11.6.15

A primavera e o pólen

Em pouco mais de uma semana a primavera chegará ao fim. E eu não posso reclamar. Esse ano a estação foi realmente muito bonita, com bastante dias quentes e ensolarados. É a época do ano em que tudo floresce e as cidades despertam com as cores da natureza.

Mas, essa estação tão linda, das flores e das cores, tem também o seu lado B: o pólen. E os alérgicos ao pólen nem sempre se sentem  muito bem na Primavera. Meu marido é um. Dias atrás ele nem conseguia ficar sentado na varanda no final da tarde, que os seus olhos começavam a arder. Tadinho!!

Depois do inverno, a natureza para mostrar que está voltando à ativa, poliniza as flores. Com a ajuda do vento, que é um dos meios de transporte para que ocorra a polinização, o pólen se espalha e germina, gerando mais flores e mais vida. E nós, que nem flores somos, acabamos também recebendo esse material genético e ai ocorre a alergia.

Felizmente aqui na Suíça eu nunca tive alergia ao pólen. Mas lembro que uma vez visitando a Toscana, no início de verão, eu tive uma tremenda alergia. Meu rosto inchou de tal maneira, que me deformou!! Massss, como não dava pra ficar trancada no hotel, fui a uma farmácia, me receitaram um antialérgico, eu tomei, coloquei um óculos de sol enorme, fiz um carão (neste caso literalmente) e curti como deu os outros dias de viagem. A alergia durou uns dois dias. Foi uma sensação terrível, mas passou.

Essa semana tomei um trem bem cedo e paralelo a mim estava um rapaz com os olhos vermelhos feito brasa e espirrando.  Gesundheit  - É alergia ao pólen - cochichou ele para o passageiro ao seu lado. Na Suíça é muito comum ouvir um "Gesundheit" (saúde) até de desconhecidos, quando você espirra.

Farmácia (Apotheke) Skt Peter, uma das mais bonitas de Zurique


A St Peter Apotheke é uma farmácia linda, com um quê de farmácia antiga. Na minha opinião, a mais bonita de Zurique. Além dos funcionários serem mega simpáticos e atenciosos, ela tem chás, produtos homeopáticos, dermocosméticos, produtos naturais e etc.... Quando eu preciso de alguma coisa de farmácia e estou nas imediações, vou lá só pela decoração do lugar. Acho linda! Ela fica localizada bem pertinho da igreja St.Peter, na St.Peterstrasse, 16. (isso não é publi).



Então, se você estiver vindo de férias para a Europa durante a primavera e já tiver um histórico de alergias, é sempre bom vir prevenido. Mas, se a alergia te pegar de repente e você estiver em um país de lingua alemã, se dirija a uma Apotheke (farmácia) e peça um antialérgico para "Pollenallergie".

Gesundheit!!

12 comentários:

  1. Sandrinha eu ficava morrendo de raiva da sujeira que o polem deixava na casa.
    Eu limpava e no dia seguinte, parecia que uma tonelada de abelhas haviam polinizado a casa.
    Coitado do seu esposo com esse pólen todo... Melhoras a ele!
    E que venha o verão!!!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sem contar isso também: a sujeira que o polén faz. As minhas janelas estão imundas, rs... mas tem que esperar esse período passar pra limpar, senão nem adianta. Bjs

      Excluir
  2. Aqui quem e alergico (como eu) tambem sofre no inicio da primavera com o polen, mas eu concordo que e uma estação linda e que parece que tudo volta a vida. Achei essa farmacia meio retro linda, deve ser uma atração a parte entrar um lugar como esse.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A polinização foi forte esse ano, mesmo agora no final da primavera muita gente ainda está sentindo o desconforto. Essa farmácia é bonita mesmo, é pequena, mas muito fofa!

      Excluir
  3. Ai a educação é outra né?
    Sdd amiga

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Acabei de falar disso no blog. Estou só nos comprimidos e spray nasal...a coisa ficou feia aqui na Holanda estes dias! É muuuuito pólen! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E como a alergia está no ar, literalmente, não tem como escapar. O jeito é sair sempre de óculos de sol e evitar abrir as portas e janelas de casa. Afff.. Melhoras pra você! Bj

      Excluir
  5. Apesar de ter rinite fulminante (bichos de estimacao), que alias esta bem controlada com remedio nasal - nao tenho problema com polen. Quer dizer, tenho problema como medica porque todo dia é uma galera com os olhos horrendos de alergias! rs Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, imagino a enxurrada de pacientes com problemas nos olhos por causa do pólen. Espero que nas próximas semanas o pólen vá embora, ou pelo menos que a chuva amenize os problemas. Oremos!

      Excluir
  6. Que Apotheke linda! Sandra, isso é engraçado, porque no Brasil a gente meio que sempre tem algo florindo, ou seja, sempre têm pólen, mas a gente não escuta muito sobre alergia lá, né? Meu marido também sofre nessa época e eu comecei a sentir um desconforto no nariz, mas isso eu meio que já esperava, tudo irrita meu nariz. Espero não ter grandes problemas. :P beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, realmente, nunca tinha parado pra pensar nisso. Verdade, no Brasil há flores o ano inteiro, deve ser por isso que a gente acaba tendo já uma certa imunidade e não sofre com esse tipo de alergia. Espero que você não tenha problemas com o pólen. Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...