2.2.15

O inverno e eu

Desde que eu vim morar na Suíça eu sabia que para viver bem aqui eu teria que ter uma relação harmoniosa com o inverno, afinal ficar reclamando do frio, não iria fazer o inverno passar mais rápido,rs.

No começo foi um pouco complicado, não tanto pelo frio em si, mas pelo desconhecimento do que era um inverno de verdade. Vejam bem, mesmo para quem venha do sul ou do sudeste do Brasil, que até frio faz, não consegue dimensionar o que é um rigoroso inverno europeu.


Não posso dizer que "sofri" ou sofro por causa do frio intenso, afinal todos os lugares fechados daqui possuem calefação e as roupas são adequadas para o clima. A adaptação vem aos poucos. Com o passar dos invernos você vai sabendo escolher melhor as suas roupas e os calçados e vai aprendendo que não necessariamente o casaco ou a bota mais bonita serão os mais apropriados para as baixas temperaturas. O mais importante é estar confortável e aquecida.

A mesma coisa acontece com os cuidados com a pele. Não vai adiantar muito usar o hidratante ou o óleo de corpo mais perfumado do mundo se o produto não tiver alto poder de hidratação. Sem isso, a sua pele corre o risco de rachar! No meu primeiro ou segundo inverno, não lembro ao certo, minha pele ficou muito sensível e coçava muito. Fui saber que era devido a forma de me banhar: água muito quente e banho demorado. A água calcária daqui em temperatura muito quente fragiliza a pele. Um hidratante potente aliado a banhos rápidos e mornos me ajudaram a resolver o problema.


Hidratante corporal da marca suíça Spirig a base de uréia. Ótimo e ideal para o inverno

Esse ano quando o inverno suíço começou de verdade (isso é, com temperaturas negativas e neve) eu não vi, porque estava curtindo o verão brasileiro \o/ \o/. Mas, desde a semana passada, começou a nevar de novo com força. As temperaturas cairam e a Suíça ficou ainda mais bonita coberta com seu tão característico manto branco.


É verdade que quando a neve cai por dias seguidos e em grandes quantidades ela causa alguns problemas: avalanches, acidentes, atrasos em linhas ferroviárias e aeroportos e etc... mas a beleza que ela proporciona, ninguém pode questionar!





Até um boneco de neve esse ano eu consegui fazer. O primeiro a gente nunca esquece!

20 comentários:

  1. É lindo demais...
    Eu particularmente Amo o inverno, e sofro que aqui no Brasil, pelo menos na regiao onde moro, nao tem feito inverno. As temperaturas nao caem tanto.
    Amo o frio, mas nao gosto de passar frio, claro, e sofri um certo bullying quando marquei viagem para Alemanha, pois todos falavam que morreria de frio, é incrivel, como nos dias de frio voce passa mais frio aqui no Brasil do que na Europa, devido a todos os lugares ter calefação.
    Sofri com o ressecamento da pele, quando estive na Alemanha.
    Adorei o post.

    Lilli


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso é certo: eu passei mais frio no Brasil (SP) do que na Suíça, rs... a diferença é que aqui há estrutura para o inverno. Hoje em dia eu me sinto bem adaptada e acho que o meu corpo já se acostumou com as baixas temperaturas.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Quando neva não esfria tanto, ou melhor, não sentimos muito frio, pois ela forma um isolamento e a sensação de frio é menor.

      Excluir
  3. Há quanto tempo você mora aí, Sandra? Engraçado que o problema com o ressecamento da pele no inverno eu tenho ainda porque não consigo evitar o banho quente no frio - de todos os lugares da casa, logo o aquecedor do banheiro não funciona, por isso. :( Eu tenho aprendido tanta coisa sobre vestimentas para o frio. Eu já tinha passado alguns invernos na Alemanha, mas já vi que fazia tudo errado. Agora estou eu com uma montanha de pullovers de poliéster que não uso, haha. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, moro aqui há 5 anos e no decorrer deste tempo acho que meu corpo já se adaptou ao frio, embora minha pele resseque algumas vezes.
      Já as roupas para o inverno, eu costumo dizer que é melhor comprar a roupa de dentro para fora, ou seja, ver a composição na etiqueta. Quanta coisa errada eu já comprei também, rs.. esses pullovers de poliéster para o inverno nâo servem para nada, rs... Bjs

      Excluir
  4. Que lindas as fotos, Sandra, amei aquela nevando. Essa questão da pele eu senti um pouco, mas não chegou a rachar nem nada. Eu morro de preguiça de passar hidratante mas agora não tem jeito, né. Ainda não sou expert em escolher as roupas de frio, mas com os invernos a gente vai aprendendo.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela! Fica tão lindo fotografar com neve né!?
      Sabe que eu adoro hidratantes e cremes no geral? Adoro, adoro. Não tenho preguiça nenhuma de usá-los, rs... entao neste ponto não tive problemas, somente em achar o correto para o inverno.
      Montar um guarda-roupa de inverno funcional é mesmo um desafio. Eu ainda quero comprar algumas peças de cashmere (de verdade, e não imitação, rs...) e um bom casaco com capuz. Bjs

      Excluir
  5. Q fotos! E tu tá linda,deusa na neve, amei!!!!!
    Eu tô indo pra Portugal daqui 2 semanas, espero q lá não esteja tão frio,hehe..
    bjssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa viagem Madi!!! Acho que não estará tão frio lá não. Aproveite! Bjs

      Excluir
  6. Ola, estou passando aqui pela primeira vez. Eu moro na Austria e este ja e meu 4o inverno na Europa e vou ter que confessar sempre fico encantada com a neve, pareco ate crianca. As paisagens do inverno sao lindissimas.
    Ja estou seguindo! bj Carolina
    our365adventures.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, obrigada pela visita! Vou lá ver o seu blog já já :-).
      Eu tb adoro a neve!! Entra ano e sai ano e quando neva eu viro a "boba da neve", rs.. é tão bonito... Bjs

      Excluir
  7. Apesar dos problemas que ela traz eu amo neve, e tao linda e parece que o mundo entra numa paz. Minha pele sofre muito no inverno, eu me acabo nos hidratantes tambem...rs. Eu ate hoje nao consegui construir um boneco de neve, mas um dia eu consigo...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre falava em fazer um boneco de neve, mas sempre deixava passar... dessa vez, deu certo, rs...hahahah, coisa de criança mesmo.
      Já conclui que minha pele e meu cabelo ficam melhores no inverno. Sei lá porque...Bjs

      Excluir
  8. ahh que coisa linda esse inverno europeu! mesmo com todos os inconvenientes que ele traz, ainda prefiro me entroxar de casacos e botas de neve do que passar esse calorão no Brasil.
    Lembro que na Alemanha o que mais me chamou a atenção era ver as pessoas vestidas para não passar frio e ficarem confortáveis, e não para ficarem bonitas, como vejo acontecer no inverno aqui do RS.
    Afinal, o inverno daí não é brincadeira não!

    (sempre bom voltar a visitar teu blog, andei sumida mas voltei)

    beijo e boa neve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb prefiro o frio, mesmo com todos os incovenientes, ao calor senegalesco que atualmente está fazendo no BR.
      E, realmente, aqui as pessoas se preocupam muito mais em se manterem aquecidas do que aparentarem elegância ou beleza, mas estarem com frio, rs. mas quando conseguem unir os dois, melhor ainda :-). Bjs

      Excluir
  9. Oi Sandra, já leio seu blog há algum tempo mas acho q nunca comentei! Adoro ler seus posts, você é muito simpática e gentil nos comentários, e me identifico muito com sua maneira de pensar! Parabéns pelo blog, essa leitura alimenta meu sonho de um dia viver neste lugar lindo e civilizado! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário!! Feliz em saber que gosta de ler o blog e que se identifica com ele. Espero conseguir escrever mais daqui pra frente. Saiba que escrevo tudo com muito carinho e comentários como o seu é que me dão mais força para continuar escrevendo. Um abraço!!

      Excluir
  10. Já falei que vc me faz morrer de saudades do Canadá? A neve é um espetáculo à parte. E sim, esses inconvenientes a gente aprende a driblar, a tratar, a prevenir. Pele seca era algo que eu sofria lá, apesar de normalmente ter uma pele oleosa assim como o cabelo. Cabelo que por sinal ficava a ponto de fazer dread. Mas depois a gente vai encontrando os produtos adequados, aprendendo a se cuidar mais e tudo vira normal.
    I miss the snow :(
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente, com o tempo tudo passa a ser normal e você se adapta, encontra as roupas e os produtos certos e fica tudo bem! Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...