23.8.15

Yverdon les Bains

O dia em Yverdon estava lindo! Um dos poucos dias de verão onde realmente foi possível caminhar pelas ruas sem derreter por causa do terrível "Hitze" (calor) que permaneceu por aqui durante quase todos os dias do verão suíço. Ainda bem que passou.


A pequena cidade de Yverdon les Bains é a capital do Distrito de Jura-Nord e está situada no cantão de Vaud.  A cidade tem cerca de trinta mil habitantes e está localizada a poucos minutos de Estavayer le Lac, sendo possível visitar essas duas cidades em um só dia.


Yverdon é também conhecida por ter sido lá que o pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi, administrou um instituto de educação para crianças pobres entre os anos de 1805 e 1825. Como bem sabemos, o método Pestalozzi de educação tornou-se referência mundial, sendo utilizado até os dias de hoje.

Estátua no centro de Yverdon em homenagem a Pestalozzi
Além disso, a cidade é conhecida pelos seus spas com águas termais ricas em enxofre e magnésio, que sanam as dores e dão alívio àqueles que vão buscar a cura através das águas. 

Assim como em outras cidades suíças, as referências à era medieval também estão presentes em Yverdon, como o castelo de Sabóia datado do século XIII e que ocupa um lugar de destaque no centro histórico da cidade.



No decorrer dos séculos a cidade e a região tiveram muitas possessões, pertencendo ao clã dos Savoy, depois passando pelos Berneses (de Berna), até finalmente estarem em mãos valdenses (Vaud). A história é longa e eu não sou a pessoa mais indicada e nem vou me atrever a explanar sobre ela aqui. Sorry :-).


Diferente de Estavayer le lac, o centro de Yverdon é bem mais movimentado, com lojas mais conhecidas e também com mais gente circulando.


 
Achei o centro, apesar de pequeno, bem charmosinho com suas pitorescas casinhas com flores enfeitando as janelas.


A cidade ainda abriga um museu de moda (que eu não visitei), além do primeiro museu de ficção científica da Europa.








Eu costumo dizer que a Suíça é um outro país no verão. Quem visitar cidades como Yverdon, por exemplo, no inverno, talvez se entedie, principalmente se estiver acostumado com o conceito de agitação de cidades (mesmo as pequenas) brasileiras.

No verão se vê muita gente nas ruas, os cafés lotam quando colocam as mesas nas calçadas e se percebe até uma certa agitação pelas ruas. Já no inverno, tudo isso muda e as cidades pequenas parecem que hibernam. Então, esteja pronto para essas diferenças.

Algumas vezes este blog pode até passar a impressão de que a Suíça é vista por mim como um "paraíso". Mas isto está longeee de ser uma verdade. Entretanto é com muito prazer que eu escrevo aqui e tento mostrar um pouco deste país que eu aprendi a gostar e admirar. Talvez isso deixe uma impressão equivocada de deslumbramento e/ou encantamento sem fim, rs... mas a maneira que eu escolhi levar a vida é sendo feliz e tentando, na medida do possível, desfrutar ao máximo dos momentos, das boas pessoas e dos lugares que eu visito. Obrigada a todos por continuarem acompanhando o blog :-). Vocês são todos bem vindos.
Um grande abraço!!


7 comentários:

  1. Tudo muito lindo por ai

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bjsss!! Tudo é muito diferente na verdade, né!?

      Excluir
  2. Eu adoro como você nos apresenta sempre as belas cidades pelas quais passa. É uma delícia passear com você através das fotos!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara por sempre comentar e acompanhar o blog! Adoro essa interação. Bjsss

      Excluir
  3. Yverdon les Bains am Lac de Neuchâtel??? Sieht sehr schön aus dort, aber bis dahin bin ich noch nicht gekommen. Auf dem Weg zum Genfer See haben wir mal in Murten am Murtensee Rast gemacht, aber am Neuenburgersee, dem größten See der Schweiz, der vollständig innerhalb der schweizer Grenzen liegt, waren wir noch nicht. Meine Liebste und ich haben es mehr mit der Nordsee oder der Ostsee - und die sind beide weit von der Schweiz entfernt! ;-)
    Gruß aus dem sonnigen und warmen Süddeutschland,
    Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo Uwe. Es ist wirklich wundebar, oder mit anderen Worten: die Schweiz ist einfach schön. Wenn du die Chance hast, besuchen diese Region ein Mal. Du wurdest es nicht bereuen. Ich garantiere :-). LG!!

      Excluir
    2. Nur mit dir als Reiseführerin, Sandra! ;-)
      Du bist - wie ich in deinem Blog sehen kann - nun schon wirklich viel in der Schweiz herumgekommen!
      Dir und deinen Lieben ein wundervolles Wochenende - und schon wieder mit warmen Temperaturen und Sonnenschein!!!
      Gruß, Uwe.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...