30.8.15

Street Parade, a festa Techno de Zurique

A Street Parade já é icônica. Todos os anos, no final do mês de agosto, milhares de pessoas se reunem em Zurique para curtir uma das grandes festas de música eletrônica da Europa. A festa acontece ao redor do lago de Zurique, onde os carros de som vão circulando e pondo a galera pra dançar. Este ano a Street aconteceu ontem, dia 29 de agosto.

A primeira Street Parade aconteceu no ano de 1992, por iniciativa do estudante de matemática Marek Krynski. Ela foi aprovada oficialmente como uma festa para demonstração de amor, paz, liberdade, generosidade e tolerância. A primeira parada chegou a no máximo duas mil pessoas. Hoje a Street Parade recebe cerca de um milhão de pessoas e tornou-se um importante evento para a cidade de Zurique. (fonte Wikipedia)

Esse ano eu não fui na Street Parade, mas fui em anos anteriores e confesso que estive na festa mais pela facilidade e oportunidade - já que eu morava somente a poucas quadras do evento - do que por propriamente gostar de música eletrônica. 

A festa deste ano foi marcada pela presença de mais de 200 DJ's e começou às 13:00 hs. Uma carreata de 30 carros eletrônicos adaptados com plataformas dançantes fizeram parte da festa.



O tema da Street este ano foi "Magic Moments". A festa trouxe um milhão de "ravers" para Zurique, (um recorde de público desde 2001), que acompanharam o som dos carros eletrônicos em um dia quente de verão.


A festa em si não muda muito, pelo menos eu tive essa impressão. Muda os carros eletrônicos e o tema da festa, obviamente. Mas, comparando com as fotos que eu tenho dos anos em que fui, com as deste ano que vi na mídia, a "vibe" permanece a mesma: ALEGRIA. E vale para quem realmente vai para a festa para curtir, não para "barbarizar", no sentido literal mesmo da palavra.

Embora eu não goste de festa eletrônica e nem de festas onde grandes multidões se acotovelam se reunem, como o carnaval de rua ou a Street Parade, por exemplo, até que é divertido ver os tipos que comparecem a eventos deste tipo.

Foto: Keystone

Foto: Arnd Wiegmann / Keystone
Com esse "mundo" de gente, é claro que alguns problemas inevitavelmente ocorrem, muitos deles associados ao uso de álcool e drogas. Foram registradas algumas ocorrências mais graves, como um homem que se atirou no rio e foi ferido pela hélice de um barco e está no hospital em estado grave, como roubos, porte ilegal de armas e a apreensão de mais de 400 comprimidos de extase. Mesmo assim, pelo tamanho da festa, o saldo do evento foi positivo, segundo a polícia de Zurique. 

O que eu não gosto mesmo são dos bêbados e dos vândalos que sempre aparecem em festas deste tipo. Pessoas que perdem o controle por estarem em uma festa e abusam de bebidas e saem vandalizando o que vêem pela frente. Fora isso a Street Parade é uma festa que movimenta a economia de Zurique e já faz parte do calendário de turismo da cidade.

6 comentários:

  1. http://you-wee-because.blogspot.de/2009/06/europride-2009-zurich-parade.html

    Six years ago I was on the Europride Parade in Zuerich - was this the same party you've been as well, Sandra!?
    Es scheint mir eine anderes Fest zu sein, aber die Bilder gleichen sich doch sehr!!! ;-)

    Dir eine wunderbare Woche!

    Gruß, Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja, ganz genau! Ich ging vor sechs Jahren in der Street Parade( und auch im 2001)! Dieses Jahr war ich nicht dort gegangen. Es war Wahnsinn!! Fast eine Million "Ravers" nach Zürich gereist waren.
      Schöne Woche auch für dich! LG

      Excluir
  2. Quem diria que na Suica tinha uma festa no nivel carnaval do Brasil...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é: uma vez por ano a cidade bomba! Bjs

      Excluir
  3. Sandra, você não vai acreditar, mas finalmente conheci a Suíça. Visitei Berna e Zürich. Inclusive participei do Parade Street :). Essa festa é uma loucura! Filmei várias coisas e vou ver se em breve consigo colocar no blog também :). Você mencionou o uso de drogas e álcool... nooooossa fiquei impressionada com o que vi e muita gente passando mal. Uma pena que a diversão dependa disso. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi falar também que muita gente foi hospitalizada. Estava muito calor, né?! Eu e marido resolver ir para as montanhas neste dia, rs... bem longe do agito!
      A Joana do Blog Boneca de Neve, tb passou por Zurique neste dia :-). Poxa, não conheci nenhuma de vocês. Magoei :-(.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...