7.5.14

Genebra

A cidade de Genebra fica na parte francesa da Suíça e é a maior cidade deste lado do país. É uma cidade muito internacional e também uma das mais caras para se morar na Suíça.


Eu sempre gostei muito da parte francesa da Suíça, mas das duas vezes em que estive em Genebra, ou Genf, para quem mora na parte alemã, me decepcionei um pouco, não com a cidade em si, que por sinal é linda, mas com o atendimento em geral das pessoas de lá. Pode ter sido somente "azar" da minha parte, mas sei lá, fiquei com uma impressão não muito boa de lá neste sentido.


Enfim, feita esta introdução, vale dizer que a cidade é muito charmosa. A promenade que circunda o lago de Genebra, além de muito bonita, é rodeada por hotéis luxuosíssimos.


Uma história trágica também marca o lago de Genebra. Foi às margens desse lago, que  em 10 de setembro de 1898, o lunático italiano Luigi Lucheni assassinou a imperatriz Sissi da Aústria.



Placa em lembrança ao assassinato de Sissi e o trenzinho turístico que contorna o lago de Genebra

Basta que o sol brilhe um pouquinho mais, que já é o suficiente para
as pessoas irem para a beira do lago aproveitar o dia.

É também em Genebra que começa a história dos famosos relógios suíços. E, estando lá, por onde quer que você ande você verá referências aos relógios de luxo. As lojas e os painéis com as propagandas das marcas Patek Phillipe, Rolex, Tissot, Raymond Weil e etc... estão por toda parte.


Embora o lago de Genebra seja a principal atração da cidade, o centro antigo também é muito bonito e é sempre uma descoberta caminhar pelas ruas da cidade antiga e aprender um pouco mais de como se deu a formação da cidade.



A prefeitura de Genebra existe desde o século 16 e ela serviu como base para a fundação da Cruz Vermelha, que foi criada na Suíça em 1855.



A praça das armas na prefeitura de Genf. O canhão de ferro data de 1683

A catedral, "Cathédrale St.Pierre", é também um ponto importante da cidade. Originalmente ela foi construída para ser um templo católico, porém com a reforma religiosa, desde 1535 ela é a principal igreja protestante de Genebra. A catedral também tem uma função cívica pois lá são realizadas as tomadas de posse do governo cantonal.


 
Genebra também abriga a sede da ONU na Europa. Como fomos em um domingo, o prédio estava fechado para a visitação.


A cadeira com uma perna "amputada", é uma escultura que fica em frente ao prédio da ONU. Ela foi criada para chamar a atenção dos países para que firmem o tratado de proibição de minas humanas.

 
O tratado também visa que as nações cumpram com o compromisso de ajudar a desminar os territórios com minas terrestres. 



Eu tenho muita vontade de fazer um tour guiado pela ONU, então qualquer dia volto de novo a Genebra. E, de quebra, quem sabe assim tenho uma outra impressão dos suíços-franceses :-).

19 comentários:

  1. Acho que nem preciso dizer porque você me deixa com tanta vontade de conhecer a Suíça, né?
    Sempre fico aqui babando com os lugares que você posta. ;-)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você venha conhecerr Vânia. Vou torcer, Bjss

      Excluir
  2. Nossa, eu morava fácil nesse lugar. E esse céu azul deixou tudo mais lindo. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito né!? A Suíça, com céu azul, vira outro país, rs.. Bjs

      Excluir
  3. Olá Sandra,
    Linda Genebra!!!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Genebra e lindo mesmo, essa catedral e magnifica, so falando assim...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, ainda estou para descobrir um lugar "feio" na Suíça, rs.. Bjs

      Excluir
  5. Acho muito doido um pais com duas línguas... lembro de uma miss suíça que foi vaiada pq só falava francês...

    O hino da suíça é em alemão? Frances? Ou só instrumental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, a Suíça tem 4 idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e o reto-romanche. O hino é cantado nos 4 idiomais oficiais, cada cantão de acordo com o seu idioma. Abs!!

      Excluir
    2. Esse dois últimos se caísse no show do milhão eu perderia... :)

      Excluir
  6. Você fica aí só me confundindo a cabeça... rsrsrsr
    mas já estou definida!!!! rs
    Muito linda!!!!!!
    beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!! Pena que a gente nâo tem tempo para ver tudo né, rs.. Bjs

      Excluir
  7. Não cheguei a ter essa imagem dos suiços-franceses, mas meu marido odiou a cidade e eu fiquei meio decepcionada pois achamos tudo tão triste, quase ninguém nas ruas... O centro histórico é bem bonitinho, mas tinhamos a impressão de sermos os únicos visitantes e tudo fechado, no final de semana tive a impressão de estar em uma cidade fantasma. Ah, e tudo caro!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suíça é outro país quando o sol brilha, rs.... estas fotos foram feitas na primavera, então, um dia de sol depois do inverno. No inverno sim, as cidades ficam vazias!

      Excluir
  8. Ai que saudades já estou dessas paisagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara! Que bom "ver" vc aqui! Já já farei contato :-). Bjs

      Excluir
  9. Eu passei apenas uma noite em Genebra, e foi apenas uma noite, então não consegui ver essas belezas... Fui na ida e na volta e em ambas as oportunidades, não consegui ver nem a cadeira, nem esse tempo maravilhoso e nem a fonte... :( Mas valeu demais o passeio. É realmente LINDA a cidade.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu citei acima, quando o sol brilha na Suíça, tudo muda, rs...
      Genebra é lindíssima, mas fica um pouco longe de onde eu moro, então escolho sempre visitar quando sei que o dia estará bonito. Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...