12.6.15

Ruibarbo

Você sabe o que é caviar Ruibarbo?
Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar...

No Brasil o Ruibarbo estava para mim, assim como o caviar estava para o Zeca Pagodinho, rs... Pior ainda, no caso do Ruibarbo, eu nem ouvido falar nele, tinha :D.

Ruibarbos
Foto: www.evidero.de
Fui conhecer essa planta comestível aqui. Nem sei se no Brasil o ruibarbo é conhecido. Pelo menos eu não me lembro de ter provado lá, nada feito com ele. Não sei se tem em alguma região específica do país, mas em SP, de onde eu venho, nunca vi.

A primeira vez que eu provei essa especiaria foi na casa da minha sogra. Ela fazia potes e potes de geléia de ruibarbo e uma outra sobremesa a base de pão, baunilha, ruibarbo e ovo.

Na primavera, em meados de maio, começa a época dos ruibarbos (ou rhabarber, em alemão) por aqui, e em tudo quanto é supermercado é possível encontrá-los.

A planta é vendida sem as folhas (que são tóxicas e não devem ser consumidas) e dela saem geléias, bolos, molhos, e etc... Nesta época do ano, em alguns cafés, também são servidas sobremesas sazonais, à base de ruibardo.

O ruibarbo tem um sabor ácido, por isso cai bem em receitas bem açucaradas e não dá para ser consumido cru, sem um cozimento prévio.

Então, eu aproveitei a sazonalidade deste produto e resolvi fazer um bolo de ruibarbo. A receita eu peguei deste site alemão, e vou compartilhar aqui, caso alguém se interesse em fazer. Vai por mim, é gostoso!

Bolo de ruibarbo com suspiros

Ingredientes

Para a massa 
200 g de farinha de trigo 
1 colher de chá de fermento em pó 
100g de manteiga 
75 g de açúcar 
1 ovo 

Para o recheio
500 g ruibarbo
3 gemas 
50 g de açúcar 
200 g de creme de leite 
40g de maizena

Para o suspiro
3 claras 
150 g de açúcar

Preparo

Massa
Misture a farinha, o fermento, a manteiga, o açúcar e os ovos. Misture bem e trabalhe um pouco a massa com as mãos. Reserve na geladeira por 30 minutos.

Recheio
Lave o Ruibarbo, descasque (a casca é só uma camada bem fininha mesmo) e corte em pequenos pedaços.


Abra a massa no fundo de uma assadeira untada, pressione até cobrir mais ou menos uns 4 cm de altura da forma, faça pequenos cortes na massa e distribua os pedaços de ruibarbo.

Separadamente junte as gemas, o açúcar, o creme de leite e a maizena e misture bem com um fouet.  Despeje sobre o ruibarbo e coloque a forma no meio do forno FRIO (não precisa pré-aquecer). Asse em forno a 175 ° C durante 45 minutos. 

Para a cobertura de suspiro: bata as claras até ficarem firmes, vá adicionando o açúcar e continue batendo até a massa ficar brilhante. Espalhe sobre  o bolo e deixe assar por mais 15-25 minutos, ou até o suspiro começar a corar. Deixe esfriar na própria forma.


Eu adoro bolos com cobertura de suspiro. 
Pra mim é quase como uma mágica ver as claras se transformando em suspiro (rs...).


Corte e sirva.
E não esquece de me convidar :-).


Bom apetite!!

Dica: ruibarbos combinam com morangos. Então se você quiser pode fazer o recheio meio a meio: ruibarbo e morango. Também fica uma delícia!

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ruibarbo-so-bem-domado,3676

13 comentários:

  1. O povo aqui é louco por isso! Eu já experimentei o bolo (minha sogra faz igual você) mas não gostei. Realmente, eu nunca tinha ouvido falar de ruibarbo no Brasil. Pelo menos lá no Ceará não tem não! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de coisas com Ruibarbo. Não é a minha sobremesa preferida, mas como só tem nesta época do ano, eu como, rs.. Bjs

      Excluir
  2. Eu não me lembro se já o comi rs...por aqui também tem bastante! Seu bolo ficou lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver chance, experimente! É bem dferente de tudo que tem no Brasil!

      Excluir
  3. Menina, nem sabia o nome disso em portugues. Conheci aqui. O pessoal sempre traz torta disso ou leva pro trabalho e eu acabo comendo por educacao mas nao gosto de jeito nenhuM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb só conhecida como Rhababer, é que pesquisando vi que o nome em português é Ruibarbo. Eu até gosto, como pouco, mas como. Marido é que é louco por ruibarbos. Então eu fiz mais o bolo por ele mesmo :-). É o amorrr, rs.. Bj

      Excluir
  4. Também nunca tinha ouvido falar no Brasil e nem sabia que em português tinha esse nome! Aqui na França se come bastante, em géleias como você disse, tortas ou crumbles. Jah comi e acho bom, mas nunca fiz em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruibarbo é aquele tipo de doce, que você come, acha bom, mas não morre de amores, rs..rs.. É gostosinho, digamos assim. Simples! Bjs

      Excluir
  5. Eu vi pela primeira vez na casa da minha sogra em Curitiba. Mas nao gostei nada. Foi na realidade a única vez que comi, na Alemanha passei longe por causa da primeira experiência....
    Tenho curiosidade de tentar de novo, mas sei lá... talvez nessa mistura com morangos que você mencionou...

    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morango é uma boa opção, pois assim o gosto fica mais suave e disfarça um pouco o sabor acentuado do rhabarber. Se fizer me conta!

      Excluir
  6. Nunca ouvi falar e nunca fomos apresentados...rs. Que interessante e seu bolo ficou tao lindo, deve ser uma delicia. Não tem nada a ver com o post, mas adorei seu pano de prato...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pano de prato veio do Brasil!! Ele é tão bonitinho que eu tenho até dó de usar, hehehe. Bjs

      Excluir
  7. Essa tarte ficou linda e deve ser deliciosa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...