20.4.15

Eisheilige, os santos do gelo

Eisheilige é um fenômeno climático que acontece todos os anos na Europa, principalmente nos países mais ao norte, entre os dias 11 e 15 de maio. Nesta quinzena de maio pode haver uma mudança brusca de temperatura, onde não só as noites e as madrugadas, mas também os dias, podem ser bem gelados. Tão gelados que podem prejudicar  plantações e mesmo plantas de varandas que são sensíveis e que podem congelar com as baixas temperaturas.

O Eisheilige, ou seja, os santos do gelo, de acordo com as crenças populares européias que vem desde a Idade Média, são representados da seguinte maneira:

St. Mamert, que chega na segunda, 11 de maio
St. Pankratius, que chega na terça, 12 de maio
St. Servatius, que chega na quarta, 13 de maio
St. Bonifatius, que chega na Quinta, 14 de maio
e finalmente a Sta Sophie (conhecida como kalte Sophie), que chega na sexta, 15 de maio, finalizando o ciclo.

Estes Santos eram invocados pelos agricultores para evitar que o efeito de uma geada acabasse com as plantações. Essa crença perdura até hoje na Suíça, não só entre os agricultores, mas também na área da jardinagem.

Já fomos alertados que as plantas mais sensíveis só devem ir para a varanda depois da passagem do Eisheilige. As que não estão em vasos, devem ser devidamente encapadas.

Assim, eu sigo esperando pela passagem da kalte (fria em alemão) Sophie, pois segundo os entendidos de jardinagem, só depois da passagem dela, as plantas mais sensíveis ao frio, podem ir para a varanda.


Aqui em casa temos duas palmeiras e alguns vasinhos com cactos que estão no Keller (porão), esperando para irem para fora.



Não vejo a hora de poder ver a minha varanda mais verde e mais florida.

UPDATE: Hoje, 15 de maio, o tempo virou: esfriou e choveu o dia todo! É, a Kalte Sofie veio mesmo :-).

12 comentários:

  1. Achei super interessante esses dias mais gelados em plena primavera, e foi uma surpresa descobrir esse lado mais religioso do pais. Tomara que o temperatura esquente logo por ai e assim voce pode colorir sua varanda e seu quintal.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, pelo que andei lendo na Wikipedia, esse fenômeno ocorre tb ai nos EUA, mas acho que independente de religião, essa é uma crença que faz parte de quem tem jardim e/ou trabalha com lavoura, mas tb achei super interessante. Bjs

      Excluir
  2. Que interessante esse negócio... eu não entendo nada de jardinagem, estou tendo minhas primeiras plantas em casa e estou amando. Graças a sua dica pensei em plantar umas coisas nesse outono, mas como eu acho que ainda vai ter quebradeira no jardim no ano que vem, não sei se arrisco umas plantas ou deixo pra depois que a obra for concluída. Também não vejo a hora de ver tudo verde e florido! hehe

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, eu tb estou longe de entender sobre jardinagem, rs... mas, durante toda a primavera-verão eu gosto de ter vasos de flores pela varanda, acho tão lindo! Plantas temos algumas em casa, e faz uma diferença enorme no ambiente. Vale a pena! Bjs

      Excluir
  3. Sandra, eu acho que eles estão passando por aqui. Os dias tem sido frios, apesar de ensolarados. Tem um vento vindo do polo Norte. Todas as noites eles avisam na previsão para cobrir as plantas por causa da geada da noite. Imagina que aqui estamos com temperatura negativa.
    Gsotei de saber desta crença popular...eu desconhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eliana, pelo que eu li o Eisheilige ocorre nas regiões mais frias da Europa. Esse ano o inverno foi tão intenso que quase perdemos uns bambus que ficam em dois vasos na varanda.
      Aqui os dias tem sido bonitos, só esfriando mesmo a noite. Espero que a Primavera chegue logo ai na Holanda!

      Excluir
  4. Que interessante!! Nunca tinha ouvido falar nisso. Nos santos ja, ja que tem muitas igrejas com esses nomes, mas que existisse um periodo relativamente certo em que tal "friagem" pudesse acontecer é novidade.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, existe sim um período de geadas em maio, quando todo mundo pensa que o frio já passou, rs... mas só "sente" mesmo quem tem plantas, jardim, ou trabalha com agricultura. Quer dizer, sentir todo mundo sente, mas ninguém é prejudicado pelo frio, como as plantas. Bjs

      Excluir
  5. Adorei os cactos ,faz horas que quero fazer um pequeno jardim, e o teu me inspirou, Sandroca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim Madi, é relaxante! E cactos não dão nem tanto trabalho :-). Bj

      Excluir
  6. oi Sandroca

    suas plantinhas estão lindas, quero ver mais rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...