12.3.14

Riquewihr e Ribeauvillé: na rota do vinho da Alsácia

Eu não sou a melhor pessoa para escrever sobre viagens, mas fiquei com muita vontade de escrever sobre essas duas cidadezinhas, que fazem parte da rota do vinho na Alsácia, que visitamos no domingo. Acho que são os ares da primavera me inspirando a escrever, rs...

De vez em quando viajamos, fazemos alguns passeios legais e outros nem tanto, rs..., mas não é sempre que tenho paciência ou vontade de escrever sobre isso, apesar de gostar de ler sobre viagens, principalmente nos blogs que não são SÓ sobre viagens, rs.... Aliás, tenho pavor de blogs muito glamourosos, que só mostram viagens, festas, diversão, marcas, ou seja, quase uma revista Caras, prontofalei!! Claro que viajar e conhecer lugares é uma parte boa da vida. Não vou negar.

Torre na cidade de Riquewihr
Bom, chega de enrolação: as cidadezinhas de Riquewihr e Ribeauvillé (ambas ficam somente a 10 minutos de distância de carro uma da outra), fazem parte da rota do vinho na Alsácia. Essa é a rota do vinho mais antiga da França.

Desta vez nós fizemos só um pequeno passeio de um dia, já que para visitar toda a rota do vinho seriam necessários alguns dias, pois a rota compreende as cidades de Colmar, Turkheim, Riquewihr, Ribeauvillé, Selestat, Obernai, Equisheim e Estrasburgo. Em outras ocasiões já tinhamos conhecido Estrasburgo, Equisheim e Colmar e TODAS essas cidades são lindas!

As ruas medievais de Riquewihr

A região da Alsácia fica na França e está situada ao longo do Rio Reno. Faz fronteira com a Suíça e a Alemanha. No passado a região da Alsácia esteve sobre domínio alemão e foi motivo de disputas.



Hoje a influência germânica está presente em toda parte, seja na arquitetura das casas aos cardápios dos restaurantes, que além de escritos em francês e alemão, oferecem pratos tanto da gastronomia francesa, como o foie grass e o Coq au vin, ao chucrute com carne de porco e spätzli, típicos da gastronomia alemã.



Nós chegamos primeiro em Riquewihr e ficamos pouco tempo por lá. A cidade é linda, mas bem pequenina, o que te dá tempo suficiente para ver tudo com calma e sem pressa.

Uma loja linda na cidade de Riquewihr

Entretanto a principal rua da cidade estava sendo reformada e em alguns acessos ficava complicado caminhar. Por causa da reforma, algumas fotos perderam um pouco o charme, rs...  mas nem isso tirou a beleza da cidade.

Ruas de Riquewihr em reforma


Já a cidade de Ribeauvillé foi realmente uma surpresa pra nós! Tanto que nós pensamos, que se caso a cidade fosse muito pequena ou desinteressante (como se isso fosse possível na Alsácia, rs..), em somente dar uma passadinha por ela e de lá seguir para Colmar.

A linda cidade de Ribeauvillé
Mas que nada, a cidade Ribeauvillé é linda e maior do Riquewihr, o que fez com que desistissimos de Colmar, que já conhecíamos, e passássemos quase todo o resto do dia por lá.


Em ambas as cidades há referências às vinicolas. As lojas de vinho, que estão por toda parte, oferecem degustação dos vinhos da região.


Os vinhos mais conhecidos da região são os brancos, como o Gewürstraminer que é doce e frutado e o Riesling que é mais seco e aromático. Eu e marido não entendemos tanto assim de vinho não,rs...  isso nos foi explicado na loja. Acabamos comprando uma garrafa de cada um.



Mas mesmo que você não tenha interesse nenhum em vinhos, as cidadezinhas da Alsácia, são um dos lugares mais bonitos para se visitar na França. As contruções são cheias de detalhes e as decorações das lojas e das janelas são tão lindas, que é impossível não parar para dar uma olhadinha.




Além de tudo, é uma oportunidade para provar a culinária local, observar a arquitetura e provar os doces da região, como o Kougelhopf, que é um bolo bem leve de amêndoas e passas e é muito conhecido na Alsácia.


As lindas janelinhas de Ribeauvillé


Fora isso, o tempo estava lindíssimo, o que deixa qualquer passeio mais agradável. Realmente estamos tendo um inverno muito generoso! Veremos como será a primavera...


Detalhes práticos: as cidades maiores da rota do vinho, como Colmar e Estrasburgo, possuem uma boa conexão de trens e ônibus. Já para chegar nas cidades menores, como as que visitamos, o ideal é ir de carro, pois não vi nenhuma estação de trem pelos arredores ou ônibus, que não fossem os de excursões. 

35 comentários:

  1. Amiga

    Fico encantada com suas fotos.

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  2. God,q passeio lindo,morrendo de inveja de ti...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né Madi?! Tb adorei a sua viagem ao Uruguai. Bjs

      Excluir
  3. Viagem em uma cidade que faz vinho? kd o brinde!!?!? :D

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que dia lindo, hein! Aqui também tivemos um domingo show! Sandra, eu já li um livro sobre vinhos, uvas e etc e tal mas estas coisas não ficam na minha cabeça, não! rs Só bebo um vinho se me agrada ao paladar, ou seja, tem que ser suave e mais pro adocicado! Aí eu mando ver! hahaha Até eu acho bonito quem entende, que tem adega, quem vem contar história, mas é interesse pessoal. Esta de poder degustar....hummmm muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, nós temos um amigo que conhece todas as notas de vinhos. Tb acho legal quem entende e tal, mas como não tomo vinho sempre, nunca me interessei em aprender sobre eles, rs... sou que nem você: gosto dos doces e suaves! Bjs

      Excluir
  5. Que fofas essas cidadezinhas Sandra!

    ResponderExcluir
  6. Que lugares mais charmosos! lindos lindos! adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos mesmo! Parece que você volta no tempo...

      Excluir
  7. Hum!!! Acho que reconheci uma fotinha do instagram aí :)
    Sandrinha eu iria pirar naquela lojinha fofa que você fotografou em Riquewihr!
    Muita coisa bonita nessa rota do vinho, e as fotos com o céu azul ficaram deslumbrantes. Aproveite bastante o inverno ameno!
    Suas tulipas já apareceram?
    Como o tempo passa, me lembro de ler aqui você plantando os bulbos!
    Beijo querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas fotos do insta sim, rs...
      Aquela lojinha é tudo de bom, tem cada coisa linda que só vendo. Comprei uma bonequinha!
      As tulipas já estão brotando, já dá pra ver algumas folhas. Não vejo a hora!! Bjs

      Excluir
  8. Sandra, tbm não gosto muito de blogs de viagem, mas posts como o seu, não são cansativos. Dá para sentir um pouquinho da sua felicidade com a viagem e isto faz o post ser natural, e a leitura fica leve. Adorei o lugar! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! Tenho um pouco de receio de ficar só postando de viagens, rs... pq a vida não é só isso né, rs... mas alguns lugares merecem serem mostrados porque são tão lindos. Bjs

      Excluir
  9. Lindíssimas essas cores nas casas. Vi algumas dessas janelas com corações quando fui pra Vevey e vamos combinar, vc pode fazer do seu blog uma revista Caras! Vc está no país mais LINDO que eu já visitei.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheci Vevey, quero ir lá qq dia. A Suíça é linda mesmo, tenho que concordar com você! Bjs

      Excluir
  10. own, quanto charme... bom, eu sou apaixonada por essas casinhas, nao me canso de contemplá-las...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara eu tb adoro esse estilo de casas. Nem parece que mora gente lá né, rs... parece mais casa de bonecas. Bj

      Excluir
  11. Lindas demais essas cidadezinhas! Eu tive muita sorte de ter ido de excursão, senão jamais teria visitado Riquewihr. Já vai fazer um ano que eu fui lá, ou fez sei lá, eu sei que foi em março, rs. E acho que tirei foto dessa lojinha, muito linda! Tem lá no post que fiz sobre as cinco cidades mais bonitas que já visitei, acho que é a mesma loja pela foto rs

    beijos!!

    p.s.: eu não visitei nenhuma cidade feia na Alsácia!!! Tudo lindo, parecendo conto de fadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcela, se tem uma desvantagem é essa: é meio complicado e limitado chegar lá sem carro :-(. Em Colmar ou Estrasburgo é possível alugar um ou então fazer uma excursão como você fez. Tb nunca vi nada feio na Alsácia, parece até uma pintura né?! Bjs

      Excluir
  12. Adoro estas cidades que parecem saidas de filmes de animação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo cenário de filme. Muito lindo!

      Excluir
  13. Eu também adoro ler sobre viagens em blogs alheios e sim, você traz ótimas cidades pra gente conhecer e escreve muito bem sobre elas. Eu adorei as janelas com os corações! Um fofura só! Eu tenho notado que o inverno foi bem generoso mesmo! Suas fotos estão sempre lindas e com um céu azul. Tomara que a primavera seja tão linda quanto esse inverno.
    Bom fim de semana! Super beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, também estou torcendo para a primavera ser bem bonita!
      Não é sempre que eu tenho inspiração para escrever sobre esses passeios, rs... mas gosto quando acontece :-). Obrigada pelo comentário! Bjs e bom final de semana

      Excluir
  14. ...dort war ich auch im letzten Jahr im Frühling!!! ;-)

    Dir ein schönes Wochenende, Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Immer wieder kommt ein neuer Frühling. Im Frühling fängt die Reisezeit an!
      Auch dich ein ganz schönes Wochenende und LG

      Excluir
  15. Sandra, que lugares mais aconchegantes e lindos, imagina poder comer das duas culinárias assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestas situações eu sempre opto pela culinária francesa, já que onde moro já temos bastante influência da cozinha alemã. Bjs

      Excluir
  16. Que lugares lindos. Pitorescos e adoráveis. Eu iria adorar viver numa cidadezinha assim, com casinhas nesse estilo. Tão charmoso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se viveria em uma cidade assim, rs... gosto mais de cidades grandes para viver.

      Excluir
  17. Que cidades lindinhas. Aliás, existe cidade feia na Suíça? Acho que não, né! kkkk
    Preciso me programar para ir a esse país lindo, mas antes preciso decidir qual será o primeiro cantão a ser visitado.
    E sou como você, também não curto blogs que só mostram coisas cheias de glamour. Gosto daqueles que tem uma misturinha de tudo. Lugares, paisagens, cultura, comidinhas, passeios e vida pessoal. Pra mim são os melhores e o seu é um deles. ;-)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia estas cidades, embora bem próximas a Suíça, ficam na França, na região da Alsácia.
      Eu tb gosto de blogs que tem um pouco de tudo. Acho que a mistura é que deixa tudo mais interessante! Bjs

      Excluir
  18. Ola parabens pelas fotos e pela explicaçao. Moro a anos aqui na regiao da alsace e faço muitas fotos mas nao saberia descrever o lugar tao bem como vc! bravo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...