11.11.14

11.11 às 11:11hrs: começou o carnaval na Suíça!

11.11, parece um número cabalístico, não? E pode até ser para quem acredita em numerologia. Eu mesma tenho uma grande amiga que se casou em um dia 11 de novembro e entrou na igreja às 11:11hs.

O dia 11 de novembro é especial na Suíça, principalmente nos cantões protestantes, pois é neste dia, exatamente às 11 horas e 11 minutos que o Carnaval é oficialmente aberto. Quer saber o porque destes números? Continue lendo o post que já já vem a explicação :-).

Antes disso, quero complementar que as grandes festas de carnaval na Suíça acontecem nos cantões católicos, como Lucerna, por exemplo.  Zürique, embora protestante, também faz um desfile de carnaval e a festa por lá é até animada. Basel tem o maior carnaval protestante da Suíça. Há ainda o carnaval de Solothurn, que é bem pueril, mas interessante, rs...

Hoje teve até um pequeno desfile para a abertura do carnaval na cidade do Aarau. Por acaso eu estava por lá, pois até então, tinha me esquecido completamente desta data e consegui ver uma parte do desfile.


O desfile foi bem singelo. Fiz algumas fotos correndo, pois nem estava preparada para isso. Viver no velho mundo é estar conectada entre o passado e o futuro, pois muitas tradições aqui são preservadas e resistem aos séculos.




Agora sim! Vamos as hipóteses envolvidas no porque da escolha desta data para o início do carnaval. Há muitas, uma delas viria lá da Idade Média, onde o dia 11 de novembro seria o último dia de trabalho no campo, antes do inverno chegar. Neste dia os camponeses recebiam os seus salários e muitos deles gastavam boa parte do dinheiro recebido em uma festa, que seria um pré-carnaval.

(*) Mas, a hipótese mais aceita, é provavelmente, a mais voltada ao misticismo do número. Vamos a ela: A humanidade é em grande parte focada em números. Entretanto para chegar a explicação do porque do número 11, tenho que começar pelo número 10.

Desde a antiguidade existem muitas lendas em que o número 10 tem um significado, muitos dizem que o 10 tem um papel muito importante, principalmente na igreja cristã. Simbolicamente o 10 representaria o número perfeito. Vejam: existem 10 mandamentos e até mesmo a punição bíblica para o pecado começa à partir do número 10 (10 pai nossos, 10 ave marias, quem já pagou penitência sabe, rs..  sempre em dezenas). Mesmo fisicamente o 10 é considerado perfeito: o homem tem 10 dedos nas mãos e nos pés. Onde quer que olhemos o 10 tem importância formativa.

O próximo número significativo, seria o 12, que também é considerado perfeito, vejam: espera-se que uma dúzia contenha 12 peças, temos no ano 12 meses e a noite tem 12 horas. Começa o dia e termina a noite em 12.

Já o número 11 não é redondo nem divisível. Ele está acima do dia 10 e, portanto é considerado  exagero, intemperança e gula (glutonaria). E ele sendo não sendo divisível, não tem o poder de acabar com o velho e começar um novo, como faz o número 12. Ou seja, desde a antiguidade é considerado um número sem regularidade e que não se submete a nenhuma regra matemática. São exatamente essas características que formam a base do carnaval.

Já naquela época as festividades eram descritas como tudo que era o contrário de sério: homens vestindo-se de mulheres e vice-versa, servos sendo servidos por mestres, enfim, uma farra! O número 11 foi portanto predestinado a anunciar simbolicamente o início deste tempo! O tempo da luxúria e da desregra.

Hoje em dia, para muitos de nós o 11 é número qualquer. Claro que eu já ouvi diversas teorias sobre esse número, mas foi interessante descobrir o significado dele para a festa de carnaval. Nos antepassados, mais do que nos dias de hoje, os números tinham um poder simbólico muito grande. Talvez isso seja só uma superstição, talvez os números tenham mesmo um poder. Mas isso é um critério muito pessoal, cada um vive de acordo com o que acredita.

Entretanto, quando se trata de carnaval, o número 11.11 foi mantido como o número dos tolos, e portanto, o "grito de guerra" para o carnaval começou hoje!

(*) Fonte pesquisada: http://www.mamiweb.de/familie/warum-beginnt-der-karneval-am-1111/1 
 

7 comentários:

  1. Super interessante a historia sobre o numero 11 e porque o carnaval comeca em 11/11.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi Sandroca

    Carnaval bem diferente do nosso.
    Aprendi mais aqui

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  3. Que legal, não sabia dessas superstições todas! Vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
  4. O meu irmão fez aniversário ontem, Sandra, em pleno grito de carnaval hahaha Depois dessa super elucidação, agora entendo porque ele é do jeito que é! HAHAHAHAH Obrigada! hahahah Mas deixando a brincadeira de lado, muito interessante isso, e faz sentido mesmo! Gostei de saber! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha, a data do meu casamento foi 11.11.12 porque gostamos dos números :-) Ai! Agora fiquei curiosa, será que a numerologa Sandrinha pode me da uma explicação :-) enviando para o meu email?

    ResponderExcluir
  6. Fantástico, vi as fotos no teu insta, é diferente mas muitissimo interessante!

    ResponderExcluir
  7. Carnaval é bom em qualquer lugar do mundo, né? Mas acho que prefiro brincar ele aqui no Brasil mesmo, rsrs.
    Gostei dessa coisa cabalística pra data carnavalesca, diferente daqui que o início do carnaval depende da semana santa, quaresma e bla bla bla. Tradições são fantásticas =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...