8.5.15

Pra dizer que eu não falei das flores...ou, eu e as tulipas


 "A neve e as tempestades matam as flores,
mas nada podem contra as sementes."
Khalil Gibran


Pois é a primavera chegou e eu nem consegui registrar muito as flores e as árvores floridas que vi por aqui. Quer dizer, algumas fotos até fiz, mas sempre na correria.

Árvore com magnólias prontas para florirem
Neste ano, abril foi um mês bem atípico aqui na Suíça, já que a maioria dos dias foram bem quentinhos e com pouca variação de temperatura, a não ser a chuva que caiu em algumas regiões e deixou alguns estragos.

Abril é considerado um mês bem "temperamental" aqui na Suíça, com muita variação de temperatura: esquenta, esfria, neva, chove, esquenta de novo e por ai vai. Como diz um velho e conhecido ditado daqui: "April, april der macht was er will" (Abril, abril, ele faz o que quer). Bom, mas porque mesmo eu estou escrevendo sobre abril, se já estamos em maio...? (rs) Ah, sim, porque é em abril que começa a  floração das tulipas, uma das minhas flores preferidas!

Abril passou, mas eu vou escrever sobre as tulipas assim mesmo, rs... Agora, no mês de maio, ainda é possível ver algumas tulipas em alguns canteiros, já que estas flores têm períodos de floração variando entre "cedo, médio e tarde", vai depender do bulbo que você plantou.

No Brasil era raro eu ver tulipas, já que elas são flores que não se adaptam bem ao clima brasileiro. Elas precisam de baixas temperaturas para que os bulbos saiam do seu estado de latência e deem flores.

Desde que eu vim morar na Suíça e percebi que eu poderia ter durante toda a primavera vasos com tulipas em casa, toda semana eu comprava um ramalhete delas. Eu simplesmente amo tulipas! E, pelo fato delas não serem, como, por exemplo, as rosas, que podem ser encontradas durante todo o ano, isso as torna ainda mais especiais.


Mas, especial mesmo pra mim, foi a floração das minhas tulipas. Logo que nos mudamos para uma casa com quintal, eu quis ter um canteiro com tulipas, e assim o fiz.

A floração das tulipas, logo no início
Plantei bulbos por toda uma extensão do jardim e todos os anos eu aguardo ansiosamente pelo mês de abril, quando os bulbos das minhas tulipas começam a brotar.



E, parece que quanto mais rigoroso for o inverno, mais bonitas as tulipas nascem, já que, como eu escrevi acima, elas precisam do clima frio para brotarem. E esse ano, mais uma vez elas não decepcionaram: floriram lindas!



Na última contagem, eu contei 132 botões, mas algumas flores apareceram depois, então esse número aumentou um pouco. Pra mim é sempre uma alegria ver que as flores que eu plantei, brotaram.


Agora no meu canteiro restam somente algumas tulipas. A maior parte delas já murcharam e encerraram o ciclo deste ano.

Eu nunca vou enjoar de tulipas, todo o ano elas me alegram com a sua beleza!



14 comentários:

  1. Tulipas são lindas mesmo, seu canteiro ficou lindo com essa explosão de cor. Eu ouvi dizer que tem que plantar novos bulbos todo ano, é verdade isso ou você só plantou uma vez e elas continuam florindo ano após ano?

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, eu só plantei uma vez e todo ano elas sempre brotam. E isso já faz três anos. Acho que não precisa plantar novos bulbos não. Me explicaram que quando as pétalas cairem todas você deve cortar a ponta da haste da tulipa, assim a energia que elas produziriam para gerar novas sementinhas (acho que é isso aquilo que tem dentro, rs...), volta para o bulbo e consequentemente nascem novos bulbos. Acho que foi isso que aconteceu com algumas tulipas. Porque, de repente, algumas procriaram, rs... Bjs

      Excluir
  2. Lindas, lindas, lindas suas tulipas Sandra!! Amei seu jardim!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu canteiro. Cada cor de babar. Quero um assim um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula. Todo ano eu tb babo com as tulipas, rs..

      Excluir
  4. Seu jardim ficou lindo! Eu ía perguntar o mesmo que a Marcela...se precisava "replantar". As tulipas realmente são um desbunde de lindas! Boa semana, florida! rs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa semana pra você também! Na Holanda as tulipas tb são mesmo um espetáculo!!

      Excluir
  5. Tulipas são lindas mesmo, e o seu canteiro ficou muito bonito, acho que deixei o mesmo comentario ano passado..rsrs...mas eu adoro ver flores, elas dão um toque todo especial ao ambiente e deixam uma alegria no ar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, o tempo passa... acho que o seu comentário foi do ano retrasado, já que ano passado não escrevi sobre tulipas, rs.. Bj

      Excluir
  6. Olà, eu tmb vivo na Suiça hà quase 5 anos. sou portuguesa e com o tempo tenho aprendido a gostar deste paìs. Muito interessante o seu blog obrigada por partilhar tanta coisa aqui da Suiça. O meu blog è recente mas podem dar uma visita.bjs
    acasadaritanasuica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, obrigada pela visita e comentário. Já, já apareço no seu blog! Abs!!

      Excluir
  7. Ah Sandrinha, esse seu jardim vai dar um pau no Keukenhof kkk. Tá uma graça!
    Eu te acompanho no instagram e já comentei sobre seu jardim magavilhoso lá. Eu acho miraculoso esses bulbos ficarem escondidos no inverno, sem nenhuma chama de vida, para que na primavera, eles brotarem tão cheios de vida e cor. Acho isso realmente fantástico, Sandrinha!!! É renovação, é Deus mesmo.
    Vou falar mais uma vez: seu jardim tá mara, viu?
    Aproveite o verão querida!
    Ah Sandrinha, talvez eu e o amor passemos pela Suíça na Lua de mel. O plano é retornar de Zurique ao Brasil. Acha que podemos tomar um café por aí e nos conhecer pessoalmente? Menina eu adoraria!!!!
    Bjos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, obrigada! Minhas tulipinhas estão longe do glamour do Keukenhof, mas que são bonitas, são :-).
      Nossa, vou adorar te encontrar por aqui. Vou te escrever um email já já. Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...