4.7.14

Jardinagem de guerrilha

A Jardinagem de Guerrilha é um movimento de ativismo político que visa transformar espaços abandonados ou mal cuidados ou ainda esquecidos pelo poder público, em hortas ou jardins. Os integrantes do movimento se organizam em grupos ou em atos solitários plantando flores, vegetais ou hortaliças em locais degradados ou abandonados.

Eu nunca havia ouvido falar deste movimento, até que esses dias, caminhando pela Limmat Quai em Zurique, vi umas flores plantadas em um canteiro e meu marido que estava comigo, explicou que as flores, no caso, Malvas, foram plantadas ali para uma espécie de protesto, que vinha a ser a Jardinagem de Guerrilha.


No caso de Zurique, o espaço em que as flores foram plantadas não estava degradado ou abandonado, mas é que esse movimento também se preocupa em embelezar áreas como calçadas, beiras de estradas, vãos mal cuidados, terrenos baldios e por ai vai. Normalmente os adeptos escolhem flores que não exigem grandes cuidados e que consigam sobreviver em condições adversas.


A Jardinagem de Guerrilha tem simpatizantes em diversas partes do mundo. Alguns integrantes agem em grupo, outros fazem atos solitários. As vezes os integrantes do grupo plantam as sementes na calada da noite para evitar algum conflito com a polícia ou outras autoridades, outras vezes plantam durante o dia mesmo em uma ato simbólico de protesto.


O dia primeiro de maio foi escolhido como dia mundial da Jardinagem de Guerrilha. Neste dia os ativistas plantam girassóis em locais degradados e abandonados.


Se todas as guerrilhas fossem assim, o mundo seria mais bonito e mais colorido!

10 comentários:

  1. Encantador né amiga?
    Como pessoas doam seu tempo e sua vida em prol de manter algo bonito e organizado.

    Sdd gigante de vc

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Verdade,a gente precisa de mais guerrilhas tipo essas aqui no Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Esse é um tipo de guerrilha que o mundo inteiro está precisando, bjokas e otimo findi :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Tem uns lugares aqui no Brasil precisando urgentemente, dar uma colorida nas cidades...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandra!
    Que projeto lindo! Não apenas ajuda a embelezar, mas nos leva a várias reflexões importantes sobre meio ambiente, políticas públicas, espaços urbanos... e nos desperta bons sentimentos, pois flores são símbolos de carinho, alegria, amor! Adorei seu post e as fotos!
    Beijos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu não ía achar ruim se fizessem uma guerrilha assim aqui em casa hahahah

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca ouvi falar sobre esse projeto mas adorei, seria tao legal se pelo mundo as pessoas protestassem dessa forma, o mundo seria taaaao diferente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Dear Sandra,
    please don't be too sad after this Tuesday evening. I four years there'll be the next World Championchip... ;-)
    Grüße aus Deutschland, Uwe.

    ResponderExcluir
  9. By the way: very nice hollyhocks - Stockrosen - your found near the street! I took several of them two weeks ago in the old town of Rothenburg, too.
    Uwe.

    ResponderExcluir
  10. Danke für den tollen Video-Link, Sandra - gerade eben hab' ich mir das Video angesehen!

    Gruß, Uwe.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...