17.6.14

O Brasil na mira

 Oi pessoal, fiquei alguns dias off entre férias e trabalho, mas já estou voltando aos poucos para a blogosfera. Antes, só queria deixar registrado aqui algumas impressões que eu tenho tido, especialmente por causa da Copa.

A Copa colocou mesmo o Brasil na mira! Pelo menos aqui na Suíça, artigos com a menção ao Brasil apareceram em muitos lugares. Algumas lojas também estão tocando muita música brasileira.


Seleção de alguns produtos que vi por aqui em homenagem a Copa no Brasil.



Agora com a Copa (e sem Copa também, rs..), normalmente quando digo que sou brasileira a reação das pessoas é, na maioria das vezes, positiva e vem acompanhada de um sorriso. Isso aconteceu ontem quando uma vendedora me perguntou, já afirmando: "Você é brasileira, né!? "Nossa como você soube"...  "Percebi na hora pelo seu sotaque", hahaha, (nessas horas que penso que é melhor ter sotaque do que não saber falar alemão, hehehe). Ela reconheceu o sotaque porque tem uma amiga brasileira. No final da compra ainda me disse em português, obrigada e bom dia. Uma fofa!!

Na semana passada aconteceu de novo, estavamos passando por uma cidade francesa e o vendedor me perguntou de onde eu era, quando eu respondi, ele abriu um sorriso. No final disse obrigado, bom dia, Copa do Brasil, hahahaha. Pelo que eu já ouvi falar, franceses geralmente tem bastante interesse pelo Brasil...

Eu ando muito desgostosa com o Brasil e muito revoltada pelo rumo que as coisas tem tomado por lá, mas eu não posso negar que o nosso povo é lembrado mais por estereótipos positivos do que negativos e isso me deixa feliz, ainda que eu não goste de ser associada com a tríade festa-samba-futebol. Há outras nacionalidades, aqui mesmo na Suíça, que sofrem muito com clichês negativos e isso deve ser bem pior.

Se, na maioria das vezes, o estrangeiro tem uma imagem positiva do Brasil e dos brasileiros, o próprio brasileiro muitas vezes é o que mais gosta de denegrir o Brasil perante os seus. Escutando alguns amigos estrangeiros percebo que as vezes parece que eles gostam mais do Brasil do que nós mesmos. Isso fica perceptível quando por um azar da vida eu encontro alguns brasileiros que vem morar ou estudar fora e na primeira oportunidade saem falando mal do Brasil o tempo todo e fazendo comparações incabíveis, o que eu  acho muito esnobe, feio e deselegante. Claro que eu também tive a minha fase de deslumbramento, não vou negar. Por que é difícil, no início, chegar aqui e não ficar "babando ovo" pela Suíça, pela forma de como o país funciona, pelo sistema de transporte, pela qualidade de vida e etc... mas nunca fiquei falando mal do meu país. Já comentei sim sobre no que o Brasil poderia melhorar e claro que, inevitavelmente, fiz comparações, mas nunca depreciando o nosso país, porque apesar de tudo eu tenho respeito pelo país. Nunca ouvi de um estrangeiro, que vive em um país muito pior do que o nosso, sair falando mal de lá, mesmo quando encontra um conterrâneo.

Tem gente que vai todo santo ano para o Brasil e volta de lá reclamando de tudo. Vai fazer o que lá então, meu bem? Voltam de lá dizendo "como é possível viver assim e assado", "como o povo consegue pegar ônibus naquelas condições todos os dias" "como é possível gostar de comer arroz todos os dias", e por ai vai... como se essa realidade não tivesse pertencido a (muitos) deles. Se eu ouço um suíço ou um alemão dizendo isso, eu até vou entender, porque eles nunca viveram essa realidade, mas um brasileiro que morou quase a vida toda lá e passou por essas situações? O deslumbramento cega as pessoas e as fazem perder a memória.

Fora aqueles que voltam do Brasil dizendo que lá só vende porcaria e que nada tem qualidade. Sim, tem muita porcaria, como aqui também tem. Depende obviamente, onde você faz as suas compras e como compra. Eu e meu marido temos, por exemplo, roupas compradas no Brasil que já duram anosssss e estão longe de acabar. Mas tenho que concordar que os preços de muitas coisas estão absurdos de caro no Brasil...

Pra mim esse é o tipo de pessoa que nega as suas raízes e ficam querendo mostrar o que não são e nem nunca foram. São aqueles que cospem no prato que comeram.  Apesar de estar longe eu sei como está difícil viver no Brasil, pois tenho família e amigos lá.  O Brasil tem muitos problemas sociais e estruturais que estão longe de serem resolvidos, mas eu torço para que o país encontre o seu rumo e que o povo aprenda a votar, pois esta é a melhor forma de protesto.

33 comentários:

  1. Sabe Sandra, normalmente quando alguém fala assim muito mal é alguém que teve uma realidade muito diferente de outro alguém que teve oportunidades. Por um lado, eu até entendo. Chega por aqui e tem fácil a aquisição material, mas em outras questões continuam "pobres". O Brasil é, infelizmente, um país de muitas desigualdades. E, sim, muitas pessoas, mesmo tendo tudo por aqui, continuam sendo amarguradas.Algumas pessoas são contraditórias: acham o Brasil uma porcaria mas presta atenção no comportamento da pessoa, no jeito materialista e preconceituoso de ser. É complicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eliana, é bom por ai mesmo... esses vivem despejando a amargura nos outros. A aquisição de bens materiais pode até ajudar, mas não resolvem problemas de ordem emocional. Bjs

      Excluir
  2. E a copa, como gringo ta vendo? Ou acompanhando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da vitória da Suíça contra o equador, os suíços ficaram bem animadinhos, rs...

      Excluir
  3. Mania de Brasileira é falar mal do Brasil. E isso tem se tornado muito evidente agora. Não vou mentir que meu objetivo de vida é sair daqui, mas tenha plena consciência da saudade que vou sentir desse lugar. Simplesmente smar e viver no Brasil tem se tornado muito complicado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paula, minha família e os meus melhores amigos estão ai e eu sei que a vida não está fácil, mas ai a ficar sempre reclamando e menosprezado o Brasil não leva a nada.
      Eu adoro o Brasil, mas isso não que dizer que concordo com tudo que vem sendo realizado pelo governo, nem com o jeitinho brasileiro, que também é uma forma de corrupção! E mais triste é ver os vândalos acabando com o patrimônio público e privado nas manifestações. Nada justifica isso. Ou seja, nem se manifestar com dignidade o povo aprendeu!

      Excluir
  4. Eu to com sdd de vc e o Brasil tb.
    Volta logooooooo

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandra! Tudo bem?

    Adorei seu post. Compartilho da mesma opinião. Muitas pessoas parecem confundir o fato de que outros países são mais bem organizados com passar a odiarem suas próprias origens.
    Tenho um amigo que odiava tanto isso aqui, que ficou insuportável e ele emigrou para o Canadá. Agora, passa boa parte do tempo lendo notícias sobre o Brasil e comentando com desprezo sobre o nosso lugar no Facebook. Parece que ele precisa ficar reafirmando pra si e pra todos como aqui nada presta e que ele fez a melhor escolha. Uma chatice.
    Eu tenho muita vontade de morar fora, talvez até de vez, mas, por mais que eu saiba dos grandes problemas do Brasil, creio que falar mal de onde viemos é falar mal de nós mesmos.
    Beijos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho o Ó quem vive desprezando a sua pátria. E ficar SÓ postando coisas negativas sobre o Brasil no FB e dando um "parecer" só porque mora fora tb uma de uma chatice e falta de noção sem tamanho. Mas, enfim, a rede é livre, cada um gasta o tempo lá como quer, nem que seja sendo um chato, rs.. Bjs

      Excluir
  6. Nossa escrevi hoje mesmo um post sobre o Brasil que tá na moda! :D

    ResponderExcluir
  7. Sempre acho feio quem nega suas raízes. #fato
    A gente tem q ter orgulho do que é e de onde vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho muito feio Madi! Não tenho orgulho de tudo o que acontece no Brasil, mas não gosto de ficar SÓ criticando o país!

      Excluir
  8. E as pessoas que mudam de nome, classe social e começam a querer se mostrar pros outros? E vamos deixar bem claro, não vou dizer que subiram na vida porque nesse caso escalaram usando o marido como montanha rsrs

    ResponderExcluir
  9. Mas voltando ao assunto, aqui na Noruega também está cheio de coisas do Brasil vendendo. Legal! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eu vi muitos produtos também. O clima está bem legal e o tempo tem contribuído para a atmosfera bacana :-)

      Excluir
  10. Essa mania de meter o pau no Brasil e achar que fora de la e tudo flores e muito irritante mesmo. Sabe que esses dias tenho ate evitado entrar no Facebook, nao tenho paciencia pra esse povo nao. Apesar de todos os problemas que nosso pais tem, ele tem muitas coisas boas e e muito feio ficar falando mal dele pra todo mundo como se o resto do mundo fosse perfeito e nao tivesse problemas tambem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FB é a rede da discórdia, rs... cancelei o feed de notícias de algumas pessoas porque estava cansada das postagens deles por lá, ZZzzzzzzzzzzzzzz, rs.. Bjs

      Excluir
  11. Gente que se deslumbra por morar fora do Brasil nem merece destaque. Conheci gente assim no Japão e na Inglaterra. Mas tb tem o outro lado. Brasileiro faz muita merda fora do Brasil, sempre querem dar um jeitinho pras coisas e muitos não respeitam as regras de outros países, as diferenças culturais. Somos, por natureza, um povo bem livre e aqui as coisas funcionam da forma como todos bem entendem. E regras foram feitas para serem seguidas e isso é bem complicado dos brasileiros aceitarem lá fora. Acham que ferem seus "direitos". Sempre tive orgulho do Brasil morando fora, mas sinto vergonha às vezes tb.

    K!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem os dois lados... tem aqueles que fazem muita besteira também e reclamam quando tem que seguir regras. Mesmo com todo o descontentamento que eu as vezes sinto em relação ao Brasil, não me sinto bem "metendo o pau" no meu país. Bjs

      Excluir
  12. Sandra vc tirou as palavras de minha boca.... eu penso exatamente assim dos deslumbrados que saem falando mal do país que nasceu e foi criado, e alguns pra piorar ficam fazendo essa comparacao em blogues, aff.
    Da ultima vez que estive no Brasil fiquei passada com o quanto estamos atualizados em tudo e sobre tudo, lá tudo tem, entretando não tem o basico täo necessário para desenvolver o país que é saúde e educacäo.
    Por aqui tbm está igual... o Brasil está no foco e só tenho feedbacks positivos.
    Grande bjo Sandroca e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, comparar eu até comparo, mas não fico me deslumbrando a toa, rs... Sim, o Brasil tem de tudo, mas infelizmente nem todos conseguem usufruir disso, pois os preços de algumas coisas estâo nas alturas!
      Espero que a Copa traga um retorno positivo para o país. Bjs

      Excluir
  13. Hallo Sandra,
    du scheinst ja wirklich viel herum zu kommen! Selbst in Königsberg, Bayern, warst du schon! Und ich war noch nicht einmal in Brasilien! Halt, doch, mit dem Finger auf der Landkarte... ;-)
    Kennst du die Rosenmesse in Königsberg? Diese Veranstaltung hätte dich sicherlich begeistert! Am letzten Wochenende hat sie stattgefunden - und ich war zusammen mit meiner Frau über fünf Stunden dort. Sie findet auf dem Schlossberg statt - und zudem haben noch einige wunderbare private Gärten geöffnet! Sehen wir uns im nächsten Jahr also in Königsberg?
    Abends, beim Spiel Deutschland - Ghana war ich in der Altstadt von Bamberg, das du dann sicherlich auch kennst!
    Liebe Grüße aus Deutschland in die Schweiz,
    Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leider ich kenne nicht Bamberg! Ich weiss nicht wann ich wieder nach Königsberg fahren:-). Es ist zu weit für mich... Man schauen.
      Drücken die Daumen für Brasilien am Samstag. Wir werden gegen Chile zu spielen :-).
      Liebe Grüsse und schöne Woche!

      Excluir
  14. Sandra,
    li seu post agora e concordo muito com você, acho também que os brasileiros denigrem mais o Brasil do que os estrangeiros, veja pela COPA, os comentários negativos a maior parte vem de nós mesmos (Brasileiros).
    Aqui também encontro muitas coisas com a bandeirinha do Brasil, mas acho que é febre apenas da época, já que some tudo... rs
    Flor boa semana e beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana, agora com a Copa, todo mundo decidou protestar contra o Brasil. Eu não sou contra protestos, mas isso deveria ter sido feito NO INÍCIO, logo que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa e não agora, tão em cima... enfim, vamos ver o que virá a seguir... Bjs

      Excluir
  15. Oi Sandrinha!
    Excelente post. você escreveu tudo o que passa pela minha cabeça a respeito desse assunto. Olha, no meu facebook, eu tenho alguns colegas que moram fora do Brasil e o que eles mais andam fazendo nessa época de copa é meter o pau no Brasil. Chego a pensar que é por maldade mesmo, não só por serem revoltados. Teve uma que diz ser um ser apatriado. Eu detesto ler os comentários. Poxa, eu não entendo como alguns pessoas conseguem nutrir tantos sentimentos negativos pelo país que os criou. Eu não fecho os olhos pros problemas que temos, mas nenhum deles me faz esquecer as minhas origens. Eu amo voltar em Fortaleza, mesmo sabendo que a cidade está na lista das mais perigosas no mundo. Mas foi lá que nasci, lá vivem as pessoas que mais amo e foi que passei os momentos mais felizes da minha vida. Por que esquecer de tudo isso só pelo fato de ter outra vida em outro país?! E quer saber, quero mesmo é que meu país ganhe essa copa!!! Eu estou na torcida! E tô sempre postando pra quem é do contra: vai brasil!!!! hehehe
    beijão
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, adorei o que vc escreveu a respeito, principalmente pelo fato da maioria das nossas memórias afetivas, estarem no nosso país de origem. Realmente, não dá pra esquecer disso, só porque estamos morando em outro lugar.
      Eu também torço pelo Brasil porque é lá que mora a minha história. Uma vaia para os chatos plantão: uuuuuuuuuuuuuu, rs...
      Bjs

      Excluir
  16. Sandra, sempre leio seus posts, embora nem sempre comento.
    Eu gostei muito do seu post. Sou psicologa e estou fazendo doutorado na Europa e neste caminho tb enxergou as coisas pela maneira que falou.
    Seu post é importante para nós! Eu fico feliz de ler coisas assim, de ver gente assim como vc. Obrigada por partilhar suas experiências e idéias tão nobres conosco.
    Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pelo comentário. Eu também estudei Psicologia no Brasil, mas por enquanto dei um tempo na continuação dos estudos dela por aqui. Te desejo muito sucesso na profissão!
      Morando aqui a gente começa a enxergar as coisas de uma outra ótica. Eu espero nunca esquecer de onde eu vim! Um grande abraço!

      Excluir
  17. Verdades sobre o Brasil.

    Que encontro o rumo pois tem tudo para ser uma grande potência.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também torço para que isso aconteça! Quero poder viver para ver isso acontecer! Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...