6.7.15

Badi: programa democrático e barato no verão suíço

As "Badis", ou seja, as piscinas públicas aqui da Suíça, são lugares disputados durante o verão. Com a entrada barata e excelente infraestrutura, elas fazem parte de um dos programas de verão favoritos entre os moradores daqui.

Piscina pública da cidade de Aarau
Foto: Badi-info.ch
Descomplicadas e acessíveis, as piscinas públicas lotam durante o verão e podem ser frequentadas por qualquer pessoa. Não é necessário fazer um título, uma carteirinha, exames médicos ou algo do tipo para ter acesso a elas. Basta chegar e pagar o valor da entrada, (que gira em torno de 5 francos para adultos e 2 francos para crianças. Esse preço costuma variar um pouco de cantão para cantão) e aproveitar. Esse valor dá direito a passar o dia todo por lá, se você quiser.

Piscina pública de Seebach em Zürich
Foto: Sportamt Zürich

As áreas de Badi costumam ter mais de uma piscina. Desde às mais profundas (para quem sabe nadar) à piscinas mais rasas, para adultos que não nadam e crianças.

Área ao redor da piscina pública do Aarau

As piscinas costumam ficar localizadas em áreas verdes e arborizadas e possuem toda uma infraestrutura para o banhista: duchas, banheiros, restaurante (você também pode levar o seu lanche, não se avexe!), cabines para troca de roupa e guarda-volumes (neste caso tenha sempre a mão uma moeda de 5 francos para que você possa guardar os seus pertences em um dos armários. No final da sua estada, quando você for retirar os seus pertences, a moeda volta pra você).

Outra vantagem é que as "Badi`s" fecham durante a semana às 20:00hs e às 21:00hs aos finais de semana e durante as férias escolares. E, no verão, quando começa a escurecer só a partir das 21:00hs, dá até mesmo para aproveitá-las depois do trabalho.

Aos finais de semana é melhor chegar cedo para garantir um bom lugar e evitar filas. Ontem, domingo, foi um dia muito quente e as piscinas lotaram!!

Fila para a entrada em uma das piscinas públicas de Zurique: todos tiveram a mesma idéia.
Foto: Dominique Zeier para o Jornal 20 Minuten
Estamos vivendo dias tão, mas tão quentes de verão, que uma piscina costuma aliviar, pelo menos por algumas horas, esse calorão. Ontem os termômetros chegaram a marcar 38 graus! E, não pense que 38 graus aqui são como 38 graus no Brasil... a sensação é de MUITO mais calor. 😰😥 Creiam-me!

Só na Suíça existem cerca de 600 Freibäder/Badi (piscinas públicas). Opções é que não faltam. Neste site aqui e aqui é possível encontrar a que fica mais perto de você.

Então, se joga e aproveite o verão! 🌞😉

4 comentários:

  1. Percebi que aqui em NY e bem parecido essa ideia de piscina publica que voces tem, com a diferenca do armario, que aqui nao existe mesmo...rs. Caramba Sandra 38 graus com sensacao pior que no Brasil?!! To assustada...rs..aqui tem feito muito calor tambem mas e porque nossa umidade e bem alta. Outro detalhe das piscinas publicas aqui e que eles nao limpam muito bem, entao em dias que vai muita gente e melhor por questoes higienicas nao ir/entrar na agua, e por ai na Suica e do mesmo jeito ou eles sao mais caprichosos com a limpeza da agua?

    Aqui existem varios lagos e cachoeiras mas ninguem entra na agua, e proibido =( e como voce sempre mostra nas fotos ai na Suica o que nao falta e lago ne...rs...existe algum onde o banho e liberado ou as pessoas usam como substituto de praia? Eu sei a lot of questions...rssr..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu frequento algumas vezes durante o verão as piscinas públicas daqui e nunca percebi desleixo no cuidado no delas. Quanto aos lagos e rios, sim, o banho é liberado. Talvez tenha um ou outro onde seja proibido nadar, mas a maioria, até onde eu sei, é permitido o nado. Só é preciso coragem (rs..) pq mesmo no verão a água continua geladíssima! Bj

      Excluir
  2. Nossa, que desbunde de piscina. Por aqui temos tambem no mesmo estilo, mas eu nao costumo frequentar, no verao estao lotadas. E vou te confessar que nao quero correr o risco de encontrar algumas figuras rs so tem dois locais na cidade. Prefiro ir para lagos com prainha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no verão são lotadas, embora algumas piscinas daqui sejam até relativamente vazias. Eu frequento pouco tb e como você, prefiro as um pouco mais distantes de casa, rs... para não encontrar certos vizinhos, hehehe. Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...