13.5.14

Tempo de morangos

Uma das frutas que mais representa a primavera-verão aqui na Suíça, é o morango. Junto com ele vem também outras frutas vermelhas como por exemplo, a framboesa e a cereja, que eu, juntamente com o morango, adoro!

Morangos à venda na cidade alemã de Gengenbach

Os morangos costumam a chegar aos supermercados no começo de março. Já escrevi neste post aqui o quanto pode ser frustante provar destes morangos, já que eles, por serem colhidos bem cedo, costumam amadurecer fora do pé, e estão muitas vezes, azedos!

Bom, mas se você, assim como eu, não consegue resistir a uma caixinha suculenta de morangos, mesmo que você saiba que a maioria dos morangos vão estar azedos, que tal transformá-los em uma deliciosa sobremesa? Agora é a época ideal para tentar receitas que levam morangos.

Os morangos mais azedinhos, aqueles que chegam no início da estação (e que também são os mais baratos), geralmente vem da Espanha ou da Itália e são ideais. Com a mistura do açúcar e do leite condensado, que são os ingredientes da maioria das sobremesas, o sabor fica bem equilibrado, disfarçando o azedo dos morangos.

Já fiz duas sobremesas diferentes com morangos e vou dividir a receita aqui. As duas ficaram bem saborosas e são bem fáceis de fazer.

Quem fizer, me convide pra comer :-).


Pavê de morango

Ingredientes

1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha
480 g de morango
1/3 de xícara (chá) de açúcar (60 g)
1 caixa de biscoito champanhe com açúcar fino (180 g)
80 g de morango (para decorar)



Decorei com suspiros e polvilhei coco ralado para dar uma "graça"

Modo de preparo

Na batedeira, bata o creme de leite com a essência de baunilha até obter picos firmes (aproximadamente 2 minutos). Reserve. Numa tigela média, amasse o morango com um garfo. Junte o açúcar e misture bem. Reserve. Quebre grosseiramente os biscoitos. No fundo de uma taça ou de um refratário, faça uma camada com metade dos biscoitos.

Cubra com metade do morango reservado e, por cima, espalhe metade do creme batido reservado. Continue alternando as camadas finalizando com uma camada de creme. Decore com os morangos toda a superfície. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até firmar (cerca de 4 horas). Sirva bem gelado.



Pavê de morango com beijinho

Ingredientes
Biscoito champanhe
leite ou leite coco para umedecer os biscoitos
400 g de morangos lavados secos e picados

5 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite




Modo de preparo

Prepare a geleia: em uma panela, coloque os morangos, o açúcar e misture bem.
Leve ao fogo brando, sem mexer, e deixe cozinhar até dar ponto de geléia (até os morangos ficarem bem pequenos).
Reserve.
Prepare o beijinho: em uma panela, misture o leite condensado, o coco ralado e a manteiga.
Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. 

Desligue o fogo e misture o creme de leite.
Em um refratário ou em taças individuais, alterne camadas de biscoitos umedecidos no leite ou leite de coco, camadas de geleia e de beijinho.
Leve para gelar e na hora de servir, decore com morangos frescos.

Dica: os morangos só devem ser lavados alguns minutos antes do consumo ou utilização em receitas.



19 comentários:

  1. Hum que ótima ideia para uma sobremesa de domingo. Parece estar delicioso, Sandra.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Eu não como morangos desde que voltei ao Brasil, em agosto do ano passado, e morango é tipo a coisa que eu mais amo no mundo no momento. Chorei com seu post, haha

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu jeito Amélia de ser... parece estar uma delícia! Eu adoroooo morangos...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai, eu adoro pave!!! Vou sair da dieta no fim de semana :-) thanks por dividir com a gente essa delicia!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca por frutas vermelhas,quase todas, a única q não curto é melancia...

    ResponderExcluir
  7. Nossa sou fa de morango...
    Como uma caixa igual pipoca...

    ResponderExcluir
  8. Eu amo morango, uma das minhas frutas preferidas e olha essas suas receitas me inspiraram a fazer alguma coisa diferente no fim de semana, vamos ver se da certo...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ahhh morangos! Nunca tinha visto morangos tão grandes, suculentos e saborosos como na europa, aqui no Brasil não tem nada parecido. E as outras frutas vermelhas, como cereja fresca, que coisa boa poder comprar isso em qualquer supermercado. Bom apetite!

    ResponderExcluir
  10. Amei as receitas! Adoro esse tempo dos morangos! Provavelmente farei geleia de morango para os convidados do casamento e não vejo a hora de ir em um campo de morango comprar!!!
    Sandrinha, aproveito pra perguntar, se voc~e pode me passar uma receita de um bolo simples, fofinho, pode ser de laranja, ou o que vc tiver. Quando vejo tuas fotos de bolo no instagram só falto morrer de desejos. Tô enjoada dos bolos confeitados e preciso mto um dia desses fazer um bolo fofo pra tomar com café!!! Não estou acertando em nada, porque sempre fiz bolo com farinha com fermento e aqui não tem. Tentei duas vezes fazer com o fermento daqui e os bolos solaram. Me passa por favor?!
    Depois venho aqui ver sua resposta!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vou passar umas receitas de uns bolos pra você sim. São receitas que super funcionam comigo e espero que com você funcione também :-). Me passe o seu email que eu te mando a receita, com o "pulo do gato" para o bolo não solar, rs... Não publicarei o comentário com o seu email pode ficar tranquila. Bjss

      Excluir
    2. Ou se você preferir, me mande o seu contato através do email do blog: fondueechocolate@gmail.com

      Excluir
  11. Amei as receitas Sandra!!! Essa semana ja vou fazer alguma :)
    Quanto aos cremes de leite...voce usa os nossos dbrasil ou ja encontrou algum produto substituto por aqui?

    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah! Que bom que você gostou das receitas :-).
      Eu uso os cremes de leite daqui mesmo. Normalmente compro o Valflora 35% Fett do Migros e funciona para receitas de pavês, molhos e etc... Para mousse eu costumo usar o Doppel Rahm que vende no COOP porque é mais consistente. Bjs!

      Excluir
    2. Nossa que otimo!! Muuuito obrigada pelas dicas!
      Eu ja tinha comprado alguns pra testar mas sempre ficava ruim porque eu comprava errado

      No caso do strogonoff, qual voce acha que fica melhor?

      Excluir
    3. Strogonoff eu sempre faço usando o creme de leite do Migros mesmo, é só você ir controlando e não colocar toda a quantidade senão o molho acaba ficando líquido, já que o creme daqui é menos cremoso. Esse creme de leite eu uso pra quase tudo, mas ele nâo funciona, por exemplo, para mousses.
      Pra fazer mousses, sugiro que você misture metade de uma caixinha do creme de leite normal com o Doppel Rahm e bata um pouco. A embalagem do Doppel Rahm é menor, então se você bater ele e o creme de leite normal, dá pra ter um bom resultado. Bjs

      Excluir
  12. Yummiiiiii!
    Eu sou brasileira, moro em Israel e amooooo a Suíça... já fomos algumas vezes e as duas luas de mel, fomos também na belíssima Suíça.
    Delícia de suspiros com morango, amoooo!
    Venha conhecer meu humilde blog: blog.israelcompras.com... mostro tb um pouco de Israel e as comidinhas que consigo fazer aqui, com os ingredientes locais.
    Bjks
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Sandrinha!
    Você e a Dona Bah só deixando a gente com vontade, né? Eu não sou muito prendada na cozinha, mas de vez em quando sai algumas gororobas gostosas. Mas assim que puder farei essa delícia aí, viu?
    Por aqui também é tempo das frutas vermelhas e eu simplesmente amo. O morango na Suécia é um dos melhores que eu já comi em toda a minha vida. São tão suculentos e doces que é até difícil de acreditar que existam morangos assim.
    Uma coisa que eu adoro fazer é misturar framboesas, mirtilos, amoras, morangos e colocar por cima gotas de chocolate meio-amargo. Aí eu levo por alguns minutos no forno, somente para que o chocolate derreta. É uma sobremesa deliciosa para quer um docinho e tem preguiça de fazer. :-)
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...