4.4.14

O Brasil no Shopping Glatt

Por causa da Copa, o Brasil está sendo mesmo o tema do momento. Aqui na Suíça conheci desde pessoas que tinham um autêntico interesse pelo Brasil e conheciam muito mais do que o samba e o futebol,  a àqueles que tinham aquela visão estereotipada do país, que todos nós sabemos qual é.

Fato é, que não dá para deixar de falar do Brasil, principalmente no exterior, sem tocar no tema da exuberância da nossa fauna, do futebol, do Lula (se fala mais nele do que na Dilma) e, infelizmente, da criminalidade e da violência.


Bom, voltando ao shopping... O Shopping Glatt, que fica em Wallisellen no cantão de Zurique, resolveu entrar na vibe da Copa do Mundo e criou um espaço temático por lá, com muito verde e amarelo em homenagem ao Brasil.


Na verdade o espaço foi pensando no Rio de Janeiro, pois ele traz uma estátua do Cristo, além do aviso na página do shopping na internet advertindo para "aproveitarmos a atmosfera especial do Rio de Janeiro e a alegria que dá estando entre o Pão de Açúcar e o Corcovado".


O fusquinha homenageando o Brasil. Dentro dele são depositados
cupons para concorrer a uma viagem ao Brasil, bolas, camisetas e etc...


O Glatt é um dos maiores, senão o maior shopping de Zurique. Depois de alguns aninhos morando aqui eu até acho o Glatt grande também, rs... porque por aqui nunca vi nenhum mega-shopping, desses que estamos acostumados a ter no Brasil, então o Glatt tá de bom tamanho pra mim também. Para os suíços, o Glatt é sim, um mega shopping :-). As pessoas aqui estão mais familiarizadas com o comércio de rua, então o conceito de shopping é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Relógio da Swatch em homenagem a Copa: 75 francos


Por quase todos os angulos só se vê verde e amarelo no Shopping Glatt

Só sei que lá no Glatt, eu aproveitei pra matar a saudade de uma comidinha brasileira! Fui de moqueca de camarão, que veio acompanhada de arroz. A couve a menina colocou de chorinho. Tomei também um suquinho de graviola e fiquei toda feliz!



Eu, sinceramente, torço muito para que a Copa não seja um mico, um fiasco.


Porque é muito difícil ouvir um estrangeiro falar mal do Brasil. Mas triste é mesmo saber que, na maioria das vezes, as críticas têm fundamento...

Que ódio desses governantes que deixaram a criminalidade e a violência tomarem conta do país. Será que um dia isso vai melhorar?

30 comentários:

  1. Vai ser nao... do jeito do brasil, no jeitinho vai dar certo.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda! To boba. Parece que ficou muito bem feito e vc ainda encontrou suco de graviola. Wow.
    Deu pra matar a saudades, né??

    Olha, fiquei feliz com a ideia do post sobre acessibilidade na Suíça. Tenho certeza que é praticamente impecável. Será que vc conseguiria fotografar um banheiro público para cadeirantes? Sempre tenho curiosidade quanto a isso.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu pra matar um pouco a saudade sim :-). Deixa eu ter a oportunidade que vou tentar fazer uma foto pra você sim. Bjs

      Excluir
  3. Eles capricharam na decoracao :-) Quando eu vejo algo do Brasil assim, me da uma saudade... mas ai volto a realidade, nao me vejo mais la. Vamos sonhar com um pais melhor. Fica bem xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não me vejo, pelo menos nos próximos anos, voltando a viver no Brasil. Saudade de algumas coisas eu tenho sim, mas ultimamente tenho estado bem desgostosa com os rumos que o país vem tomando. Bjs

      Excluir
  4. Adorei essa replica da estatua do Cristo, tem ate a escadaria...rs..muito legal. Eu tambem to na mesma torcida que voce, que essa copa nao seja um fiasco e o Brasil nao pague mico na comunidade internacional. Apesar das belezas, eu fico triste com essa explosao de violencia e criminalidade e a inercia do governo de resolver o problema ou pelo menos fazer alguma coisa pra melhorar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a Copa não nos envergonhe. Tento tanta raiva destes políticos... e do povo que não aprende a votar! Bjs

      Excluir
  5. Em relacäo a melhorar eu tenho esperanca, porém acho que ainda vai melhorar muito tempo, e quando eu vejo coisas sobre o Brasil em qualquer lugar do exterior eu me emociono torco pra que um dia essa porcaria de corrupcao e violencia acabe.
    Achei a decoracão do shoppinho( os daqui tm säo inhos ) super bonitinha e criativa, agora o jeito é rezar pra que essa copa não seja uma catastrofe o aeroporto de guarulhos estava com as obras a mil em Janeiro mas será que mesmo correndo vai dar tempo? Vamos torcer :)
    Grande bjo pra vc queridona, fica com Deus :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles capricharam mesmo na decoração Renata. Achei legal!
      Nem sei mais se dá pra ter esperança no Brasil... triste pensar assim, mas as notícias me levam a crer que as coisas só pioram. Infelizmente. Bjs

      Excluir
  6. Eu não tenho mais esperanças,q horror,parece q cada vez fica pior...a Copa,algo me diz,vai ser um fiasco e muitos turistas serão assaltados,assassinados se nossos governantes não tomarem medidas muito austeras de segurança nas cidades que receberão jogos,fora as manifestações violentas que certamente acontecerão...#medaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste isso né Madi :-(. Lembro que quando houve os jogos Panamericanos no Rio, foi tudo "perfeito". Na época tinha contato de trabalho lá e conversando com as pessoas, elas disseram que estava super seguro andar pelas ruas, tudo organizado e etc.... espero mesmo que deem um jeito, senão a Copa vai ser um fiasco. Bjs

      Excluir
  7. Bacana a decoração do shopping, adorei o fusca-urna de sorteio hehehe
    realmente, aqui o conceito de shopping é outro, só temos malls gigantes e cada vez maiores, na europa até se encontra isso, mas sempre um pouco mais afastados da cidade, pois o comercio de rua é muito forte e não sofre com a violência que temos nos comércios de rua aqui (se bem que até os shopping são assaltados...)
    Eu já não tenho mais esperanças de melhorias, pelo menos pra quando eu estiver viva, e isso me motiva a caso eu tenha filhos, não tê-los no Brasil. Apesar de todas as merdas que tem aqui, espero mesmo que a Copa aconteca tranquila, na medida do possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziella, eu já me acostumei a fazer compras no comércio de rua e gosto. Shopping, só vou mesmo em último caso,rs.
      Eu nem vou torcer tanto para que o Brasil seja campeão desta Copa, como para que tudo ocorra tranquilamente , rs... Bjs

      Excluir
  8. Caramba Sandra, eles capricharam mesmo no visual, amei o fusquinha, o chão...rs..e o Cristão então...ficou o máximo!!
    Também me da muita tristeza tanta falta de ética e respeito, e infelizmente não estou conseguindo ver a tal da luz no fim do túnel brasileiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei a decor o máximo, me surpreendi! Sim, está cada dia mais difícil enxergar essa luz... infelizmente. Bjs

      Excluir
  9. Adorei a decoração do shopping Sandrinha. Por aqui as coisas continuam brandas. Apenas algumas camisetas numa loja ali outra acolá, mas nada de diferente.
    Tenho de concordar com você, é triste a gente ver que mesmo para um grande evento como a Copa, nada está sendo feito com relação à violência e criminalidade. Eu que estive em janeiro em SP, percebi que as coisas estão piores que antes. Quase fui assaltada dentro de uma igreja. Um absurdo! Mas saiba que tem gente por aí que acha que brasileiro reclama o tempo todo da violência. E não é com razão?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus Vânia, ser quase assaltada em uma igreja é o fim da picada. Nâo respeitam mais nada mesmo. Eu queria ser mais otimista, mas não estou conseguindo... pelo menos enquanto a mesma corja política estiver no poder. Triste! Bjs

      Excluir
  10. Oi Sandra!!!!
    estou de volta... e OBRIGADA pelo carinho seu lá no blog, mesmo... e bom ser bem recebida!!
    Menina mais que máximo este shopping, nossa ficaria tão feliz de ver isso aqui na Alemanha, por mais que estão detonando a copa (e geralmente os brasileiros que fazem mais isso) penso como você, torço para que dê tudo certo.
    É Sandra pra quem conhece o lado de ça, realmente fica bem mais crítico em relação a violência no Brasil, mas sabe o que me assustou nessas férias, foi perceber que lá no Brasil eles não se importam muito, como se estivessem acostumados, ou seja, faz parte da rotina deles... estranho né?!
    Bom então estou de volta e passarei por aqui sempre...
    beijokasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho engraçado os brasileiros.... primeiro ficaram super felizes do Brasil sediar a Copa. Agora, com a Copa na porta, começam a protestar. Isso teria que ter sido feito no início, ai sim, daria tempo de passar a bola para outro país. Agora é torcer pra dar certo, poxa vida!!
      Sim, as pessoas acabam se acostumando com a violência e vivem em estado de alerta. Ninguém mais consegue relaxar... isso é brutal. Bjs

      Excluir
  11. Hey, da hast du dich ja (fast) wie zu Hause gefühlt!!! ;-)
    Wenn du schon nicht in Brasilien bist, kommt Brasilien zu dir in die Schweiz, liebe Sandra!

    Hast du denn die Möglichkeit, zur Fußballweltmeisterschaft in dein Heimatland zu fliegen???

    Schade, dass Brasilien in diesem Jahr nicht Weltmeister wird... ;-))
    Dir (trotzdem) eine schöne Woche,
    Gruß Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hallo Uwe. Ich werde nach Brasilien nur nach der Fussballweltmeisterschaft zu gehen. Ich denke, Brasilien wird sehr voll in dieser Saison sein und ich will mich ausruhen, hehehehe.
      Ich glaube auch, dass Brasilien nicht Weltmeister sein wird. Vielleicht Deutschland? :-). Man schauen. Auch dir eine ganz schöne Woche :-). LG

      Excluir
  12. Puxa, com direito a Cristo Redentor e comida brasileira?!?!?! Que beleza. Bom, aqui pelos meus lados não vi nada tão expressivo assim em relação à Copa no Brasil. Aliás, falam sim, só sobre os atrasos dos estádios, das mortes dos que despencam trabalhando e da violência. O Brasil só vai mudar quando o povo mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um stand vendendo comida brasileira: coxinha, risoles, brigadeiros, mousse de maracujá, açai e etc... uma perdição, rs... Pois é... tantos acidentes, alguns fatais. O Brasil tem que melhorar muito! Bjs

      Excluir
  13. Que delícia ver o nosso Bananão aí na Suíça! E em Zurique é onde se concentra muitos brasileiros, não? Quando eu fui, vi um monte rsss
    Por acaso as araras são por causa do filme Rio? Pq antigamente os tucanos eram referência do Brasil.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Zurique tem muiiiitos brasileiros. Pode ser que as araras sejam por causa do filme sim, mas não tenho certeza. Bjs

      Excluir
  14. Ih Sandrinha, acho que ainda precisamos de muitas gerações e muita educação pra melhorar as coisas por aqui. Estamos caminhando a passos de tartaruga, mas estamos caminhando.
    Que decoração bacana desse shopping! Lindas as "aves" voando, a bandeira pendurada! Conta pra mim, rolou um tiquinho de orgulho no seu coração verde e amarelo?
    Porque a despeito de tudo que temos de ruim no Brasil, sobra um bocado de coisas lindas :)
    Beijos querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, um orgulho sempre rola né?! Adoro quando vejo o Brasil bem na fita por aqui. Tem muito suíço que gosta do Brasil, mas tem muita gente com medo de turistar pelo país, isso porque as notícias sobre a violência, a criminalidade e os preços galopantes também chegam aqui. Uma repórter chegou a escrever que a moeda do Brasil deveria se chamar SUR real, hahaha, por causa dos preços absurdos praticados, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro. Vou torcer muito para que a Copa seja um sucesso! Bjss

      Excluir
  15. oxe que massa, sabia não que o Glatt tava assim! adorei :)

    ResponderExcluir
  16. Lindo o seu post. Gosto da maneira que você escreve, com suavidade. Eu muito triste você saber que todo esse esplendor em relação ao Brasil, não passa de fantasia em verde e amarelo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...