28.2.15

Os suíços, os esportes e o inverno

Se tem uma coisa que não detém os suíços, é o frio. Temperatura abaixo de zero por aqui não é desculpa para deixar de fazer alguma coisa, mesmo que essa coisa seja, por exemplo, praticar esporte ao ar livre!


Não é incomum encontrar lojas de artigos esportivos onde quer que você vá, seja a cidade grande ou pequena. A oferta é ampla. Não sei qual a porcentagem, mas aqui na Suíça muita gente pratica esporte, seja ele em academia ou ao ar livre.
 
Se os suíços estão acostumados a usarem a bicicleta no dia a dia
não será um pouco de neve que fará com que eles não pedalem!
Faça chuva ou faça sol. Seja qual for a quantidade de neve que tenha caido, os suíços estarão lá: correndo, pedalando, andando ou simplesmente passeando com o seu cachorro, não importa as condições climáticas. Eles estarão lá, se exercitando. E isso não é reservado somente aos profissionais não. Muitos são esportistas amadores mesmo, que capricham na indumentária!


Eu achava engraçado quando alguns amigos faziam comparações do tipo: "ah, mas o frio que faz aqui no Brasil é fichinha para os suíços, né"? Não, não é!


Os suíços batem o queixo quando estão no Brasil na época de inverno, pois as casas brasileiras não possuem aquecimento e nem são preparadas para suportar baixas temperaturas. Os suíços são até um pouco mal acostumados, pois aqui o secular sistema de calefação (aliado a boa isolação das casas) garante um ambiente aquecido e preparado para enfrentar o rigoroso inverno. Aqui não é um problema levantar no frio e tomar um banho. Você não sai da cama ou do chuveiro batendo o queixo. Quem sofre mesmo no inverno são os brasileiros do sul e de parte do sudeste, rs... Lá sim, o inverno pode ser bem penoso!

Este dia devia estar no máximo 0 grau! Uma salva de palmas
para este ciclista!!

Mas, se em ambientes fechados os suíços contam com o quentinho dos aquecedores e reclamam quando o aquecimento não funciona tão bem, o mesmo não acontece do lado de fora. Eles não reclamam que porque está frio não irão correr, caminhar, pedalar ou whatever, eles irão! Chuva também não os detém. Já vi gente saindo de casa embaixo de chuva para se exercitar. Eu hein!

Olha, eu já adquiri certos hábitos morando aqui, mas esporte ao ar livre no inverno, é um que eu ainda não consegui. Quem sabe um dia... Mal sehen...

14 comentários:

  1. Oi Sandra,
    Sabe o que eu estou achando? E que nos brasileiros sempre temos uma desculpa para nao nos exercitarmos, nao e? No Brasil se chove ninguem quer sair de casa, se faz frio tambem, se esta calor todo mundo reclama, como e que vai fazer uma caminhada embaixo de tanto sol? Eu logo que cheguei na Europa dava todas as desculpas do mundo para nao me exercitar, a melhor era a de achar dificil dirigir ate a academia com neve, hehe... Ainda nao sou fa de me exercitar no frio, nem de esquiar gostei, mas nao deixo de ir a academia, agora nao tem mais desculpa. bj
    our365adventures.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me incluo no rol (e não me orgulho disso) dos que encontram desculpas para não se exercitarem, rs...mas estou melhorando.
      Aqui eu acho muito mais acessível ir a uma academia do que no Brasil, sem contar que há muitos parques e espaços públicos que estimulam a atividade física. Bjs

      Excluir
  2. Eu faço parte dos que moram no sul do Brasil e batem queixo,hehe...aqui raramente se encontram locais com calefação, a gente sofre mesmo no inverno que, além de tudo, é úmido pra K..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, eu também batia o queixo no inverno de São Paulo. Era frio dentro e fora de casa! brrrrrrr
      Em compensação, quando esquenta muito na Suíça, algumas casas viram uma estufa!! Não compensa ter ar condicionado para usar poucas semanas por ano! Bjs

      Excluir
  3. HAHAHa Olha Sandra, não contem comigo hahahah Nem no calor e muito menos no frio! Sou preguiçosa assumida pra exercícios físicos! rs Claro, ando de bike, ando a pé bastante, mas sem aquele esquema de programa de treinamento...oh não, não mesmo! rs Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá falando com a sua xará, rs... eu tb sou preguiçosa assumida, mas ando muiiiito e pedalo também, isso me ajuda a manter uma certa "forma", rs.. Bjs

      Excluir
  4. Eu admiro os suiços e a coragem de se exercitar do lado de fora no frio, esse inverno tem sido super frio aqui e nem academia tem dado animo pra ir. Então to no mesmo time dos sem coragem de enfrentar o frio...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, realmente acho que o frio que tem feito ai, desanimaria até os mais esportistas! Impossível fazer alguma coisa ao ar livre quando a temperatura bate -20! Já já a primavera chega. Bjs

      Excluir
  5. Oi Sandrinha!
    Olha, eu admiro demais esse povo que sai pra correr do frio. Pra mim...nein, danke. Eu voltei agora a pedalar e fazer caminhada, já que está menos frio. Vejo que tem gente aqui que continua indo pro trabalho de bicicleta até com neve na canela. Eu prefiro ficar só admirando hehehe
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, Ana, acho que quem nasce aqui encara isso de forma tão natural que nem se assusta em pedalar com baixas temperaturas. Um dia, quem sabe, eu ainda chego lá, rs.. Bjs

      Excluir
  6. Achei que tinha comentado nesse post, que estranho rs
    Bom, eu admiro isso demais. Nao só esporte de lazer, fico de boca aberta em como o pessoal que vai trabalhar de bicicleta mantém-se firme na bicicleta se tá frio, toró, etc. Eu estou correndo bastante na rua e percebi que correr no frio não é tão ruim. Eu estabeleci a temperatura minima de -2 pra correr, porque vi que dá, mesmo com chuva fina. Eu uso legging normal, tênis à prova d água, uma blusinha de esporte normal e por cima uma de manga comprida com capuzinho. O que eu reparei é que qdo tá mto frio (abaixo de 5) minhas maos ficam pedra de gelo (mas me recuso a usar luva) durante 10 minutos e depois o corpo esquenta todinho e até esqueço que to no frio. Eu esquento tanto que acima de 10 graus saio de manga curta senao passo mal de calor rs. Mas claro que agora que ta esquentando tá ficando uma experiencia mto mais gostosa! ;) Pena que eu costumo engordar justamente no inverno, entao n posso ficar sem exercício! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu sou uma preguiçosa para atividade física. Se bem que eu adoro caminhar, mas cadê motivação para fazer isso todos os dias pela manhã e sozinha? Tenho que começar a me disciplinar e acostumar o meu corpo a se movimentar. Eu sei que lá na frente, os sinais aparecerão. Bjss

      Excluir
  7. Olá! Só em três meses de curso, eu já pude assistir diversos vídeos sobre a Suiça. E foi o suficiente para me instigar e decidir que quero passear aí um pouco pelo menos! E nesta busca de informações eu acabei encontrando o seu blog que é sensacional! Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e fotos belíssimas. Estou add seu blog ao meu para visitar sempre que der! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita e comentário. Feliz que o meu blog está te ajudando no planejamento da sua viagem. Tenho muitos posts rascunhados. Assim que tiver tempo, postarei mais sobre a Suíça. Abs!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...