14.12.14

Mercado de Natal de Konstanz

Eu ainda não cansei de escrever neste blog que eu adoro a época de Natal (rs..) e adoro mesmo! Gosto do clima de festa, das luzes, dos presentes (porque não?), da família reunida e tudo que a data traz de bom.

E, depois que vim morar aqui, passei a gostar ainda mais do Natal por causa dos mercadinhos desta época do ano! Adoro caminhar pelos mercados de Natal sentindo o cheiro do Glühwein (vinho quente), das amêndoas tostadas, da canela, do mel... que delícia!


Esse ano estive mais uma vez no mercado de Natal de Konstanz (Alemanha) que é uma cidade que faz fronteira com a Suíça. Eu já havia visitado este mercadinho há uns 4 anos atrás, época que eu ainda nem tinha blog.


Konstanz é uma cidade muito movimentada, não chega a ser uma rota turística, mas ela é muito atrativa não só pelo Bodensee, (que é o maior lago alemão), que circunda a cidade, mas também por ser um centro de compras.


A cidade é visitada todos os dias por (muitos) suíços e moradores da Suíça que vão até lá, principalmente para fazer compras, já que os preços de quase tudo na Alemanha são muito mais em conta do que na Suíça. Então, porque não unir o útil ao agradável e de quebra tomar um vinho quente e comer comidinhas típicas do Natal?


Bom, o mercado de Natal de Kontanz é bem grande, ele começa no centro da cidade e segue até a área que está o Bodensee. Tem muitas barraquinhas, muita comida e bebida sendo vendida, mas não tem, por exemplo, o "glamour" do mercado de Stuttgart. Tudo lá é bem mais simples.


Mas, mesmo que os mercado de Natal de Kontanz, ou mesmo de Zurique ou de Bremgarten não sejam tão "glamourosos", acho que mercadinhos de Natal sempre valem a visita, mesmo que todo ano pareçam "sempre iguais". Os mercadinhos dão aquele clima festivo para as cidades e ajudam a quebrar, pelo menos durante dezembro, o clima triste, frio e cinza que predomina neste mês.


No mercadinho de Kontanz se vendia de um tudo: desde artesanatos e artigos natalinos à acessórios de inverno, como luvas, gorros, cachecóis e etc... e até algumas coisas que nem tinham tanto assim a ver com o Natal... mas, mesmo assim eu continuo adorando bater perna nestes mercadinhos!!


Com este post encerro por aqui o ano de 2014. Preciso fazer uma pausa de final de ano, afinal dezembro está passando tão rápido, que mal estou tendo tempo de sentar aqui e escrever! Então antes que o ano acabe, quero agradecer a todas as amizades (ainda que virtuais) que fiz através deste blog. Com certeza o meu blog, (meu "passatempo") e outros blogs que conheci e que de alguma maneira me inspiraram, foram uma das melhores coisas que me aconteceram nesta vida de imigrante. Quero desejar a todos os que acompanham o blog, um natal de muita luz, paz e harmonia. E que 2015 seja um ano generoso para nós todos.
 
FELIZ NATAL!!!

9 comentários:

  1. Desejo-te, então, um feliz natal e que 2015 continues a ser FELIZ! Beijinhos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, vc ainda não me conhece mas leio muito o seu blog! Adoro passar aqui e ler seus posts cheios de positividade!!!!! Estou em um processo de mudança e acho que em breve terei que tomar a mesma decisão que vc tomou há 5 anos atrás! Não é fácil, mas gosto de ler blogs como o seu (cheios de sentimentos) para me inspirar um pouco mais!!
    Vim aqui te desejar ótimas festas de fim de ano!!!! Tenha um bom Natal!!!!

    Bjos!!
    Cássia

    ResponderExcluir
  3. Sandra, todo ano enrolo e nunca fui pra uma feira de Natal descente! Eu acho que na Alemanha as feiras são bem mais tradionais e legais que as daqui da Holanda. Tudo de bom aí pra vocês...Feliz Natal e obrigada também pela sua companhia durante o ano. Que 2015 seja cheio de realizações e histórias pra contar no blog! rs Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sandroca, lendo o post senti o cheirinho das castanhas, o pensamento corre longe...
    Bueno,Feliz Natal,minha amiga, e que voltes logo a escrever,pq aqui a gente sente falta dos amigos bloqueiros, eles tb são parte da família,rssss..
    Bjs e te aguardo em 2015,caso fujas nesse recesso natalino...tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai Sandra! Também adoro essa época, infelizmente esse ano nao estou sentindo clima de natal, deve ser pelo calorão, depois de passar natal no frio, fica difícil entrar no clima de novo...

    Adorei a caneca, esse eu levava pra casa hein?! hehhehe

    E obrigada pela companhia no ano de 2014, com certeza o blog e as pessoas queridas que conheci virtualmente me ajudaram muito nesse meu ano cheio de mudanças. E você com certeza é uma dessas pessoas muito queridas e especias. Desejo que seu 2015 seja muito abençoado. Festeje bastante com os seus e voltemos ano que vem cheias de histórias pra compartilhar com nossas amigas blogueiras!!

    beijão bem grande

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post sobre os mercadinhos de natal por ai, aqui tambem tem uns e eu adoro visitar todos, eles dao mesmo uma quebrada no clima frio e triste do inicio de inverno. Foi muito bom te acompanhar por aqui esse ano e que 2015 seja um ano mais que generoso para todos e que nos traga muita coisa boa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Queria mtooo que aqui tivesse essas feiras lindas de natal que vc mostra, aqui sao sempre as mesmas, encontramos desde calcinhas até barraca de bolsas de couro na feira de natal rsrsrs, aí não vale né rsrsr,
    Bjokass e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  8. Ótimas as dicas sobre a Suíça. Vou conhecer no final de fevereiro. Será que as temperaturas já terão aumentado um pouco? E seguro viagem? Vi que é obrigatório e eu ainda ñ contratei. Alguém me indica uma boa empresa? Bjs, Mila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Final de fevereiro ainda é bem frio, salvo raras exceções. É bom vir preparada!
      Quanto ao seguro viagem, infelizmente eu não conheço nenhum pra te indicar. Um abraço!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...