13.9.14

Innsbruck

Inn: nome do rio que corta a cidade
Bruck: vem do alemão Brücke (ponte).
Innsbruck: Ponte sobre o rio Inn.


No feriado nacional suíço, que foi em primeiro de agosto, eu tive a oportunidade de conhecer essa linda cidade austríaca, da qual eu já tinha tanto ouvido falar.

Innsbruck vista da janela do hotel
Innsbruck é uma cidade pequenina e estava bem animada e lotada de turistas. Para quem mora na Suíça não é difícil chegar lá, tanto de carro quanto de trem (de Zurique por exemplo, se chega lá em três horas e meia direto, sem precisar de conexão), e em um dia ou em um final de semana dá pra ver muita coisa.

A ponte "Innbrücke"
A ponte que deu o nome à cidade, por fim, não é especial nem nada. Eu esperava mais, afinal o nome da cidade está ligado a essa ponte, mas enfim... a cidade é bonita de qualquer jeito. 


Innsbruck está localizada no vale do Inn e é a capital do estado do Tirol.  A cidade está rodeada por montanhas, sendo a Nordekette a mais conhecida delas. Innsbruck me lembrou um pouco da cidade de Chamonix Mont Blanc que também é cercada pelos alpes e de quase todos os pontos da cidade você os avista.


Nosso plano era subir até as montanhas, mas o tempo lá em cima não estava lá grande coisa (muito nevoeiro quando chegamos), e no mais para quem mora na Suíça, montanha é o que não falta (rs..) e a Nordekette nem é assim tão alta (2.334 metros). Fica para a próxima.


As casinhas coloridas a beira do rio Inn deixam a paisagem ainda mais especial.


Voltando ao centro da cidade: um dos pontos mais apreciados é o "Telhado de Ouro" (das Goldenes Dachl, como é dito na Aústria). A estrutura é uma referência e o telhado é considerado o mais famoso símbolo da cidade.


Originalmente o prédio foi construído em 1420 para servir como residência para os soberanos tiroleses. No ano de 1500 ele foi concluído e o teto foi decorado com 2738 telhas de cobre dourado por ocasião do casamento do imperador Maximiliano I com Bianca Maria Sforza.


A sacada do "Goldenes Dachl" foi projetada para servir como um camarote real, onde o imperador e sua comitiva imperial poderiam sentar-se e observar os festivais, torneios e outros eventos que aconteciam na praça. Isso sim era um camarote com a cara da riqueza nobreza, hein?!

A sacada é muito bem decorada, com desenhos que mostram Maximiliano I entre duas mulheres, a atual Bianca e a ex Maria de Bolonha. A ex foi retratada porque ele não quis se indispor com os aliados que ganhou no primeiro casamento por conta da influência da família de Maria de Bolonha. Hummmm será que Bianca ficou com ciúme, ou aceitou participar do jogo político? Gente fina é outra coisa...

Os prédios da cidade são tão bonitos e tem uma arquitetura tão especial que sempre tem gente fotografando
Atualmente o Telhado de Ouro é a sede da Convenção Internacional Alpina, que é uma coligação de países que tem o compromisso de lutar pelo desenvolvimento sustentável dos alpes europeus.


Hofburg, o palácio imperial dos Habsburgos, os antigos soberanos da Aústria
Por fim, Innsbruck é uma cidade jovem e cheia de vida. Os prédios tem uma arquitetura muito bonita  e a cidade, embora pequena, tem um ótimo comércio (com várias lojas Swarovsky, já que o a marca é austríaca e tem até um museu da marca nas proximidades de Innsbruck, que eu acabei não visitando), shoppings, restaurantes, cafés e muita gente circulando.


 Algumas das belas fachadas do centro de Innsbruck



Existem duas faculdades na cidade, a de medicina e a Universidade Mozarteum de Música. Embora Mozart tenha passado só um curto período na cidade, ele e a sua música são reverenciados em Innsbruck, assim como em toda a Aústria.

A Sacher Torta (bolo de chocolate com um recheio de damasco),
é um bolo famosíssimo na Aústria e uma especialidade de lá
Come-se bem em Innsbruck e a cidade não é muito cara não, principalmente se a compararmos com qualquer cidade suíça! Foi uma delícia passar um pouco mais de um dia por lá. Se eu pudesse eu passaria a vida viajando. Adoro!

12 comentários:

  1. Que linda! O Lukas diz que um dia a gente ainda vai morar em Innsbruck! Não seria anda mal hein?!!

    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mal mesmo!!! Eu adorei a cidade e a achei linda e cheia de vida. Tomara que você vá morar lá :-). Bjs

      Excluir
  2. Sandra, e eu tava falando de Innsbruck hoje! Tenho muita vontade de ir mas no inverno (apesar de ser uma negação em ski) tb ouvi falar de umas cidadezinhas bonitinhas na Áustria e fiquei curiosa...

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Paula, no inverno a cidade deve ficar ainda mais linda, com os alpes cobertos de neve, já que praticamente de toda Innsbruck você tem a vista das montanhas. Bjs

      Excluir
  3. Ai que lugar lindo, mais uma cidade por ai que me apaixonei...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil é não se apaixonar, rs... Bjs

      Excluir
  4. Toda vez que você tira fotos da cidade que visita lembro daquele joginho de bloco de montar...
    Acho que é até o pai do lego, com peças de madeira!

    :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cidades são tão organizadinhas que parecem mesmo uma maquete né :-).

      Excluir
  5. Eu sou doida pra conhecer Innsbruck! Queria muito ir pros alpes há anos, daí meu marido planejou uma viagem em 2012, icamos perto do Chiemsee, fomos pra região de Salzburg, Königssee, tudo lindo e maravilhoso mas... cadê os alpes do jeitinho que eu sonhava? Depois pesquisei e descobri que as cenas que eu acho mais lindas estão lá, por isso tenho mta vontade de ir! Espero que o tempo esteja bom quando eu for, pois quero mto ir às montanhas tb! :) Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você possa visitar Innsbruck, pois vale muito a pena! A cidade é linda e eu imagino que no inverno com os alpes nevados fique mais bonita ainda. Eu tb tenho muita vontade de conhecer Salzburg, ai ai.. essas vontades de viajar nunca passam :-). Bjs

      Excluir
  6. Que cidade bem linda! Sempre ouço falar muito bem, e com tuas fotos agora, não tive dúvidas. Me lembrou um pouco de Salzburg. Esse telhado dourado é demais! Acho que a Bianca teve que engolir seco a pintura, mas afinal, ela já tava no poder mesmo hehehe.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salzburgo está na minha lista para conhecer!
      Pois é, também acho que Bianca não gostou, masss fazia parte do jogo aceitar, hehehe.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...