10.8.15

Os jardins e a jardinagem na Suíça

Quando eu morei no centro de Zurique, nosso apartamento tinha uma pequena sacada que eu, eventualmente decorava com algum vasinho de flor durante o verão. Entretanto, nesta época, eu não percebia tanto assim a influência da jardinagem entre os suíços.

Claro que se você for caminhando pelo centro das cidades e observando as casas de comércio e até mesmo as sacadinhas dos apartamentos, você vai notar flores, plantas e as vezes até algum arbusto exótico as decorando. Provavelmente, se a varanda estiver totalmente vazia, ali more um homem solteiro, que não liga para "essas coisas", rs...

Decoração de janela bem "exótica". Com cactus eu nunca tinha visto.


Mesmo com o inverno rigoroso que temos aqui, o curioso é que muitas pessoas adoram cultivar plantas, mesmo que as vezes nem um espaço para isso tenham. Neste caso elas recorrem a um jardim de aluguel! Sim, é possível alugar um pedacinho de terra, onde se pode plantar flores, cultivar uma horta, plantar frutas e o que mais sua imaginação e o espaço do terreno permitirem. Esse tipo de jardim se chama Schrebergarten em alemão, e existe em várias partes do país. Mas, não pense que é tão fácil alugar esse tipo de espaço. Há concorrência e lista de espera por uma vaga!

Um tipo de Schrebergarten: engraçado que no começo, logo que eu visitei a Suíça pela primeira vez eu achei que esses jardins fossem algo como uma "favelinha", hahahaha.... devido as casinhas serem tão pequenas e de madeira.
Schrebergarten in Zürich-Affoltern. Foto: Wikimedia, Roland zh
Hoje, morando fora do centro da cidade, eu já consigo notar bem mais como a jardinagem faz parte da vida de muitas pessoas neste país, inclusive tem até feito parte até da minha, já que agora eu tenho espaço para ter vasos com flores e até para as minhas tulipas. Também me animei e fiz a minha própria hortinha, agora eu tenho temperos frescos para cozinhar!
Esta foi a primeira foto que eu bati desde quando fiz essa hortinha.
Hoje ela já está bem maior. Lá eu tenho cebolinha, manjericão, alecrim, hortelã, salsinha e tomilho
Você nem precisa sair totalmente da zona urbana das cidades, basta caminhar um pouco por alguma área mais residencial que você já vai começar a se deparar com jardins e varandas bonitos e bem cuidados.

Algumas casinhas da redondeza de onde eu moro
Jardim da sogra

Aqui há grandes "Gartencenters" (como por exemplo o Zulauf e o Huplant) que são verdadeiros paraísos para quem gosta de jardinagem em geral, e mesmo para quem não gosta, é difícil não se encantar com a multiplicidade de plantas e flores e até com os objetos de decoração para varandas e jardins que há nestes lugares durante a primavera-verão.



Muita variedade de flores, plantas e até jardins temáticos, como o japonês, que cultiva o Bonsai.


O comércio se prepara muito bem para essa temporada, oferecendo tudo quando é tipo de apetrecho para jardim e jardinagem. Lojas como o Jumbo ou o OBI (que são uma espécie de Leroy Merlin) também têm muitas coisas para jardinagem, decoração e móveis para varandas e jardins.


Até supermercados, como o Migros ou o COOP, costumam ter quioques que vendem vasos, pequenas flores ou arbustos para jardins e sacadas.

Perto de casa tem um local que produz e vende flores e pequenas plantas. Mesmo nos finais de semana, quando esse comércio fecha, as flores ficam todas do lado de fora. Os donos da loja não as recolhem, porque ninguém mexe, vandaliza ou rouba. Não é incrível?! Ou melhor, deveria ser normal esse tipo de coisa não?!


Depois de um longo inverno, não há nada mais agradável do que se deparar com o verde novamente e com flores que tornam a vida tão mais alegre e colorida. A jardinagem é um hobby que tem muitos adeptos por aqui e com certeza é uma atividade relaxante, além de ser gratificante ver que o que você plantou está ganhando vida.

8 comentários:

  1. Eu me apaixonei pelo "verão" irlandês por isso. Flowers everywhere. Lindo de viver.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também é assim, muito lindo! Bj

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu vivo olhando pra cima só por causa delas :-)

      Excluir
  3. Sandra que fotos mais lindas! Eu adoraria ter um jardim, mas eu nao sei se tenho talento para isso... so tentando pra saber ne? Kkkkkk beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, só tentando mesmo pra saber e jardins são inspiradores! Bjs

      Excluir
  4. Grüezi Sandra!
    Dein schweizer Sommer sieht ja auch sehr farbenprächtig aus! Und ich denke mal, ihr in der Schweiz habt im Juni und Juli ebensoviel geschwitzt wie wir hier in Deutschland. Oder kamen dir die schweizer Sommertemperaturen wie die aus deiner Heimat vor???
    Das Wochenende soll ja wieder ganz hervorragend vom Wetter her werden, bis am Sonnatag Abend von Frankreich wieder ein Regengebiet kommen wird. Das schlechte Wetter kommt hier immer aus Frankreich - merde! ;-)
    Dir und deinen Lieben ein wundervolles Wochenende,
    Gruß aus Alemanha,
    Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grüezi Uwe! Gut das du hier bist :-).
      So ... der Sommer war hier genau gleich wie in Deutschland: sehr, sehr heiss. Das Wetter war unheimlich trocken und unbequem. In Brasilien der Sommer ist nicht wie hier, dort haben wir immer Brise und ist auch feuchter.
      Gott sei Dank die Hitzewelle in der Schweiz ist vorbei!!! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
      Dir auch ein schönes Wochenende! Geniesse es :-).
      LG

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...