3.9.14

Olten

Olten é uma cidade suíça que fica localizada no cantão de Solothurn. Ela é a maior cidade deste cantão. Com esse negócio de eu trabalhar temporário, dias sim, meses não, rs.. e ainda, infelizmente, sem muita perpectiva de um contrato fixo, aproveitei um dia de folga e lá fui eu parar em Olten. Turisticamente a cidade parece não ser muito explorada ou visitada, a não ser, creio eu, pelos locais, entretanto a cidade não deixa de ter a sua importância.

A cidade de Olten cortada pelo Rio Aare. Ao fundo a ponte de madeira que corta o rio.
Olten está localizada em um importante entroncamento ferroviário. A sua estação de trem, que é relativamente grande, liga e faz várias conexões entre as maiores cidades suíças como Zurique, Basel e Berna, por exemplo, além das linhas regionais. Além disso desde 2011 a SBB, que é a cia de trens da Suíça, transferiu o setor de cargas internacionais para Olten.

Uma ruazinha bem fofa no centro antigo de Olten
Eu havia estado em Olten uma vez, em um final de ano, naquele intervalo entre o Natal e o ano novo e a cidade estava bem parada e como o dia estava bem cinza, naquela circunstância acabei mesmo só dando uma voltinha por lá e fiz pouquíssimas fotos. Desta vez, passei mais tempo na cidade e deu pra explorá-la um pouco mais.



O centro histórico, como na maioria das cidades suíças, está bem preservado e guarda algumas casas comerciais com fachadas lindas!

Holzbrücke (ponte de madeira) sobre o rio Aare construída em 1803.
Fora do centro histórico, mas muito fácil de ser localizada, está a catedral St.Martin, que é muito bonita e é considerada a maior e mais importante igreja católica no estilo neo-românico da Suíça.




A igreja tem uma nave linda e os seus vitrais e o altar também são muito bonitos!


Olten é aquela típica cidade suíça onde parece que a vida passa bem devagar... apesar de ser considerada uma cidade média, de estar no acesso para Autobahn A1 que vai de Zurique a Berna e a Autobahn A2 que a liga para Basel, e que costuma até ter congestionamento nos horários de rush, ainda assim Olten tem ares de cidade do interior.


Além disso, eu, particularmente, achei o comércio de lá mais "fraco", se compararmos por exemplo com Baden ou Aarau, que são cidades quase do mesmo porte e que ficam relativamente próximas, mas que possuem um comércio mais atraente. Mas para quem gosta da marca Naf Naf, lá no centro antigo de Olten tem um Outlet desta loja. Eu entrei rapidamente e vi muiiita roupa por lá, mas no dia eu não estava na vibe e nem com paciência de procurar nada, rs...Vi muita roupa lá por 15 francos. Fica a dica!



Coincidentemente quando estava voltando para a casa, encontrei no trem uma colega que fez curso de alemão comigo. Comentei que estava em Olten e tal para dar uma volta e ela disse que não achava "graça nenhuma nas cidades suíças" e que elas eram "todas iguais", rs..  Juro que eu não consigo entender como uma pessoa consegue morar durante tanto tempo em um país que não é o seu, e não ter curiosidade nenhuma de explorar o lugar em que vive.  Bom, mas cada um vê o mundo da maneira que lhe convém. Eu sempre consigo enxergar algo de diferente nas cidades que visito por aqui!

5 comentários:

  1. Concordo com voce as fachadas por ai sao tao lindas e como voltar no tempo. A perspectiva sobre os lugares varia muito de pessoa pra pessoa, tem gente que sempre consegue achar coisas fantasticas e bonitas no lugar que vive e mais ainda quando se muda ou visita outros lugares, e outras nao (nao sabem o que estao perdendo ne?!)...rs.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, as cidades podem ate ter semelhanças, mas uma nunca será igual a outra! Mas tem gente que nâo tem curiosidade mesmo... eu gosto muito de explorar novos lugares! Bjs

      Excluir
  2. Uma amiga minha, há muitos anos, me mandou um postal dessa cidade(do tempo em q se mandavam postais!), que fotos lindas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Nossa, e você ainda tem e lembra do postal? Bj

      Excluir
  3. O lance da Suíça é que qualquer lugar é lindo e maravilhoso e que vale a pena visitar...

    Acho até que dentro de uma loja de conveniência rs

    k!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...