29.5.15

Um lugar chamado Willisau

Sempre que pegávamos a auto pista A2 que dá acesso a Lucerna, víamos uma placa indicando a entrada para Willisau, mas até a alguns meses atrás nunca tinhamos seguido essa placa e parado para visitar essa pequena cidade, até que um dia, matamos essa curiosidade.

A entrada/saída para a cidade de Willisau. Muitas cidades suíças possuem uma torre de relógio
 no centro antigo, o que de certa forma, acaba fazendo juz a fama de pontualidade do país.



Willisau é uma cidade, (ou melhor seria um vilarejo?), localizada no cantão de Lucerna, e que pode passar despercebida por quem circula pelas auto estradas da Suíça.


É aquele tipo de cidade que não é conhecida turisticamente para quem não é daqui, tampouco é um lugar que entraria na rota turística para quem visita o país, a não ser que você venha para ficar na casa de alguém que more pela região.
Rathaus (prefeitura) da cidade

Eu, como sou curiosa e  não perco a oportunidade de ir conhecendo lugares novos por aqui, fui ver como era Willisau.

A cidadezinha, como era de se esperar, é mesmo bem pequena, com uma rua de comércio e suas construções bem pitorescas.


Ainda a poucos metros do centro, no alto de uma colina, tem também um castelinho, que te dá uma vista parcial da região.



A cidade é conhecida por produzir o "Willisauer Ringli", que nada mais é do que uma bolachinha (guetzli, no dialeto suíço), produzida na região e que tem forma de um anel (Ringli).

Rua do centro com os seus vasos em forma de anel (Ring)

Quem passa pela cidade vai notar que na rua principal os vasos tem a forma de um anel, devido ao formato do biscoito, que não deixa de ser o símbolo da cidade.

Em 1850 os biscoitos foram produzidos pela primeira vez por Heinrich Maurer. O negócio foi vendido por ele no decorrer dos anos e atualmente é a confeitaria e café Amrein o estabelecimento mais tradicional na produção e venda dos biscoitos.

O café que deu origem ao biscoito Willisauer Ringli

Eu comprei um pacote para experimentar e deve-se tomar muito cuidado: a bolachinha é dura, como um anel (rs..), mas bem saborosa.


Mas, não só de bolachinha vive Willisau, que é uma cidade que existe há 700 anos. Desde os anos 70 acontece na cidade um festival de jazz, que certamente movimenta essa tão pacata cidadezinha.

10 comentários:

  1. Que bacaninha!! Eu adoro descobrir essas cidadezinhas... Tanta preciosidade "escondida" por aí né?!

    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro Bárbara. Sempre descubro alguma coisa nova :-). Bjs

      Excluir
  2. Que charme de cidade! adorei a ideia dos vasos em forma de anel pra homenagear o biscoito, será que em alguma comemoração local eles fazem o biscoito nesse tamanho? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que não seria má idéia, hehehe. Já pensou?

      Excluir
  3. Olha só, a desbravadora! rs Sabe que aqui na Holanda, ao redores até de onde moro, tem cada cidadezinha, cantinho que eu nunca exploro...a gente se acostuma com único caminho e se esquece de que perto tem muita coisa pra conhecer também. Às vezes também falta o tempo ou pelo simples fato de não darmos importância ao que está tão perto. A cidade é uma gracinha! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Tem ainda outros lugares aqui tão próximos que ainda não conheci. Uma hora ou outra vai aparecer a oportunidade. Bjs

      Excluir
  4. Gracinha de cidade...Em breve vou me mudar... Aí posto uma fotos da nova região!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poste sim, adoro tb ver fotos de lugares não tão turísticos da Alemanha.

      Excluir
  5. Essa cidade e uma gracinha, amei os predios e os castelinhos. A bolachinha e doce? lembra as bolachinhas do Brasil ou o gosto ta longe disso?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bolachinha não é tão doce não (aliás os doces daqui são bemmmm menos doces do que no Brasil). E não lembram em nada as bolachas que conhecemos, essa é bem dura. Tem que morder com cuidado senão acho até perigoso quebrar um dente, hahaha

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...