20.3.14

Ballenberg, um museu a céu aberto

Ballenberg é um museu a céu aberto na Suíça que exibe casas, especialmente de fazendas, tradicionais e originais de quase todos os cantões da Suíça. O museu fica localizado bem perto de Brienz, no cantão de Berna.


Este post já estava até rascunhado, mas acabou se perdendo em meio a outros posts....pois então, no verão passado nós ganhamos duas entradas para visitar o museu Ballenberg e lá fomos nós conhecer como viviam as famílias rurais da Suíça, no século passado.


O museu é super interessante, porque ele te oferece uma experiência "viva" e sensorial da época em que as casas foram habitadas. Algumas casas tem mais de 400 anos!!


Um outro fato super interessante nesse museu, é que todas as casas de lá são originais. Explico: todas as casas foram transportadas tijolo por tijolo, pedra por pedra, dos seus locais originais e foram reconstruídas no espaço do Ballenberg. Tudo isso para dar ainda mais veracidade as representações das casas e da arquitetura da época.

Uma casa rural suíça
Uma equipe de engenheiros e historiadores são os responsáveis pela avaliação das casas que estão no complexo Ballenberg. Quando uma casa é ofertada ao museu, a equipe avalia a estrutura da casa, o histórico dela e das famílias que lá viviam e após essa avaliação é que as casas podem (ou não) serem desmontadas, transportadas e reconstruídas no enorme espaço verde em que fica localizado o museu.
Casa com arquitetura da parte italiana da Suíça
 A maioria das casas permite que o visitante passeie pelos seus ambientes, que foram recriados a partir do período do tempo a que pertenceram.

A sala e a mesa de jantar de uma família abastada da época


Quartos de uma casa rica da época


Se hoje o suíço tem um perfil low profile, no passado nem sempre foi assim. A ordem naquela época, pelo menos entre as famílias de fazendeiros abastadas, era ostentar para os outros vizinhos a casa cara e quão ricos eram.

Casa com um segundo andar falso. Varanda de fachada!
Uma casa, por exemplo, com um segundo andar habitável era considerada rica e cara para a época, isso porque normalmente um segundo andar era usado para guardar comida e mantimentos. Então, quem não podia ter uma casa com um andar destinado somente a varanda, fazia uma pintura, como uma porta de entrada e uma janela no andar superior da casa. Assim, vista de longe, a casa dava a impressão de possuir uma varanda. Somente vista de perto e bem observada é que se poderia perceber que o segundo andar não passava, literalmente, de uma fachada.

Outra demonstração de riqueza da época, era o fato da casa ter forno a lenha. E em quantos mais cômodos eles aparecessem, mais "bem de vida" era a família, pois as casas "humildes" eram as sem chaminé. O forno a lenha agregava valor ao camarote:-).

Casa com chaminé. A cara da riqueza!!
Forno a lenha também agregava valor ao camarote as casas

Um salão de cabeleleiro também fazia parte da rotina das senhoras da época. Uma escola rural também existia nas fazendas.


Além disso, durante a visitação, há demonstrações de como eram feitos alguns tipos de trabalho naquela época. Funcionários demonstram como era o ofício da tecelagem, da lavação de roupa, artesanato e etc... É bem interessante.



Se hoje a Suíça é uma sociedade nivelada, nem sempre foi assim. Estando em Ballenberg dá para observar a diferença entre as classes sociais, seja pelo interior ou pelo exterior das casas da época.

Uma casa e um quarto simples da época

Informações práticas:

O museu Ballenberg funciona de 12 de abril a 31 de outubro das 10:00 às 17:00 hs. As entradas custam 22 francos para adultos e 11 para crianças.

É possível fazer um tour guiado pelo museu. Informe-se sobre os grupos.

Dica minha: evite visitar o museu em dias muito quentes (como eu fiz), pois o terreno é imenso e ficar andando pra cima e pra baixo embaixo de um sol a pino, pode se tornar bem cansativo.

Mais informações estão disponíveis no site do museu em alemão, inglês, francês e italiano:

http://www.ballenberg.ch/

27 comentários:

  1. Ai Sandra, que sonho de lugar! Adorei!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Encantada! Que riqueza histórica. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei Renata! Se aprende muito estando por lá!

      Excluir
  3. Que lugar lindo, inclusive me lembrou um lugar chamado swiss cottage que conheci na Irlanda. Agora entendi o nome rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As casas são bem típicas mesmo. Um mergulho na história.

      Excluir
  4. Gente, e este post estava aí rascunhado! rs Que interessante, Sandra. As casas foram desmontadas e montadas de novo, que trabalho incrível. Olha, adorei as casas e os detalhes. Posso imaginar que viagem deve ser estando num lugar assim e vendo tudo de pertinho. E que casas, hein!?! Quantos detalhes interessantes. O detalhe as fachada pintada é bem engraçado hahaha Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rascunhei e esqueci de voltar nele para pôr as fotos, mas agora está ai, rs....
      Imagina o trabalho para reconstruir tudo isso? Mas valeu a pena. O lugar é demais!

      Excluir
  5. Olá!

    Adorei o post, as informações, as fotos e sua dica (até porque sofro com o sol!).

    Achei muito interessante esse museu e dei risada da competição entre vizinhos ostentadores até do que não têm de verdade, kkkkkkkkkkk! Ainda bem que evoluíram!

    Beijooooos!

    http://caseicomomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda bem que as pessoas evoluem,porém há sociedades que ainda é assim né?! Bj

      Excluir
  6. Puxa, Sandra, que interessante! Esse é o tipo de programa que eu faria com muito gosto. Vou guardar a dica aqui, vai que um dia aparece a oportunidade de ir à Suiça. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, sabe que antes de estar neste museu não tinha me empolgado muito não, rs... mas estando lá, você acaba gostando bastante, tem muita história e detalhes interessantes. Bjs

      Excluir
  7. Caramba Sandra, eu adoraria conhecer um lugar desses. Agora, que trabalheira,hein? Desmontar, transportar e reconstruir igualzinha? Vixie...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalheira mesmo!! Mas já que é pra fazer, que faça bem feito, rs... assim são os suíços :-)

      Excluir
  8. Que legal!! Eu adoro esse tipo de museu, acho o máximo. As casa são maravilhosas, gente, estou de boca aberta aqui! Tudo lindíssimo, por dentro e por fora. Eu já fui em dois museus assim, um em Oslo e outro em Lillehammer, e eu AMEI!! haha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, fora Roma, que é praticamente um museu a céu aberto, rs..., acho que esse foi o primeiro museu reconstruído desta forma que visitei. Achei bem interessante e acho que voltaria em algum outro. Bj

      Excluir
  9. Sandra muito interessante seu post, ano passado eu viajei pela Europa até quis conhecer a Suíça mas pela pressa não foi possível, mas este ano eu quero ir conhecer e passar nesse museu. Amo museus e nesse caso ainda é mais importante, pois meu avô materno era suíço e conhecer um pouco da história é importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, pra você que tem descendência suíça seria ainda mais interessante! Estando lá, é sem dúvida um mergulho na história e nas tradições suíças.

      Excluir
  10. Realmente essas casas antigas säo um charme mas o que eu com certeza pagaria pra ver era esse saläo de beleza, nunca tive a sorte de ver algum em nenhum dos museus que eu já fui.
    Bjokas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que para a sua profissão ver esse salão de beleza seria algo bem legal :-). Espero que vc tenha oportunidade. Bjs

      Excluir
  11. Sandra querida, obrigada pelo teu carinho!! Um ótimo fim de domingo pra você!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse museu, poxa que legal eles removerem as casas originais para um lugar mais propicio. Eu lembro que uma vez no RJ queriam remover um imovel historico dessa mesma forma e foi maior confusao, e no final nao fizeram foi nada e o casarao desmoronou, antes tivessem removido. Amei esse museu, vai ficar na memoria pra ser visitado quando eu puder ir na Suica...rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Que máximo esse lugar! Amei essas casas, lindas lindas, mesmo com essa ostentação de mostrar que eram ricos pros outros e até criar um segundo andar falso.
    Muito bacana esse lugar!

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente ADORO museus desse tipo! Dá pra vivenciar mais de perto como o povo vivia. Lindas casas as desse museu!

    beijinho

    ResponderExcluir
  15. ... avery nice place to spend some enjoyable hours, Sandra!
    Ballenberg is right in the center of Switzerland, so it wouldn't be a short trip to travel there for me!
    Maybe we wanna go to Austria end of April, but that's not sure yet...
    Have a great day, Uwe.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...