceitação para ser e se vestir como se queira. Ninguém tá nem ai e nem te julga pelo e/ou como você se veste. É claro que existem locais, festas, restaurantes mais finos e etc... em que as pessoas precisam se apresentar e se vestirem de acordo (como em qualquer lugar do mundo), mas eu percebo que mesmos nestes lugares, pelo menos aparentemente, não há julgamentos ou olhares tortos (a não ser que a pessoa esteja totalmente vulgar).

Em cidades maiores, como Zurique, por exemplo, até se vê uma galera mais "fashionista" pelas ruas, mas nas cidades menores, ou mesmo nos dorfs (bairros) ao redor das cidades maiores, a coisa muda totalmente de figura. As pessoas são totalmente low-profile. Eu costumo dizer que os suíços são discretos, porém elegantes. Eles podem até parecerem low-profile, mas você, ao longo do tempo, vai notando que eles usam algum artigo mais refinado ou requintado, um relógio, uma jóia, uma bolsa de grife (mas que não grite a marca)... ou seja, sutis detalhes.

Por aqui, por exemplo, é muito raro ver uma mulher caminhando com um saltão ou super maquiada pelas ruas. Se você vir alguém assim, as chances de que a mulher seja uma estrangeira, principalmente vinda do leste europeu, são grandes. Creiam-me. Não é legal generalizar, mas nesse caso não tem como não fazê-lo. Entretanto, é óbvio, que existem russas, tchecas, eslavas e etc... que fogem desse padrão.

Ainda falando sobre vestimenta, ainda hoje em dia eu não consigo me acostumar com o tamanho de shorts que a mulherada usa aqui no verão. Gente, eu ainda me "choco" com os shorts, que de tão curtos, mostram a polpa do bumbum, que eu vejo circulando no verão suíço. Isso no Brasil a gente só vê em cidades praianas e olhe lá! Já no inverno, por exemplo, é bem comum para algumas pessoas, que se passe a estação toda somente com um bom casaco de inverno. Talvez dois. Sendo que um ficaria reservado para situações mais "chiques". O suíço "típico" vai optar quase sempre por UM produto de boa qualidade do que por ter MUITOS casacos de qualidade inferior.


Alguns exemplos de street-style pelas ruas de Zurique. Não encontrei fotos de looks de verão...
Fotos: Blog youlookfab.com

Até em casamentos, as convidadas não vão tão "montadas" como é no Brasil. Aliás, os casamentos por aqui são BEM mais simples e singelos. As pessoas se vestem de forma elegante, porém discreta. Saltos altíssimos, decotões, vestidos com muito brilho, são raros... Os casamentos por aqui não são aquele mega evento, como estamos acostumados a ver no Brasil.

Já em se tratanto de estética... claro que aqui as pessoas também se preocupam com isso, mas acho que a preocupação é MUITO mais relax e bem diferente do que a que temos no Brasil. A preocupação com o corpo se nota pela prática de esportes. Suíças adoram se manterem ativas e cuidam do corpo praticando esportes. A preocupação não é só em aparentar um corpo bonito, mas também com a saúde.

Letitia Guarino, miss Suíça 2014
Foto: © tilllate.com / 20 Minuten AG / Gian Kaufmann
Por outro lado, o cuidado com a aparência não é nada exagerado. O cabelo está escovado? A unha está feita? Tudo bem. Não fez escova? Não fez a unha? Tudo bem também! Ninguém fica reparando nestes detalhes. Eu, que já não era tão "encanada" com essas coisas no Brasil, aqui então fiquei ainda mais relax, rs... claro que eu me arrumo, adoro cremes, não gosto de sair "desleixada" por ai (rs..), mas eu também adoro não ser julgada porque não fiz a minha unha ou meu cabelo, ou porque não uso as marcas X,Y,Z, Zzzzzz...

Clínicas de estética, cabeleleiros, lojas de cosméticos, tudo isso tem aqui, mas não há aquela busca frenética por esses serviços/produtos como vejo no Brasil. A mulherada aqui adora uma praticidade, não é a toa que as unhas em gel fazem tanto sucesso. Ninguém fica indo na manicure toda semana. Eu sei que eu já experimentei as tais unhas de gel e detestei! Minhas unhas ficaram fracas e viraram um papel. Continuo ainda preferindo a manicure tradicional brasileira.

Outra coisa que eu observo é que muitas mulheres aqui usam cabelos bem curtos. Eu nunca tinha visto tantas mulheres com cabelos super curtos, como vejo aqui na Suíça. Praticidade, minha gente. E gosto é gosto, não é mesmo?

Pra finalizar, já que isso não é um estudo social ou antropológico (rs..), as suíças e as brasileiras tem um estilo bastante diferente e não existe um certo ou um errado, um melhor ou um pior, um feio ou um bonito. Cada um se molda e define seu estilo, de acordo com o meio e a cultura em que foi inserido. E tudo isso é muito particular e incrivelmente interessante! Adoro observar essas diferenças culturais e aprender com elas!


12 comentários:

  1. E aqui a mulherada sai de manhã parecendo uma árvore de natal rs...
    Todas maquiadas, querendo se mostrar.
    Sabe amiga, mulheres se arrumam para mulheres.
    Os homens apreciam, mas não ligam para muitas coisas, nós que somos criticas.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho mal usar maquiagem desde que a pessoa goste. Acho até bonito pra falar a verdade. O problema é o exagero. :-). Bjs

      Excluir
  2. Adorei suas observacoes sobre as Suicas. Eu percebi que elas sao meio parecidas com as Americanas, apesar que os casamentos aqui podem ser super eventos e todo mundo ir na "beca" tambem. Quer dizer que ai o povo gosta de short super curto? Aqui tambem....rs...mas nao me chocou muito porque no Rio o povo tambem anda assim.

    Apesar de ter muita Americana que anda mais stylish, eu percebo que de uma forma geral elas nao ligam tanto pra fashion/aparencia como as mulheres da America do Sul. Claro que tem muitas excecoes, mas aqui o povo e mais relaxado e como por ai, cada um usa o que bem entende e ninguem fica olhando torto.

    Enquanto por ai o povo investe em pecas de boa qualidade, aqui o fast fashion meio que domina. Elas ate podem ter uma peca de boa qualidade, mas vao diversificar com as mais baratas...rs. Adoro essas diferencas, e tao fascinante ne?!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhaa, na verdade não me "chocou" tanto assim, rs... só pq fico imaginando andar com um shorts desses em um metrô de SP, por exemplo, rs... e nem na Suíça que eu tenho toda a liberdade do mundo, não uso roupa muito curta, heheh.
      Realmente as sul americanas ligam muito para a aparência. Tenho uma amiga venezuelana que diz que lá deve ainda ser pior do que no Brasil. Imagina...
      Eu acho que aqui as pessoas tb usam fast fashion, não é a toa que lojas como Zara e H&M fazem sucesso, mas o suíço tradicional quase sempre vai optar por peças de mais qualidade, não que essas lojas não tenham, mas tem que dar uma garimpada. Bjss

      Excluir
  3. Oi Sandra! Espero que você tenha passado otimas férias!
    Nas poucas vezes em que estive na Suiça o que me chamou a atenção é que as pessoas parecem se vestir bem no sentido de estar com uma roupa que a gente vê de longe que é de qualidade, com um excelente corte e provavelmen te muito cara kkk Nada de marca aparente, mas imagino que se a gente visse o casaco quando a pessoa coloca no cabide, não seria da H&M, mesmo se existe essa loja na Suiça e deve fazer sucesso.
    Eu nunca fui muito ligada em andar com "tudo em cima" e me sinto muito feliz por morar na França e não me sentir mais escrava das unhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, deve ter confundido... vou sair de férias em breve :-). Obrigada mesmo assim!!
      Eu também acho que as pessoas aqui se vestem bem, são bem elegantes sim.. e acho que roupas como casacos, jaquetas e etc... eles preferem investir em peças de qualidade, embora na Zara, Mango e outras fast fashion sempre é possível achar roupas legais.
      Unha eu gosto de fazer, mas essas outras coisas de estética, sou bem relax!

      Excluir
    2. A gente pensa que em setembro na Europa todo mundo jah voltou de férias :)

      Excluir
  4. Bom, eu nunca fui muito encanada com estética e com certeza me sentia menos observada na Alemanha do q me sinto no Brasil. Eu me visto de um jeito que não é a regra e por aqui os olhares e coxixos são maiores com toda certeza, infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente o Brasil é péssimo nisso. As pessoas reparam e comentam mesmo e se você não for "suficientemente forte" (rs...) você entra na onda nos reparadores, rs...Bjss

      Excluir
  5. Ich habe gerade mal in deutscher Übersetzung deine Story über die Unterschiede zwischen brasilianischem Lebensverständnis und schweizerischem (lass uns mitteleuropäischem sagen) Lebensgefühl gelesen. War wirklich sehr interessant, wie du die Sache siehst, die in beiden Kulturen lebt! Ich hätte nicht gedacht, dass einige Unterschiede so groß sind; kann aber deine Sichtweise und die Freude des entspannteren Lebens gut nachvollziehen. Habe mir heute morgen auch nicht extra die Nägel gemacht, bloß weil ich die einen Kommentarschreibe, liebe Sandra! ;-)
    Dir noch einen angenehmen Rest der Woche, Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Du hast humor Uwe, hahaha. Ich mag es!
      Ja, est ist sehr interessant andere Kulturen kennen. Brasilianerin und die Schweizerin sind ganz anders in diesen Aspekten und es ist sehr reich kulturell.
      Wünsche ich dir ein schönes Wochenende! LG

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...