21.9.15

Arosa e o último suspiro do verão

A meteorologia anunciava que o último final de semana de agosto seria o último com dias bonitos de verão. Assim sendo, se tornava quase "obrigatório" aproveitar o finde de sol, antes dos dias frescos de outono.

Centrinho de Arosa
O dia estava muito quente, nem parecia já final de verão e muita gente estava aproveitando-o, fosse nas montanhas, nos parques, nos lagos ou simplesmente passeando pelas ruas. Nós escolhemos ir para as montanhas e Arosa foi o destino escolhido. Eu já tinha visitado Arosa em 2009 e de lá pra cá parece que pouca coisa mudou de fato na cidadezinha.

O centrinho da cidade, com as bandeiras da Suíça, de Arosa e do cantão de Graubünden

Arosa, cercada pelos alpes
Arosa é uma vila alpina localizada no cantão de Graubünden na suíça de lingua reto-romanische. É um lugar muito conhecido e é famoso desde 1877 como uma estância alpina de férias.


Neste dia chegamos em Arosa e fomos direto para a estação dos cables trains para subirmos até Weisshorn e fazer uma caminhada lá em cima. O ticket para subir e descer custa 18 francos por pessoa.



Como era de se esperar, a região de montanhas de Arosa é muito bonita, com trilhas para caminhadas, onde se pode observar paisagens rurais (as famosas vaquinhas suíças que pastam nos alpes durante o verão), lagos, cabanas rústicas e, de quebra, você ainda pode respirar um ar puro.

No meio do caminho tinha uma cabana...
Sempre que eu vejo essas vaquinhas nas montanhas eu fico morrendo de medo que elas me ataquem... rs...

Para chegar até Weisshorn, a partir de Arosa, é necessário tomar dois cables trains (você troca de bondinho em uma estação no meio do percurso). No dia em que estivemos lá resolvemos que voltaríamos fazendo uma parte do percurso a pé e depois tomaríamos o cable até a cidade de Arosa. Afinal, quando você sobe até as montanhas de cable o percurso é feito em minutinhos o que te faz crer que a caminhada seja leve, fácil e rápida. SQN.

Uma coisa a se observar quando se faz caminhadas nas montanhas: o percurso seguro
é sinalizado em branco, vermelho e branco. Você deve seguir essa sinalização para não se perder
e fazer a sua caminhada em segurança.
Colega eu te dou uma dica: se você não for bem fit "treinada(o)" e não tiver o hábito de caminhar nas montanhas, dobre o percurso informado que você lê nas placas. Eu desconfio que o percurso é medido com base em alpinistas experientes, rs.. pode crer em mim. Se a placa sinalizar que a caminhada dura 40 minutos, pode dobrar o tempo, rs.. Neste dia nós caminhamos quase duas horas!!!


Embora a paisagem pelo caminho seja linda, cansou, viu?! E pensar que tem gente que caminha quase o dia inteiro entre uma cadeia alpina e outra... aff... haja fôlego!

Foi um alívio quando eu vi que a estação de cables se aproximava, rs... eu estava muito cansada, mas ao mesmo tempo eu me sentia tão grata de poder ter a oportunidade de experienciar paisagens tão bonitas e tão perfeitas que eu só pedia a Deus para continuar tendo saúde para poder vivenciar isso outras tantas vezes.


Sou muito agradecida de poder morar em lugar tão bonito. O Brasil é o meu país e a Suíça é a minha casa.

10 comentários:

  1. Adorei as fotos, que céu lindo.

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas!
    Deu muita vontade de fazer uma caminhada dessas, mesmo sem ser muito fit :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, não precisa ser fit, mas tem que ter fôlego :-). Bjs

      Excluir
  3. Oi Sandra
    Moro no sul da Alemanha e tambem sou paulistano, engenheiro pela FEI.
    Europeu por opção desde 2008... Estive em Arosa mais ou menos em 2009 tambem, coincidencia.
    E o verão vai se esvaindo... Mas tomara que ainda role um Outono dourado nas próximas semanas, né...?
    Bj Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian, obrigada pelo comentário! Que legal que já visitou Arosa...
      Sim, o outono já vem por ai, e espero que com dias bonitos! É uma estação do ano, que eu particularmente adoro! Um abraço!!

      Excluir
  4. Que paisagem linda, fazer hiking por ai deve ser tudo de bom. E amem, que Deus possa lhe dar muita saude pra aproveitar muito a sua casa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, toda a cadeia alpina daqui é muito linda para caminhar. Espero continuar poder fazer isso mais vezes. Obrigada. Bjs

      Excluir
  5. Olá Sandra
    Acho que qualquer cantinho na Suíça, ou mesmo uma cidadezinha, é absolutamente encantador!!!
    Fico aqui imaginando os queijos suíços que saem das vaquinhas que caminham por essas montanhas, hummmmm...
    Você tem sorte de morar num verdadeiro cartão postal.
    Beijinhos

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz. Obrigada pela visita e comentário!
      Me considero tb sortuda em morar neste cartão postal, rs... embora o que não falte no Brasil são lugares bonitos também né?! Bjss

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...