10.3.15

Seis invenções suíças

Todo mundo sabe que os suíços foram os pioneiros nos processos que contribuiram para melhorar a qualidade e o sabor dos chocolates. Além disso os queijos e os relógios são também lembrados quando se trata de Suíça.

Mas, o que muita gente não sabe, é que os suíços foram os inventores de coisas, consideradas até meio que banais, mas que são super úteis no nosso dia a dia. Aposto que você tem em casa pelo menos duas dessas invenções.

Saber disso não é nada que vai mudar a sua vida, rs... mas é que eu ando bem sem idéias do que escrever por aqui, rs...

Papel alumínio: Em 1905 o empresário suíço Heinrich Alfred Gautschi registrou a patente sobre a folha de alumínio, mas somente em 1911 ele passou a ser comercializado. Foi nesse ano que a empresa Tobler, que fabricava o Toblerone, passou a embalar em papel alumínio o seu então mais famoso chocolate.


Velcro: foi inventado em 1948 pelo engenheiro suíço, George de Mestral. Um dia voltando com o seu cachorro de um passeio pelos alpes, ele percebeu que sementes de uma plantinha grudavam constantemente na sua roupa e no pêlo do seu cão. Com um microscópio ele percebeu que haviam filamentos capazes de causar a aderência e unir dois tecidos de maneira simples e reversível. Assim surgia o velcro.



Intensificadores de sabor e sopas instântaneas. Amado por uns, odiados por outros (principalmente pelos chefs de cuisine), os intensificadores de sabor (temperos prontos, caldos de legumes), foram desenvolvidos no século 19 pelo suíço Julius Maggi.


Varal portátil: esse modelo é conhecido aqui como "Wäschspinnen" (Wäsch: lavar, spinnen. aranha), por ter um formato de uma aranha, foi criado em 1947 por Walter Steiner, um cidadão da cidade suíça de Winterthur. Esse tipo de varal é muito comum por aqui, principalmente nas residências com quintal ou varanda porque ele costuma ser bem grande e requer bastante espaço para ser montado.



Descascador de legumes: inventado em 1947 na cidade suíça de Davos, por Alfred Neweczerzal. Ele queria algo que possibilitasse cortar frutas e legumes em uma camada mais fina do que com a faca convencional, para assim, não disperdiçar o alimento e descascar só o que fosse necessário.



Cápsulas de café Nespresso: o pioneiro sistema de capsúlas para fazer café, foi uma invenção do engenheiro suíço Eric Favre, da empresa de alimentos Nestlé, na década de 70. Entetanto, o negócio com as capsulas começou somente 10 anos depois que foi patenteado, sendo copiado inúmeras vezes. Neste caso há controvérsias, pois argumenta-se que as cápsulas foram inventadas bem antes pela Lavazza, empresa italiana, mas não houve interesse ou visão de marketing da parte deles em patenteá-las, sendo assim, foi atribuida a Nestlé a invenção delas.



Todas essas informações foram retiradas daqui: http://www.suissebook.ch/diese-6-erfindungen-stammen-aus-der-schweiz-wer-haette-das-gedacht/

9 comentários:

  1. Sandroca

    Sem dúvida invenções úteis que fazem toda a diferença em nossos dias.
    Sdd.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ SANDRA
    Quantos mais aprendemos melhor. Uma terça maravilhosa para vc.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola Sandra,
    Que interessante, ainda bem que tem gente criativa para facilitar nossas vidas com suas invencoes. bj

    ResponderExcluir
  4. Coisinhas interessantes... Adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Noooossa, eles inventaram todas estas coisas?!?!? Olha, se você não conta eu jamais iria parar pra pensar. Boa ideia de post! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei!!! Nao sabia ... Sou fã do papel aluminio, varal portatil (por necessidade, queria mesmo uma area de serviço, rs) e do descascador de legumes. E quer dizer entao que os suíços sao os "culpados" pelo velcro?? Hhahaha no inicio do meu blog fiz um post chamado "Velcro, a pior invenção da humanidade" - entao nao sou das maiores fãs !! Bjo

    ResponderExcluir
  7. hunn.. acho q o papel aluminio eh a minha preferida! hahaha

    ResponderExcluir
  8. O papel aluminio pra mim foi uma surpresa, podia jurar que tinha sido inventado nos EUA...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A pessoa que inventou o descascador de legumes merece O BEIJO .....no rosto :D!
    Hahahaha!!! Se bem que o papel alumínio é bem top tb!!
    Bjos

    Blog Querido Deus, obg por me exportar!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...