17.11.14

As abóboras e a honestidade

Nossa, o outono já está acabando e eu não poderia deixar de mostrar um dos símbolos desta época do ano aqui na Suíça, que são as abóboras (Kürbis em alemão)! Por onde quer que você ande, certamente vai dar de cara com elas: nos supermercados, nas feiras, nas pequenas fazendas, além de elas aparecerem em pratos do cardápio sazonal de outono dos restaurantes.


É nesta época que eu aproveito para fazer algumas receitas a base de abóbora, como a lasanha com creme de abóbora, que é presença garantida no outono aqui em casa. Já postei a receita neste post. É uma delícia!! Aliás se você tiver uma receita boa com abóbora, pode me passar! rs...


Não muito longe de casa tem um lugar que está vendendo abóboras, de tudo quanto é tipo e tamanho. Tem abóbora que eu nem sabia que existia, rs...  Eu gosto muito de algumas vezes poder comprar produtos direto do produtor. Além disso, o mais interessante é que tudo funciona na base da honestidade: você escolhe a sua abóbora e paga depositando o dinheiro em um caixa que há junto a bancada de abóboras, e vai embora.  Não há vendedor e nem uma câmera vigiando você.

Caixa para pagamento dos produtos


Zierkürbis: cuidado! essa abóbora não é de comer, é somente usada para decoração

Normalmente o preço já vem marcado nas abóboras. Se não, pois as vezes elas não estão pesadas, há uma balança improvisada para você pesar e pagar o preço equivalente.

Esse esquema também funciona para batatas, abobrinhas, cerejas, flores e etc... dependendo da época de cada um deles.

Quando um país tem como base a honestidade, pequenas coisas como esse sistema de "self-service", dá muito certo!

11 comentários:

  1. Sem comentários... um país que tem por base a honestidade. Quando chegaremos lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia.... ainda tenho esperanças!

      Excluir
  2. Adoro esse sistema! Já das abóboras não sou tão fã... Acho que na realidade nunca comi nada muito caprichado feito com elas, talvez precise experimentar fazer eu mesma alguma receita e mudar minha impressão!

    beijokas e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não era fã de abóbora. No Brasil praticamente não comia, mas desde que descobri essa receita de lasanha e a de um risoto com creme de abóbora, eu passei a gostar mais delas,rs... Bj

      Excluir
  3. que lindas as abóboras!
    acho um máximo esse sistema da confiança, na primeira vez que me deparei com ele num supermercado da alemanha (onde eu eu que pesava minhas frutas), fiquei incrédula!
    Como é surreal esse tipo de coisa para quem, como nós, nascemos num país tão cheio de malandragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, no começo eu ficava até "assustada" com essa possibilidade do confiar no outro. Depois a gente se acostuma e vê o quanto a gente perde nas relações humanas por não ter a honestidade como base cultural. Triste!

      Excluir
  4. Ahhh eu adoro abóbora, acho que é um coringa na cozinha de todos os jeitos. Aqui eu faço com carne de porco, de preferência o lombinho. Corto em cubos, frito com alho e cebola e depois jogo a abóbora em cubos. Pode colocar um pouquinho de água pra não queimar e deixe cozinhar até estar macia e meio desmanchada. Acerte o sal, coloque pimenta e muita salsinha um pouco antes de tirar do fogo. Um arroz branco e uma salada de folhas é tudo de bom!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... deu água na boca! Vou tentar a receita antes que a época das abóboras acabe. Obrigada! Bjs

      Excluir
  5. Já vi de morango, de abóbora ainda nao!! E eu amo uma abóbora hmmmm !! Quem sabe nao encontro um desses no caminho amanha (vou viajar)? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é só você adentrar nos "dorfs" da Alemanha, que vai encontrar abóboras sim, quer dizer, agora acho que já é o final da temporada :-(. Boa viagem!!!!! Bj

      Excluir
  6. Adoro abobora tambem, e uma delicia. Esse sistema na base da honestidade e bem legal mas aqui isso ja nao funcionaria...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...