13.2.15

Valentine's day e os relacionamentos na Suíça

Amanhã, dia 14 de fevereiro, é comemorado pelas bandas de cá o dia dos namorados (Valentinstag em alemão). Na Suíça, pelo que eu tenho notado, a data vem ganhando força a cada ano, pelo menos no que se trata de marketing. Meu email, por exemplo, foi inundado de propagandas e ofertas de lojas para o Valentine's day. Um deles, até se justificava dizendo que, em pesquisa feita, a maioria dos suíços quer comemorar e lembrar desta data. É, o povo aqui tá ficando mesmo bem moderninho!

Alles Aus Liebe: Tudo por amor
Foto: http://www.deviantart.com by Frandji

Eu já ouvi por ai que os suíços são "frios", que são distantes, que não são nada românticos e por ai vai....Eu vejo de outra maneira. Os suíços são discretos, essa é a diferença. Não é comum que eles se declarem ou tenham grandes arroubos de paixão em público, eles não agem por instintos. A coisa é menos explícita, digamos assim.

A paquera também é muito discreta. Não é comum ser cobiçada pelas ruas com olhares, não é comum que os suíços mexam com você, que deem cantadas mais picantes, fiu fiu, e por ai vai. Pode acontecer, mas há grandes chances de que isso tenha partido de um estrangeiro. Creiam-me!

As mulheres tem liberdade para sair a noite, até sozinhas se quiserem, para dançarem, por exemplo, sem que sejam importunadas por rapazes mais afoitos, digamos assim. Claro que isso pode acontecer, mas será um caso isolado. O respeito prevalece em danceterias, boates, bares e etc ... se um homem se aproximar de você, será para conversar. Olhos nos olhos. Nada de pegação na balada,rs...

Tambem namorar por namorar não é algo comum por aqui. A parte mais importante pra eles é que o amor venha primeiro de uma amizade, de afinidades, de interesses em comum, a partir dai é que o interesse amoroso vai surgindo, até evoluir para um namoro.

Já a amizade entre homem e mulher é uma coisa muito comum por aqui. É super normal, por exemplo, encontrar um casal de amigos sozinhos em um restaurante ou em um bar, sem que eles tenham uma relação afetiva. Nas relações há espaço para manter os amigos e continuar fazendo o que se gosta, mesmo depois de casados.

Não acho que ficar comparando leve a alguma coisas, mas, no Brasil o que me irritava era o pensamento machista de alguns, como se duas pessoas do sexo oposto não pudessem manter uma amizade por afinidade, compatibilidade intectual, interesses em comum, etc... como se um homem e uma mulher só pudessem se relacionar para se "acasalarem". Aff, isso me tirava do sério. E ainda tinham aqueles caras que se achavam. Bastava você ser um pouco simpática com eles ou se prolongar em um tema do seu interesse, por afinidade ou curiosidade mesmo, que eles logo ficavam achando que você estava dando mole. Ridículo isso.

Outra coisa que eu estranhei logo que eu cheguei na Suíça, era que em festas, encontros com amigos e etc... não se notava logo de cara quem era um casal. Porque por  aqui não é bem visto que os casais fiquem "grudados" e nem que tenham grandes demonstrações de afeto em espaços público, é tudo muito discreto. Atualmente, eu tenho visto mais entre os adolescentes, comportamentos deste tipo, mas ainda assim é algo incomum.

Os suíços tem até alguns nomes carinhosos para se referirem aos amados(as). "Schätzli" (o diminutivo de Schatz, que significa tesouro), "Käferli" (Joaninha) e Mis Müsli (minha ratinha). hahaha, meio engraçado ser carinhosamente chamada de ratinha, né?!



Alles Liebe zum Valentinstag!



14 comentários:

  1. Feliz dia dos namorados pra vcs, comemore muito com muito amor.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Apesar da hiper comercialização dessa data no hemisfério norte, acho super válido o lembrete, os planos de comemoração, etc. Tudo é válido para demonstrar o que sentimos, né?
    Xx

    ResponderExcluir
  3. Realmente o dia tem ganhado força. Porém o dia é considerado para você se declarar à pessoa e tornar o seu interesse afetivo "público". E pra falar a verdade, até me esqueci da data, quando hoje de manhã lembrei hahaha...marido já vai logo dizendo que ele sabe que eu gosto dele! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Na Suíça existe educação e respeito, afinal, ninguém é obrigado a assistir cenas de amor alheias, até pq alguns casais são tão explícitos q a gente até se ruboriza,ahahahaha..do lado de cá, o descaramento é geral, a pegação é pública e os incomodados q olhem pro outro lado...

    ResponderExcluir
  5. Esse lance de ser chamada de ratinha ate que e bonitinho, mas da onde eles tiraram isso?...rs. Aqui no Valentine`s Day o povo surta e vai as loucuras, e muito comum homens pedirem suas parceiras em casamento no valentine`s e mais comum ainda terem as festas para as pessoas que estao solteiras, principalmente para deixar claro como eles odeiam esse dia...aqui e uma graca..rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandrinha!!!
    To de volta pra ler as curiosidades da vida na Suíça! Te acompanho sempre no Insta mas a leitura tem uma riqueza que escapa à fotografia, ainda mais rico é ler você com o olhar sensível e astuto que tem. Olhar vivido e cheio de ponderações que adoro acompanhar!
    Beijo querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha, tái uma coisa que acho bizarra, chamar o parceiro de ratinho (a) hahaha. Sabe, eu tenho uma colega aqui que sempre que me vê me chama de Maus...e eu acho super medonho. Tenho vontade de dizer a ela pra parar de me chamar assim uahuhaaha
    Essa é uma data mto especial pra mim, pois é a data do nosso niver de namoro. Esse ano fizemos cinco anos! :) Como o tempo passa rápido!
    Espero que seu dia tenha sido especial!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Sandra!
    Geht es dir gut? Hast du den Winter und die damit verbundenen kalten Temperaturen auch langsam satt??? Oder genießt du den Schnee und möglicherweise den damit verbundenen Wintersport?
    Ich konnte Ende Januar eine kurze Pause vom Winter einlegen und habe für einige wenige Tage mal an die 30°C und Sonnenschein genießen können - wenn ich nicht gerade in einem Büro oder im Hotelzimmer war.
    Dir noch einen schönen und angenehmen Rest vom schweizer Winter - der Frühling lauert schon bereits um die Ecke... ;-)
    Liebe Grüße, Uwe.

    ResponderExcluir
  9. Aqui nao é diferente! Precisa ver a decepção da minha amiga solteira que veio aqui e nem meio homem deu bola pra ela, rs. Contudo, notei uma coisa bizaaaaarra. Sabe essa coisa de nao demonstrarem afeto em publico, beijo, pegação, etc? Aqui tb é assim, excetooooo nas piscinas "thermas". Eu fiquei horrorizada com a pegação nas piscinas e achei até nojento. Em todo canto tem um casal encostado se beijando e sei la, cheio de criança, família, euzinha incomodada... não consegui entender de jeito nenhum o porquê dessa exceção. Vc ja notou isso aí? Bjo

    ResponderExcluir
  10. Menina, nunca notei isso nas piscinas daqui!! No máximo que vi, foram as mulheres ficarem peladonas uma na frente da outra para se trocarem, hahahhaa, eu tenho vergonha de fazer isso em público :P.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandra qual seu contato? Estou na Suíça. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose. Pode me escrever no fondueechocolate@gmail.com
      Abs

      Excluir
  12. Olá Sandra qual seu email. Estou na Suíça. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. email do blog: fondueechocolate@gmail.com

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...