15.9.14

Wellness, um ritual de inverno para relaxar

Wellness é algo muito cultural aqui na Suíça. A palavra wellness remete a algo como bem estar. É um ritual para o relaxamento do corpo e da alma. No Brasil, creio que se assemelha aos Spas. Porém aqui, tudo isso é muito mais acessível.
 
Aqui na Suíça há muitos lugares que oferecem um programa de Wellness, seja só mesmo para relaxar ou como parte de tratamentos, como por exemplo, do reumatismo.

Existem desde clínicas, resorts, saunas e hotéis (Kurhotel) à banhos públicos, que nada mais são do que clubes que possuem piscinas com águas termais, onde se paga avulsamente  para passar o dia ou mesmo algumas horas mergulhada nas águas relaxantes e curativas. Há diversas opções de wellness, desde as mais sofisticadas que incluem sauna, massagem, banho de imersão com produtos específicos e exclusivos, até os mais simples, que é o mergulho por si só nas águas termais. Na Thermas Leukerbad, por exemplo, os preços começam em 29 francos para passar o dia, ou 23 francos por três horas, além de um pacote chamado fit-day que inclui entrada+banho turco+sauna por 39 francos.

Piscina thermal em Leukerbad no cantão de Wallis. Foto: myswitzerland. com.
As piscinas podem ser ao ar livre ou mesmo cobertas e a temperatura das águas variam entre 28 a 43 graus! 

Foto: graubuenden.ch

Por aqui, a cultura do Wellness é muito presente na vida das pessoas. Não é difícil encontrar os produtos, (até mesmo em supermercados) que te ajudem a fazer um mini ritual de wellness em casa mesmo, já que a maioria dos banheiros das residências (antigas ou novas) possuem banheira.

Meu mini "wellness" com alguns dos meus produtos
Com o tempo eu também fui me rendendo ao ritual do wellness (ou bad: banho de banheira) e de vez em quando faço esse banho de imersão em casa. Tenho alguns produtos que eu amo para isso e às vezes nem dá vontade de sair da banheira. É uma terapia!


Os meus produtos favoritos são os da linha da Welleda, do Dr. Kneipp (principalmente o óleo de amendôas), e o da Tetesept, (adoro o Orientalisches Hamam Bad, que tem um cheiro que eu AMO!), além do óleo Séve, que é um clássico para os brasileiros, rs... e as bolas efervescentes da Lush.


Agora, com a chegada do inverno, não tem nada mais relaxante do que mergulhar em uma banheira de água quente com óleos, sais, máscara para o rosto e para o cabelo, e tudo o que você tem direito, e passar alguns bons minutos lá dentro. Junta-se a isso o calor dos aquecedores+a água quente da banheira+a boa isolação da casa+uma boa música = total relax!
Claro que isso é uma coisa para ser de feita de vez em quando, já que exige tempo e tem que ser feita com calma, já que o objetivo é relaxar.

Dependendo do que você queira (relaxar ou despertar), existe uma variedade de produtos que te ajudam neste objetivo. Para despertar é ideal que se faça o banho de manhã e para relaxar, a noite!

O inverno também tem o seu lado bom, e um deles é o Wellness, ou simplesmente um banho de banheira!


23 comentários:

  1. Eu chamo de "spa em casa" e sempre fiz mesmo antes de ter banheira...No Brasil eu já fiz numa bacia beeem grande que tinha em casa hahahaha coloco sempre umas velas aromáticas e esqueço da vida, é um momento nosso e deliciosa para relaxar um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não tem cão caça com gato né Paula, rs... Eu adoro esses rituais de relaxamento de vez em quando. É tudo de bom! Bjs

      Excluir
  2. Sandrinha, adorei a primeira imagem, wow, baita vista!
    Feliz semana
    xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda demais essa vista. Em algumas cidades alpinas há fontes de água termal com este visual. Uma delícia!

      Excluir
  3. Sou louca por essas bolas efervescentes...aqui em POA só encontro na The Body Shop, queria ter mais opções...ah,o óleo Séve tb é um clássico,né?Não vivo sem!
    O q falta aqui são essas clinicas,mas q fossem acessiveis,o Kurotel está uma fortuna!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o preço ai no Brasil. Até atualizei o post com alguns valores para este tipo de banho. E, realmente, acho que não dá para comparar. Bj

      Excluir
  4. hhumm banheira prum banho relaxante no friozinho que vem chegando aí... aproveita, isso é muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No frio uma banheiro com água quente é tudo de bom mesmo! Bj

      Excluir
  5. Sou total adepta, mas aqui onde moro não tem estes termais magníficos não. Uma pena, estou encantada com estes das fotos. Mesmo grávida, que não pode ficar submersa em águas quentes, eu faço meu banho de relaxamento pelo menos uma vez por mês, só que com água fria. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na gravidez não é recomendado banho de banheira (só se a água estiver bem morninha). Nossa, você ia ficar bem feliz com o termas daqui :-). Bjs

      Excluir
  6. Amei saber! Deu vontade de correr para aí! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coisa muito gostosa mesmo pra se fazer! Bjs

      Excluir
  7. Acho muito bacana esses serviços serem acessíveis para quem quiser pagar e entrar. Lembrei da Freibad, que adorava frequentar na Alemanha, muito mais facil do que se associar num clube no Brasil, comprar titulo, etc etc.
    Adorei teu cantinho de produtos wellness, já imaginei o aroma deles hehehe.
    Bom relaxamaento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que a Suíça e a Alemanha (só pra citar essas duas) são sociedades inclusivas. Claro que aqui também existem lugares para os mais "ricos" frequentarem, mas no geral a população toda tem acesso ao lazer. As Freibaden são um exemplo disso!
      Banho de banheira é bom, mas é algo que eu faço pouquíssimas vezes por ano, rs.. tem que ter paciência para o ritual todo, hehehe. Bjs

      Excluir
  8. Não canso de ler e recomendar seu blog Sandra. Parabéns suas postagens são um deleite para mim. Abraços. Raquel
    superlinda.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel por prestigiar e recomendar o blog :-). Grande abraço e boa semana pra você!

      Excluir
  9. Por aqui também tem uns lugares parecidos, mas fico pé atrás se tem todo o glamour mesmo, porque são caros. O dia que eu tiver um dinheiro sobrando pra arriscar, eu vou! hahah Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui existe bastante opções, dos luxuosos aos mais baratos. Em média eu acho os preços bem acessíveis. Bj

      Excluir
  10. Infelizmente, ou por algum motivo bizarro, essas paradas pra relaxar nunca me fazem relaxar :/ kk

    ResponderExcluir
  11. Poxa, acho tudo isso uma delícia. Até tenho uma banheira relativamente grande em casa, mas até hoje nunca a utilizei pra esse fim. Mas lendo o seu post me deu vontade de encher a banheira agora mesmo hehe!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...