25.11.14

Tempo de maçãs e um bolinho

A bem da verdade o tempo de maçãs na Suíça é o ano inteiro, pois é possível encontrar maçãs todos os dias. Porém, é no outono, que elas estão mais saborosas.


Bom, o outono (que este ano, diga-se de passagem foi lindo), já está acabando, mas as maçãs continuam nos supermercados.

E por causa deste tempinho frio tivemos vontade de comer um bolo de maçã de uma receita alemã. Então em um domingo fizemos o Bayerischer Apfelkuchen (bolo de maçã bávaro), que é um bolo típico da região da Bavária, na Alemanha. A primeira vez que eu provei este bolo foi na casa de uma tia do meu marido e, de cara, já gostei!

Este não é um bolo que fazemos sempre, mas pelo menos uma vez por ano ele é presença garantida aqui em casa e sempre no outono-inverno.

Não espere que este bolo cresça horrores, ele fica raso mesmo (bom pelo menos o nosso sempre fica, rs...). É um bolo bem fácil de fazer, simples e de sabor bem suave. Cai bem servido puro mesmo ou com uma calda de baunilha ou ainda chantilly e uma xícara de café pra finalizar. E esse bolo fica mais gostoso no dia seguinte!

Pra quem quiser, segue a receita:

Bayerischer Apfelkuchen

Ingredientes
125 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
2 ovos
150 gramas de farinha de trigo
50 gramas de maizena
2 colheres de chá de fermento
raspas de 1/2 limão
500 gramas de maçãs descascadas (usamos três maças bem grandes). A receita pedia a Cox-Orange, mas acredito que fica bom com outros tipos também.
50 gramas de nozes
açucar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo
Em uma tijela misture o açúcar, 1 ovo e a manteiga. Misture/bata bem até ficar esbranquiçado. Misture o fermento, a farinha e a maizena e a raspa de limão. Junte-os à mistura batida acrescentando o segundo ovo, até que todos os ingredientes estejam  misturados.

Coloque a massa em uma forma redonda de fundo removível e acrescente as maçãs fatiadas, com o corte arredondado para cima, sobre toda a forma e leve ao forno,(que já deve estar pré-aquecido), a 180 graus e asse por 10 minutos.


Passados os 10 minutos, retire do forno e acrescente as nozes. Volte ao forno, na mesma temperatura, e asse por mais 25/30 minutos.

Espere esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

En Guete! Bom apetite!


8 comentários:

  1. Ai que deliciaaaaa, será que vou ter que ir ai para poder experimentar?

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, deu água na boca!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sandroca,invejaaaa dessa tua habilidade culinária, não sei nem fazer aquele bolo Sol pronto,kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, aposto que você consegue! Tem que treinar, rs....

      Excluir
  4. Hoje eu comi uma torta de maca tao gostosa, lendo seu post e a receita me lembrou da minha tortinha hummmm...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Meeeeeeu Deus, Sandra assim você me caaasssstiiiigaaaa!!!!!! Uma fatia dessa com um copo de café no meio da tarde é tudo. E o resto? Só alegria! hahahaaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tem uma cara ótima esse bolo. Acho engraçado que aqui no Brasil a gente não aproveita bem nossas maças. É maça e pronto. Não encontro suco de maçã, só comi torta de maçã fora do Brasil e esse bolo eu nem sabia que existia. Estranho, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Paula, sabe que eu ainda não tinha pensado nisso??? Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...