9.2.15

SOS capilar

Eu tenho uma ótima saúde, raramente fico doente, não sofro de enxaqueca, não sinto dor nenhuma, cólica raramente eu tenho, mas meu cabelo... ah, sem dúvida é a parte do meu corpo que mais me dá trabalho! Mas como diz o ditado, dos males o menor. Só que não! rs.. Como esse é um blog que "fala" de tudo e do nada, da Suíça a cabelos, de receitas culinárias a viagens, rs.. vou contar um pouco sobre o meu carma capilar.

Meu cabelo é assim: ele não é liso, nem enrolado. Não é totalmente crespo mas é muito, muito fino e frágil e resseca com uma facilidade sem tamanho. Ele também não cacheia, (quer dizer, no Brasil até que formava cachos, porque a água de lá não é "pesada" como a daqui, mas aqui, sem chance de molhar o cabelo todo dia e modelá-lo com um creme para definir cachos), ou seja, meu cabelo não tem uma forma, sabe?

Antes de vir morar na Suíça acreditei nas maravilhas e fiz a tal da escova progressiva. No começo o cabelo até ficou bonito e eu acabei trazendo para cá o produto, para eu mesma aplicar . Aqui na Suíça você raramente (ou nunca) vai encontrar um salão "100% suíço e/ou europeu" que faça a progressiva ou outros procedimentos a que estamos acostumadas a fazer no Brasil.

Bom, durante o tempo em que eu fui aplicando a progressiva, o meu cabelo foi ficando aquela coisa espichada e estranha (e olha que eu hidratava o cabelo sim!) e foi virando um ninho de passarinho! Ninhos de passarinho são até graciosos, mas não combinam em cima do pescoço!

Depois deste incidente capilar com a progressiva eu cortei um tantão de cabelo e fui  tratando e  hidratando intensivamente e deu resultado: o cabelo foi crescendo saudável e forte. Aleluia!!

Eu sei que tem muiiita gente que ama a tal da progressiva e não vive sem, mas depois de tudo que eu li e pesquisei, EU me coloco contra e nem é só porque uma determinada marca não funcionou comigo. É porque progressiva estraga o cabelo. Em um primeiro momento os danos não são visíveis, porque ficam escondidos embaixo dos fios brilhantes e lisos. Além de tudo, você vai ficando cada vez mais dependente dela.

Eu já li  em matérias sobre progressivas que a quantidade de formol segura para uso cosmético é de 0,2%. Entretanto essa quantidade não é suficiente para alisar de fato o cabelo. Porém, se você perguntar, todos os salões vão dizer que aplicam a progressiva com a porcentagem permitida pela Anvisa. Mas a permitida não alisa. E ai? Bom, cala-te boca!

Não estou aqui criticando quem faz progressiva, quem a vende ou sei lá o que, afinal, se existe mercado pra isso, é porque há procura. Mas o que não faltam são alertas sobre os perigos do uso do formol!

Voltando ao meu cabelo....  então que de uns tempos pra cá me deu a louca, e eu fiz muita "§ /£*"£& no meu cabelo, desta vez não foi nem foi com progressiva, rs...  coloquei tinta com fórmula incompátivel,  tinta em cima de tinta, relaxei a raiz burra e isso teve consequências: meu cabelo quebrou muito e ficou muiito ressecado. Isso que dá não ir ao cabeleleiro e ficar querendo economizar uns caraminguás. Corri para o salão, mas a caca já tinha sido feita... no Brasil fui cortar e a cabeleleira quase tosou cortou um tantão para retirar a maior parte da química. Foi o jeito. No começo não gostei do cabelo tão curto, mas agora já estou me acostumando e cabelo cresce.

Alguns dos meus produtos para salvação capilar!
A partir dai eu resgatei alguns dos meus produtos de hidratação, que estavam até meio esquecidos, e investi em mais outros cremes para a nutrição e reconstrução. Aqui, felizmente esses produtos são acessíveis. Do Brasil eu trouxe  ampolas de queratina para misturar no creme de hidratação e estou usando óleo de coco para umectação nas pontas uma vez por semana antes de lavar o cabelo. Aliás, no Brasil, eu tive a impressão que não existem mais pessoas com cabelos cacheados, rs... tá todo mundo fazendo a progressiva. Também pudera, em qualquer salão que você entre, ficam te oferecendo pra fazer o tal do "tratamento" com progressiva.

Bom, pra mim o que tem funcionado são hidratações (caseira ou de salão), usar leave in antes de secar o cabelo,  protetor de pontas, além, é claro, de ter uma alimentação saudável (que eu sempre tive) e beber muita água, coisa que confesso, é um hábito que eu não tinha!

Por essas e outras é que eu não acredito nos milagres que as progressivas prometem, mas não condeno quem faça. Porém não se engane com aquelas escovas que prometem plástica nos fios, botox, realinhamento, além das escovas de chocolate, de morango, escovas bio isso ou aquilo na fórmula, e etc... pois tudo isso é para disfarçar o que contém de fato na fórmula: formol! E, se mesmo assim você for adepta das progressivas, só não se deixe de hidratar muito o cabelo!

Todas as vezes em que perguntei sobre a progressiva para cabeleireiros(as), eles garantiram que a progressiva é um tratamento e coisital... mas ai lendo a opinião e as idéias de quem não trabalha com a progressiva, vinha sempre a pergunta do porque das marcas de empresas top do mercado, como por exemplo, a Loreal, Joico, Wella e etc.. não terem aderido a moda e criado um "tratamento" de escova progressiva também (?). Ora, porque nenhuma delas vai querer jogar o nome no vento, colocando na formulação um componente que não é seguro para a saúde.

Este site me ajudou muito a entender o mundo das progressivas e me deu a certeza de não fazê-la:

http://jurovalendo.com.br/tag/escova-progressiva/

Bom, deixa eu ir lá lavar e hidratar o meu cabelo.

16 comentários:

  1. Que bom Sandra que acertou a mão com o cabelo...Pois é...eu também já fui "vitíma"desta moda e olha que nem precisava. Hoje sei que meu cabelo é lindo, cacheado. Fica de um jeito que até parece cabelo de boneca hahaha e chega a ser quase irritante, mas aceito meu cabelo e aqui aprendi a cuidar mais dele também, de forma simples e com bons produtos, sem gastar horrores. E realmente, dá pra ver na cara da pessoa que o cabelo é alisado, fica estranho, parecendo cabelo de plástico e muitas vezes nem combina com o rosto da pessoa...maaasss ditaram que o cabelo liso é o cabelo PERFEITO... eu também não posso mais com isso. hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o cabelo fica artificial, com aspecto de alisado mesmo... o pior é que tem gente que afirma que nasceu com ele, rs..rs.. Eu tb estou aprendendo a cuidar do meu, sem ter que apelar para químicas agressivas, com mais tratamento de hidratação mesmo. Cabelo bonito é cabelo saudável! Bj

      Excluir
  2. Fiz progressiva só uma vez e depois desisti: custou caro e o efeito de cabelo liso e com aspecto de hidratado durou pouco mais de 1 mês, logo tive de voltar a fazer escova e ele ficou ressecado, pior até do q antes.
    Qdo.me oferecem, já vou dizendo não!
    E agora, só faço escova 1x semana, no máximo, o resto do tempo invento presinhos charmosos,ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, os salões brasileiros ficam fazendo "marketing de guerrilha", para te convencer a fazer a progressiva, afff... acho um terror isso! Mas seu cabelo 'e lindo, você não precisa de progressiva não. Bjs

      Excluir
  3. Eu deixei um comentario gigante aqui mas ano foi..haaaa!!!...rsrs.

    Eu costumo fazer progressiva no meu cabelo 2x por ano, eu mesmo faco e realmente a quimica acaba com o cabelo, o meu ficou mais fino, fragil, escuro e ralo. Ja tem um tempo que ando procurando alternativas para o meus fios aqui. Pelo menos nos US formol e fichinha perto das quimicas que os produtos daqui usam, o que me admira que a mulherada que usa essas coisas ainda tem cabelo. Pelo menos a Wella tem um straightener aqui, que eu tenho a impressao que e como as famosas progressivas brasileiras.

    Ultimamente os novos tratamentos tem usado produtos mais perigosos que o formol, esses ajudam a manter o resultado mas ao mesmo tempo sao mais perigosos por muitos serem ligados a causas cancerigenas. Mas tem muito "especialista" que diz que nao sao e assim o debate continua e as duvidas continuam no ar ou pelo menos ninguem confirma o quao mal essas coisas sao.

    Eu ja tentei varios produtos pra ajudar os meus cabelos, ja tentei o Marroccoil que e caro pra caramba e deixou meu durito horrivel e o Kerastase que nao fez nenhum milagre. Ultimamente tenho usado o Silicon Mix e um xampu de argain oil baratinho que tem deixado meu cabelo lindo. Eu tambem faco hidratacoes caseiras mais ou menso uma vez por mes com ovo e azeite que hidrata o cabelo e da um brilho lindo. Claro que beber agua e boa alimentacao ajudam mais que cremes mas uma ajudinha extra nao faz mal ne...rsr.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, a única química que eu vou deixar no meu cabelo é de tonalizante, pois os fios brancos começaram a surgir. Eu acho muito agressivas todas essas químicas a base de formol e sei lá mais o que. E desconfio que a maioria das amostras que vão para a Anvisa, após a aprovação, são adulteradas, porque todos os químicos e farmacêuticos são categóricos em afirmar que nenhum "não-alisante" é capaz de mudar a estrutura do cabelo. Existem químicas "limpas", como dizem os especialistas, mas a moda é progressiva porque ai tira um pouco daquele preconceito de dizer que vc "alisou" o cabelo, mas sim que fez progressiva... enfim.... uma coisa que tem me ajudado muito é fazer umectação com óleo de coco nas pontas dos cabelos antes de lavar. Deixe uma hora pelo menos e lave com shampoo e condicionador. O cabelo fica outro! Bjs

      Excluir
  4. Ah Sandra, sinto muito. Tbm fui pintar o cabelo em casa.. e Ficou meio Zebra sabe. Cabeleleira me salvou... Talvez eu posso contar um pouco o q uso no cabelo é tentar te ajudar...sorte é hidratação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissi, obrigada, mas agora o meu cabelo já estâ BEM melhor, pois cortei e quase toda a parte com química foi embora, rs.. Hidratação é mesmo o melhor tratamento. Bjs

      Excluir
  5. Pois é Sandra, aqui o meu maior problema é esta agua pesada que esta acabando com meus cabelos.
    É bem verdade que meu cabelo sempre foi liso de nao parar nada nele, nem 1 unico grampo. Mas depois que vim para a Alemanha o danado comecou a cair, cair e cair. Entao eu larguei todos os produtos e agora só uso mesmo óleo vegetal e um shampoo.
    Acredite o cabelo está voltando a ganhar vida.
    E a Monique falou tudo beber agua e boa alimentacao ajudam mais que qualquer produto.
    Um beijo
    Lola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no começo eu tive muito problema com a água, mas sabe que agora acho que meus cabelos já se adaptaram a ela?! Mas, por a água ser mesmo muito pesada, temos que tratar bem mais do que no Brasil. Que bom que o seu cabelo parou de cair. Isso afeta a auto estima da gente! Bjs

      Excluir
  6. Sandra, já falei que adoro esses posts capilares? E que bom que você me abriu os olhos com essa tal de progressiva pq às vezes tenho vontade de dar, mas sou mega medrosa com essas coisas e acabo desistindo. Andei pensando em dar esse tal botox, mas como meu cabelo é bem oleoso, fiquei com medo again. Meu cabelo é desses que não se dá bem nem com massagem, sabe? Condicionador eu já tinha até desistido pq ele fica bem melhor (mais leve e solto) só com o shampoo e um creme leave in mesmo. Mas ae comecei a perceber um pouco de ressecamento e ontem voltei a usar o bendito condicionador. O jeito é colocar pouco, só nas pontas e retirar tudo depois no enxague. Mas realmente, água faz toda a diferença. Meu cabelo tá tão lindo depois que passei a me hidratar melhor.
    Olha, como seu cabelo é fino e ressecado, você já tentou aquela técnica de lavagem só com condicionador? Procura na net. Pode ser uma saída.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Paula :-). Realmente as promessas das progressivas conseguem seduzir a gente em um primeiro momento, mas se vc pensar friamente, em todos os riscos, melhor não fazer. É a minha opinião.
      Eu já ouvi falar desta tecnica, mas sou das "antigas" ainda gosto de lavar o cabelo com shampoo. Bom mas quem sabe um dia tento?
      Água faz mesmo muiiiita diferença, hidratação de dentro pra fora. Agora que eu estou me obrigando a tomar pelo menos 0,5 litro de água por dia, já consigo ver a diferença. Tenho que tomar mais água, mas para quem não tomava quase nada de água, já é um começo, rs.. Bjs

      Excluir
  7. Minhas esposa tbm esta na luta com por causa do cabelo dela.

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha, com essas suas armas capilares, não tem chance da água pesada ganhar essa luta!!! Muitos produtos bons que você tem! :) Esse da Kérastase é o bain de force? Eu amoooo. Sabe outro produto que está sendo um verdadero milagre pra mim, o da aussie, três minutos de milagre. Meu cabelo fica cada vez melhor com ele. Você já conhece? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha, então eu comprei esse condicionador da Aussie e ele tem me ajudado sim, vou alternando com outros produtos que eu tenho. Olha eu tenho meio que um vício em comprar produtos para cabelos, rs... Esse da Kerastase é o Ciment Force, não sei se é o mesmo que o bain de force... Pra mim Kerastase é o must para cabelos :-). Bjss

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...